top of page

Parashat Bamidbar

Bamidbar, em direção à Terra Prometida (Bamidbar\Números 1:1-4:20)

Bamidbar (do hebraico במדבר No deserto) é a primeira Parashá do livro de mesmo nome, conhecido como Números a partir da tradução Grega( Arithmoi). 


O livro começa falando do primeiro dos dois censos ordenados por Moshé Rabeinu, no qual contam-se 603.550 homens entre 20 a 60 anos e aptos para lutar.


Bamidbar, nos remete a história da primeira geração de israelitas em direção à Terra Prometida por HaShem à Avraham e seus descendentes e renovada diversas vezes no Tanakh.  Esta geração convive com milagres, rebeliões e enfrentamento de inimigos ao longo do caminho. Devem estabelecer para si uma identidade mais ampla, não são mais um clã, mas um conjunto de 12 tribos que tem a missão de se tornar uma Nação: Am Israel.


O Nome do livro no hebraico poderia ser B’midbar,  que também significa no deserto, mas o acréscimo do “ Ha”, tornando a palavra Bamidbar, coloca esse deserto numa condição singular, é naquele deserto, naquele ermo em particular que transcorreram acontecimentos que mudarão a face dos israelitas para sempre, deixando um pequeno povo de uma pequenina região, marcar profundamente a história da humanidade com seus conceitos e modo de vida.


O Povo de Israel, Am Israel, é um povo muito singular, que sem supremacismo, conseguiu ser uma luz entre as nações, ao longo dos séculos, mesmo quando em momentos de opressão .


Hoje construímos um Estado Democrático, vibrante e inovador, porque naquele deserto, ao longo de 40 anos, fizemos uma viagem de pouco mais de 10 dias, naqueles tempos, pela necessidade de perdermos a mentalidade de escravos.


Sem essa mudança de mentalidade nunca entenderíamos a Promessa Divina à Avraham, nem o pedido do Eterno para que Moshé nos Conduzisse à Nossa Terra Prometida.  Israel é a Terra dos Judeus. Israel é uma Luz entre as Nações e nosso dever é honrarmos as centenas de gerações que mantiveram essa chama acesa  ao longo da história.



Posts recentes

Ver tudo
Parashá Beshalach

(Ex 13:17 - 17:16 e Haftará Juízes 4:4 - 5:31)   Shabat Shirá  é o nome dado ao Shabat em que se lê a Parashá Beshalach, destacando a “Canção do Mar” (Shirat HaYam) – o cântico de louvor que os israel

 
 
 
Parashá Bo

(Êxodo 10:1-13:16)   A Parashá Bo (Êxodo 10:1-13:16) é a 15ª porção semanal da Torá. O nome Bo significa “Vá”, “Vai” ou “Entre”, referindo-se ao primeiro verso desta seção, em que D’us diz a Moisés: “

 
 
 
Parashá Shemot 

(Shemot - Êxodo - 1:1 - 6:1) (O que significa nomear?) (O que significa ter identidade?) (O que significa ter essência?) (O Nome releva o nosso passado, nosso presente e nosso futuro?) (Qual é o Nome

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page