top of page

Astronautas realizam missão espacial no deserto de Israel


Crédito da Imagem: Imagem de Ri_Ya por Pixabay


Uma missão para realizar experimentos testando metodologias e equipamentos para viagens ao Planeta Vermelho aconteceu em Israel.


Sempre achei que Machtesh Ramon, uma cratera* no deserto do Neguev, sul de Israel se parece com algum lugar saído do espaço, com suas areias avermelhada, formações rochosas bizarras e uma sensação geral de paz e tranquilidade absoluta. Acontece que não estou sozinho: neste mês de outubro, será usado para uma missão "espacial" que simula uma expedição a Marte.


Com expedições a Marte já planejadas para um futuro previsível, a simulação marciana AMADEE-20, liderada pela Agência Espacial de Israel e o Fórum Espacial Austríaco, busca se preparar para tais expedições ao Planeta Vermelho conduzindo simulacros em um ambiente que é semelhante a ele, tanto geológica quanto topograficamente.


Para isso, seis “astronautas” da Áustria, Israel, Alemanha, Holanda, Portugal e Espanha estão passando três semanas 'em Marte' realizando cerca de 20 experimentos enviados por 200 pesquisadores de 25 países para testar suas metodologias e equipamentos.


Os experimentos vêm das áreas de biologia, geologia, engenharia, medicina e psicologia. Um experimento, por exemplo, examina o microbioma dos astronautas durante sua estadia no "espaço", outro explora a possível contaminação biológica de seus arredores e outros estão testando a operação de robôs e veículos aéreos não tripulados para fins de exploração. Além disso, a tripulação está verificando equipamentos como coletes antirradiação e tecidos que repelem a poeira da lua.


A missão de campo análoga a Marte deste ano não é a primeira a acontecer em Machtesh Ramon - a primeira simulação, chamada D-MARS, já aconteceu em 2018, e os astronautas que participaram dela passaram seu tempo medindo radiação cósmica e coletando solo amostras do local.



Crédito da Imagem: Imagem de AnnaAnouk por Pixabay


O primeiro "assentamento" de Marte na Terra foi estabelecido no norte do Canadá em 2000. Desde então, locais semelhantes foram estabelecidos em Utah, Havaí e Moscou, mas a expedição AMADEE-20 deste ano é a mais complexa até hoje.


“Nossa cooperação com o Fórum Espacial Austríaco e a hospedagem do AMADEE-20 em Israel estão em linha com nossa política de apoiar a ciência, participar dos esforços internacionais para expedições espaciais tripuladas e promover nosso programa educacional. Estamos orgulhosos de fazer parte da missão e faremos todos os esforços para garantir seu sucesso”, disse o diretor da Agência Espacial de Israel, Avi Blasberger.


N.E.: Apear do termo “cratera”, a formação em relevo não foi formada pelo impacto de um meteoro nem formada por uma erupção vulcânica, mas sim o maior "círculo de erosão" do mundo. A formação tem 40 km de comprimento, entre 2 e 10 km de largura e 500 metros de profundidade e tem a forma de um coração alongado. O único assentamento na área é a pequena cidade de Mitzpe Ramon (מצפה רמון, "Mirante de Ramon"), localizada no extremo norte da depressão. Hoje, a área forma o maior parque nacional de Israel, a Reserva Natural Ramon.


Fontes: Aqui e aqui.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page