top of page

 Parashat Vaiêchi

ree

(E VIVEU)

 

“E viveu Jacó na terra do Egito dezessete anos” ...

 

A Parashá Vaiêchi, a última do primeiro livro da Torá – Bereshit, narra a morte de Jacó aos 147 anos de idade. Ele chamou seu filho José e o fez prometer que o enterraria na terra de Canaã.


E levou José seus dois filhos – Menashé e Efraim, para que seu pai os abençoasse. E Jacó abençoou primeiro a Efraim, o mais novo. E quando José percebeu e o questionou, disse Jacó que Efraim se sobressairia a Menashé, mas que ambos prosperariam muito.


Em seguida, abençoou a cada um de seus filhos e os orientou a enterrá-lo na cova de Machpelá, onde Abraão e Sara; Isaac e Rebeca; e sua esposa Lea haviam sido sepultados. E, em seguida, faleceu e se reuniu a seu povo.


José e seus irmãos cumpriram a promessa e subiram todos do Egito para enterrar seu pai conforme seu desejo. E retornaram todos e seus irmãos temeram que, agora que seu pai não mais ali estava, talvez José se vingasse por ter sido vendido como escravo. E José lhes garantiu que não lhes faria mal, do contrário, os sustentaria; e choraram juntos todos os irmãos.


E viveu José 110 anos. E fez seus irmãos jurarem que um dia a sua descendência levaria seus ossos embora do Egito.


Desde sempre o nosso povo esteve ligado à terra de Israel, à terra que o Eterno nos prometeu. E assim haverá de ser, por toda a eternidade! Amén!

 

Shabat Shalom!

Posts recentes

Ver tudo
Parashá Hashavua Nôach (Descanso)

2ª Porção Semanal - Bereshit (Gênesis de 6:9 - 11:32; Haftará em Isaías 54:1-55:5)    A parashá Bereshit terminou com a seguinte frase: “E Nôach achou graça aos olhos do Todo Poderoso”. São muitas as

 
 
 
Parashá Chayê Sará

Gênesis 23: 1-2 1 – E foram as vidas de Sará 100 anos, e 20 anos, e 7 anos; foram os anos das vidas de Sará. 2 – E morreu Sará em Kiriát Arbá, que é Chevrôn, na terra de Canaã... Assim começa a Parash

 
 
 
Parashá Lech Lechá 

A Jornada que Começa no Silêncio da Alma Bereshit 12:1 – 17:27 -  Haftarah: Isaiah 40:27 - 41:16 A Parashat Lech Lechá marca um ponto de inflexão na narrativa bíblica e na história espiritual da human

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page