top of page
  • Foto do escritorMax Saul

Boas Alternativas


Imagem: Air Battery 1

Crédito: Reprodução Youtube



Sempre achei que a constante busca por alternativas é um dos fatores que impulsionam o desenvolvimento, mesmo em casos em que elas parecem não existir. É aí que entram a genialidade e a criatividade humana resolvendo problemas, otimizando tecnologias e tornando-as mais acessíveis a todos.


Temos um belo exemplo de um sistema inovador proveniente de Israel e que vem como alternativa de armazenamento ou utilização da geração de energia excedente de sistemas fotovoltaicos.


Digo armazenamento ou utilização, pois a ideia de armazenar energia em baterias é para poder utiliza-la depois. As baterias convencionais, que já são caras, requerem manutenção e tem vida útil limitada, são o ponto fraco dos sistemas off grid (os que não tem conexão com a rede de distribuição das concessionárias). Existem baterias melhores, mas são muito mais caras e acabam inviabilizando o investimento.




A empresa Augwind Energy sediada em Tel-Aviv criou um sistema batizado de Air Battery que, ao invés de armazenar a energia excedente durante o dia em baterias, utiliza-a para alimentar um banco de reservatórios envolvidos por um polímero especial, todos interligados, onde a água é ar se misturam. A construção dos tanques com polímero extremamente resistente substitui os caríssimos reservatórios metálicos.

A noite, quando não há geração pelas placas solares, o sistema libera a energia dos reservatórios para impulsionar turbinas ligadas a geradores e assim mantém o fornecimento de energia elétrica.


O sistema está atualmente instalado no Kibutz Yahel, há 60 Km de Eilat e está na mira de outros kibutzim, que aguardam com ansiedade os resultados.


O conceito não é novo, mas da maneira como o sistema foi concebido, chega a ter uma eficiência próxima a 80%, muito próxima a das baterias convencionais. E embora o custo por KWh fornecido das baterias de US$ 250 seja atualmente semelhante ao da Air Battery, a empresa diz que já no próximo ano esse custo poderá baixar para US$ 200.

A nova tecnologia será muito útil em grandes sistemas de geração utilizados nas indústrias. O panorama é satisfatório para todos, pois na medida em que os grandes consumidores aumentam a geração própria de energia, com menor custo e desafogam o sistema, o resto da sociedade se beneficia pagando menos pela energia elétrica e ainda com produtos industrializados mais baratos.


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page