top of page
Foto do escritorDr. Rogério Palmeira

Parashat Bamidbar

Bamidbar, em direção à Terra Prometida (Bamidbar\Números 1:1-4:20)

Bamidbar (do hebraico במדבר No deserto) é a primeira Parashá do livro de mesmo nome, conhecido como Números a partir da tradução Grega( Arithmoi). 


O livro começa falando do primeiro dos dois censos ordenados por Moshé Rabeinu, no qual contam-se 603.550 homens entre 20 a 60 anos e aptos para lutar.


Bamidbar, nos remete a história da primeira geração de israelitas em direção à Terra Prometida por HaShem à Avraham e seus descendentes e renovada diversas vezes no Tanakh.  Esta geração convive com milagres, rebeliões e enfrentamento de inimigos ao longo do caminho. Devem estabelecer para si uma identidade mais ampla, não são mais um clã, mas um conjunto de 12 tribos que tem a missão de se tornar uma Nação: Am Israel.


O Nome do livro no hebraico poderia ser B’midbar,  que também significa no deserto, mas o acréscimo do “ Ha”, tornando a palavra Bamidbar, coloca esse deserto numa condição singular, é naquele deserto, naquele ermo em particular que transcorreram acontecimentos que mudarão a face dos israelitas para sempre, deixando um pequeno povo de uma pequenina região, marcar profundamente a história da humanidade com seus conceitos e modo de vida.


O Povo de Israel, Am Israel, é um povo muito singular, que sem supremacismo, conseguiu ser uma luz entre as nações, ao longo dos séculos, mesmo quando em momentos de opressão .


Hoje construímos um Estado Democrático, vibrante e inovador, porque naquele deserto, ao longo de 40 anos, fizemos uma viagem de pouco mais de 10 dias, naqueles tempos, pela necessidade de perdermos a mentalidade de escravos.


Sem essa mudança de mentalidade nunca entenderíamos a Promessa Divina à Avraham, nem o pedido do Eterno para que Moshé nos Conduzisse à Nossa Terra Prometida.  Israel é a Terra dos Judeus. Israel é uma Luz entre as Nações e nosso dever é honrarmos as centenas de gerações que mantiveram essa chama acesa  ao longo da história.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page