Na última terça feira 04 de junho, dia 28 de Yar no calendário judaico, foi mais um dia de celebração e esperança, pois nessa data comemoramos o Yom Yerushalaym, no qual relembrando os 57 anos de reunificação da cidade.
Neste dia especial recebemos, 03 convidados que pessoas que se dedicam ao ativismo e a educação:Simone Benzinski, coordenadora educacional da KKL Brasil e os jovens israelenses Mihal Reichhardt-residente em Haifa e Benny Ostronoff-residente em Yerushalaym.
A noite começou com o presidente da SIB falando da importância de Yerushalaym para o povo judeu, representando o Coração de Israel, o grande farol do judaísmo ao longo de gerações e que ficou sob domínio jordaniano entre 1948, até o dia 28 de Yiar em 1967, quando foi recoonquistada e pela primeira vez desde a ocupação romana, por volta do ano 70 AEC, uma cidade livre e sob domínio judaico.
Simone Benzinski, explicou a função do KKL, organização fundada em 1901 e desde então trabalha, não apenas pelo reflorestamento, mas participou da compra de terras na época do Império Otomano e no mandato britânico, contribuindo para a recuperação da soberania judaica. Além disso cuida também da sustentabilidade ambiental, nas áreas de recursos hídricos, urbanismo e no apoio à educação. Atualmente o KKL desenvolve uma campanha emergencial para ajudar Israel durante a guerra com o Hamas e os ataques do Hizbolah. Michal e Benny falaram de suas atividades em Israel, voltado para as áreas de sustentabilidade e educação, mas relataram ainda suas vivências nos difíceis dias desde o ataque terrorista de 07 de outubro de 2024. Após uma sessão de perguntas dos chaverim, concluímos a cerimônia, com o Hazzan Mauro Brachmans cantando o Yerushalaym Shel Zahav, Jerusalém de Ouro, o “segundo” hino de Israel e o Hatikah, acompanhado por todos, seguido de um parabéns para a Cidade Sagrada.
Nos últimos 123 o KKL, mantém o com foco em preservar o meio-ambiente em Israel para gerações futuras, com um olhar apurado para o desenvolvimento sustentável ecológico e também social. Foram apresentados nesta noite 03 projetos atuais do KKL, o KKL para as Tneut e o projeto para escolas, o KKLápis.
Para saber mais sobre os projetos e colaborar com a campanha emergencial Pró-Israel clique no link https://www.kkl.org.br/
Comments