top of page

Dia Internacional em Memória do Holocausto

Atualizado: 2 de fev. de 2022


Crédito: Divulgação CONIB



O Dia Internacional em Memória do Holocausto ou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, é um dia memorial internacional em que homenageia as vítimas do Holocausto, que resultou no assassinato de um terço do povo judeu, juntamente com inúmeros membros de outras minorias pela Alemanha nazista entre 1933 e 1945. O dia 27 de janeiro foi escolhido para comemorar a data em que o campo de concentração de Auschwitz foi libertado pelo Exército Vermelho em 1945.


O dia lembra o assassinato de pelo menos 6 milhões de judeus, um terço da população judaica da época, e milhões de outros pelo regime nazista e seus colaboradores. Foi designado pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1º de novembro de 2005. A resolução veio após uma sessão especial realizada no início daquele ano em 24 de janeiro para marcar o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração nazistas e o fim da Holocausto.


Para marcar esta data, tão importante, a Confederação Israelita do Brasil (CONIB), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP) e a Congregação Israelita Paulista (CIP) vão realizar no dia 27 às 19h30 ato solene em Memória às Vítimas do Holocausto. O ato, que acontecerá na Sinagoga Etz Chaim da CIP, será transmitido online, contará com a presença de sobreviventes e de autoridades civis e religiosas.


Este evento tem o apoio das federadas, incluído a Sociedade Israelita da Bahia (SIB).

Assista, dando play abaixo:




Abaixo, você conhece a história deste dia solene.



Muitos países instituíram seus próprios Dias Memoriais do Holocausto. Muitos, como o Dia do Memorial do Holocausto do Reino Unido, também caem em 27 de janeiro, enquanto outros, como o Yom HaShoá de Israel – que este ano cai em 27 de abril.


>>>Imagem: Foto da apresentação do Coro Zamir no Dia Internacional da Memória do Holoc da ONU Nova York em 27 de janeiro. 2010 <<< Crédito: Foto da apresentação do Coro Zamir no Dia Internacional da Memória do Holoc da ONU Nova York em 27 de janeiro. 2010


A Resolução 60/7, que estabelece 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória do Holocausto, insta todas as nações membros da ONU a honrar a memória das vítimas do Holocausto, “um terço do povo judeu, juntamente com inúmeros membros de outras minorias”, e encoraja o desenvolvimento de programas educacionais sobre a história do Holocausto para ajudar a prevenir futuros atos de genocídio. Rejeita qualquer negação do Holocausto como um evento e condena todas as manifestações de intolerância religiosa, incitamento, assédio ou violência contra pessoas ou comunidades com base na origem étnica ou crença religiosa. Também pede a preservação ativa dos locais do Holocausto que serviram como campos de extermínio nazistas, campos de concentração, campos de trabalhos forçados e prisões, bem como o estabelecimento de um programa da ONU de divulgação e mobilização da sociedade para a lembrança e educação do Holocausto.


Foto da apresentação do Coro Zamir no Dia Internacional da Memória do Holoc da ONU Nova York em 27 de janeiro. 2010

A Resolução 60/7 e o Dia Internacional do Holocausto foram uma iniciativa do Estado de Israel. O ministro das Relações Exteriores do Estado de Israel, Silvan Shalom, foi o chefe da delegação de Israel às Nações Unidas.


A essência do texto está em sua dupla abordagem: uma que trata da memória e lembrança daqueles que foram massacrados durante o Holocausto e outra de educar as gerações futuras de seus horrores.


O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é, portanto, um dia em que devemos reafirmar nosso compromisso com os direitos humanos. [...]

Também devemos ir além da lembrança e fazer com que as novas gerações conheçam essa história. Devemos aplicar as lições do Holocausto ao mundo de hoje. E devemos fazer o máximo para que todos os povos possam desfrutar da proteção e dos direitos que as Nações Unidas defendem.


— Mensagem do Secretário-Geral Ban Ki-Moon para a segunda observância do Dia em Memória das Vítimas do Holocausto em 19 de janeiro de 2008


Você também pode participar mesmo de casa. Escreva ou imprima #WeRemember/#NósLembramos em uma folha de papel e publique uma selfie usando a Hashtag nas suas redes sociais.


Crédito: Arquivo SIB e-news.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page