top of page

Parashat Chaiê Sara

ree

Chaiê Sara descreve a morte de Sara, aos 127 anos de idade, e a insistência de Abraão em comprar a sepultura para enterrá-la na terra que confiava que o Eterno daria à sua descendência, conforme prometera. É nessa passagem que aprendemos sobre o ritual judaico de dignificar os nossos mortos, como momento derradeiro do amor que nutrimos pela vida.


Mas a vida segue adiante e Abraão envia seu servo Eliezer à terra de seus pais para encontrar entre os familiares uma esposa para seu filho Isaac. Eliezer reza ao Eterno pedindo que lhe faça ir de encontro à pessoa certa, cujo coração fosse bondoso e a alma valorosa. E eis que, à entrada da cidade, vê Rebeca tirando água do poço e pede a ela que lhe dê de beber. Ela, não apenas oferece a ele, como a seus homens e camelos. E Eliezer tem, então, a certeza de que o Eterno atendera a suas preces. Pergunta quem é seu pai e se apresenta. Rebeca oferece também abrigo para pernoite. Eliezer lhe dá muitos presentes e pede a sua mão a seus pais e irmão. Eles perguntam a Rebeca se esse era o seu desejo e ela diz que sim. E seguem viagem.


Ao avistar Isaac, Rebeca se cobre com o véu. E Eliezer conta a ele tudo o que se sucedera. Issac a leva à tenda de Sara e a desposa, redescobrindo a alegria após o luto pela perda de sua mãe.


Em seguida a Torá relata a morte de Abraão, aos 175 anos de idade.


Mais uma vez, dentre tantas na Torá, nos é ensinado o valor do caráter e da bondade como virtudes a serem buscadas como tesouros na construção de nossas famílias, base dos valores milenares de nosso povo. Que esses exemplos nos inspirem a honrar nossos antepassados e seguir seus passos, para também nós contribuirmos para o Tikum Olan.


Shabat Shalom!




Posts recentes

Ver tudo
Parashá Hashavua Nôach (Descanso)

2ª Porção Semanal - Bereshit (Gênesis de 6:9 - 11:32; Haftará em Isaías 54:1-55:5)    A parashá Bereshit terminou com a seguinte frase: “E Nôach achou graça aos olhos do Todo Poderoso”. São muitas as

 
 
 
Parashá Chayê Sará

Gênesis 23: 1-2 1 – E foram as vidas de Sará 100 anos, e 20 anos, e 7 anos; foram os anos das vidas de Sará. 2 – E morreu Sará em Kiriát Arbá, que é Chevrôn, na terra de Canaã... Assim começa a Parash

 
 
 
Parashá Lech Lechá 

A Jornada que Começa no Silêncio da Alma Bereshit 12:1 – 17:27 -  Haftarah: Isaiah 40:27 - 41:16 A Parashat Lech Lechá marca um ponto de inflexão na narrativa bíblica e na história espiritual da human

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page