Parashat Chayê Sarah Bereshit\Genesis (23:1 - 25:18)
Imagem criada pela inteligência artificial DALL-E para ilustração deste post
Foram os anos da Vida de Sarah: 127 anos. Os sábios, entretanto, notaram que no texto da Torah que literalmente está escrito 100 anos, 20 anos e sete anos (וַיִּהְיוּ֙ חַיֵּ֣י שָׂרָ֔ה מֵאָ֥ה שָׁנָ֛ה וְעֶשְׂרִ֥ים שָׁנָ֖ה וְשֶׁ֣בַע שָׁנִ֑ים שְׁנֵ֖י חַיֵּ֥י שָׂרָֽה) interpretando que a matriarca viveu cada etapa da vida de modo pleno. O Grande comentarista Rashi (1040-1105, França) meditando sobre Bereshit Rabbah 58:1 conclui que aos 100 ela era sem erros como aos 20 e aos 20 anos bela como aos 07 anos. Desejoso que seu filho Itzhak tivesse uma esposa desta estirpe Avraham Avinu, solicita ao seu criado de maior confiança que vá a Terra de seus Ancestrais, encontrar uma esposa para ele. O Midrash Bereishit Rabbah (58:2) conta que Rabbi Abba Bar Kahana nota que assim como o Sol se Levanta e Se Põe ( em referência ao Texto de Eclesiastes - Kohelet), D´us Não Permite Que Luz de uma Pessoa Justa Desapareça sem Antes Providenciar que a Luz de Outra Brilhe. Assim a genealogia de Rebecca foi descrita no parágrafo anterior Vayerah (Bereshit\ Gênesis, 22:20).
Avraham compra uma caverna em Machpelah, situada na atual Hebron, onde estão enterrados os matriarcas e patriarcas, à exceção de Rachel.
Eliezer parte em busca da noiva, cheio de presentes, joias e camelos, como tradição em sua época, mas logo ao chegar à terra de Avraham e Sarah pede por inspiração divina para encontrá-la, não confiando apenas nos presentes. Mantendo-se no portão da Cidade, próximo a um poço, após alguma espera é servido por uma bela moça, Rebeccah. percebe assim que a generosidade da moça é uma sinalização de que esta deve ser a candidata ideal, conforme solicitado ao criador.
O rabino Levi Yitzhak de Berdichevsky (Império Russo, 1740-1810), comenta que o principal atributo de Avraham Avinu era אהבה, ahavah, o amor pelas pessoas. Assim uma moça que voluntariamente se oferece para dar água aos camelos de um estranho, demonstrou o atributo de חסד, chessed, compaixão. Rebeccah oferece ainda mais, refeições e abrigo à noite. Logo que ela revela sua ascendência, Eliezer descobre que a Noiva do filho de seu Mestre está na casa dos irmãos de Avraham. A bela moça aceita a proposta de casamento e segue para a casa de seu mestre, Yitzhak a toma como esposa e a ama. Para completar a alegria Rebecca ainda era da família de Sarah.
Destaque-se aqui com a Generosidade aos estranhos é um dos pilares da ética da Torah. Somos exortados mais vezes a amar os” estrangeiros” (Ger) que vivem entre nós do que o Nosso próximo. Pois é mais fácil amar o semelhante do que o diferente. Na história do encontro de Rebecca e Eliezer, encontro o prenúncio desta mitzvah de amar o estranho, mostrar Gentileza e Servir aqueles que necessitam.
A parashá mostra ainda que Avraham também toma outra esposa, Keturah, que Rashi identifica como Hagar, com quem.
A Parashá relata ainda que Avraham Avinu, morre aos 175 anos, no texto hebraico, há também a decomposição de 100 anos, 70 anos e 05 anos (וְאֵ֗לֶּה יְמֵ֛י שְׁנֵֽי־חַיֵּ֥י אַבְרָהָ֖ם אֲשֶׁר־חָ֑י מְאַ֥ת שָׁנָ֛ה וְשִׁבְעִ֥ים שָׁנָ֖ה וְחָמֵ֥שׁ שָׁנִֽים׃), descrevendo o encontro dos irmãos Yitzhak e Ismael durante o funeral, num símbolo de fraternidade.
Logo adiante é descrita a morte de Ismael, que é 14 anos mais velho que Yitzhak, com 137 anos( também descrito como 100 anos, 30 anos e 07 anos). Muitos sábios se perguntaram por que Ismael é descrito também assim. Para muitos é porque Ismael se arrependeu, mas não vendo razões para acreditar que Ismael, não fosse uma boa pessoa ( na realidade a Torah até nos diz o contrário nos episódios anteriores), considera que assim como ocorreu com Sarah que encheu seus anos de vida, como nos diz o Rabi Levi Yitzhak, assim também ocorreu como Avraham e seu filho Ismael. Encher nossos anos de Vida, de Chessed, de Ahavah, são os presentes que levamos ao lermos As Vidas de Sarah.
Comments