Gênesis\Bereshit (37:1–40:23)

Imagem de 愚木混株 Cdd20 por Pixabay.
Vayeshev (וַיֵּשֶׁב) do hebraico “e ele viveu, ou habitou”, primeira palavra da parashá, é a 09a. porção semanal do ciclo anual, narra como Jacó viveu em Canaã e o desenvolvimento da história de sua família.
A história se concentra no jovem José e seus irmãos. José tem 17 anos, era o filho ao qual Jacó era mais apegado, por ser filho de “sua velhice” e fruto da relação com a amada Rachel e o presenteou com uma túnica multicor... José narra o sonho em que um feixe de trigo, se ergue e os outros se curvam, os irmãos, que eram ciumentos, se irritaram com o aparente sentimento de superioridade de José. Em outro sonho polêmico, ele relata que o sol, a lua e 11 astros se curvam à sua figura, o que leva a protestos do próprio Jacó. Em uma de suas saídas ao campo, os irmãos, tomados pelo ódio, conspiram contra José, planejando assassiná-lo e dizer que foi obra de uma fera.
Mas tomado pela sua responsabilidade de filho mais velho, Reuben os convence a jogar José no poço, planejando retornar mais tarde para resgatá-lo. Despojado de seu manto colorido, José é atirado ao poço. Sem Reuben, os irmãos, são convencidos por Judah, após a ver uma caravana de Ismaelitas em direção ao Egito a venderem José. Ao final mercador midianitas compram José e o vendem aos Ismaelitas. Reuben chega muito tarde e os irmãos levam o manto de José, manchado com sangue de cordeiro ao seu Pai Jacó. Inconsolável, Jacó rasga suas vestes e se senta em Shivá.
José chegando no Egito é vendido ao poderoso capitão da guarda egípcia Potifar, cuja esposa se apaixona e tenta seduzi-lo. Desiludida e ofendida mente ao Potifar o que leva José a prisão.
Na prisão, mais uma etapa da vida de José se inicia, de sonhador, a intérprete de sonhos, precedendo a Freud, cujo livro “A Interpretação dos Sonhos”, só será lançado mais de 38 séculos depois (ano 1900). Na prisão, José interpreta o Sonho do Copeiro e do Padeiro, prevendo que o primeiro será salvo e o segundo será enforcado, o que de fato ocorre. José pede, entretanto, que o Copeiro não se esqueça dele.
Está parashá que incidentalmente conta a história de Judah e Tamar e é desprovida de mandamentos, nos mostra o quanto os destinos humanos são marcados pela inveja, pelo ódio e pela cobiça. Mesmo quando ocorre entre pessoas próximas. Devemos também entender a natural imaturidade de um rapaz de 17 anos, o que os irmãos não conseguiram fazer. Entretanto imaturo e audacioso, José é único chamado de Chacham (“sábio”) em Bereshit e terá grande oportunidade de mostrar sua real natureza de sábio e homem generoso.
A história começa de modo auspicioso e conclui de modo dramático, mas as reviravoltas são a padrão da vida de José e muitas surpresas o aguardam.
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