top of page
Foto do escritorPérola Pikelhaizen

E assim começou o mundo

(ou e assim começamos a cometer pecados!!!)




Food photo created by azerbaijan_stockers - Freepik



E se não fosse pelo pecado de Eva, será que existiríamos e tantas outras pessoas iriam gostar da Maçã???


Em Bereshit nos é contado que no início Elohim criou o Céu e a Terra. No 6º dia da Criação foram criados Adão e Eva, numa sexta-feira.

Ambos são avisados que não deveriam comer o fruto da Árvore do Paraíso do Conhecimento, do Bem e do Mal, mas, como todos sabemos, Eva, atentada por uma Serpente, não só experimenta, como gosta e a oferece à Adão.

Essa fruta, apesar de terem estudiosos que afirmam que não, era a nossa estrela da vez, a Maçã.

Ao comê-la, ambos são expulsos do Paraíso!

Ao comê-la ambos assinam embaixo de que aceitam pecar e desobedecer as ordens do Todo Poderoso!

Aí começa toda nossa história, a história da humanidade e de como um pequeno deslize nos faz sermos eternos pecadores.

Na verdade, na Bíblia não há nenhuma referência concreta que tenha sido a Maçã.

Há sim uma referência ao Pomo, que pode ser tanto um figo, quanto uma Maçã, ou qualquer outra fruta que tivesse o mesmo formato!


E na história de Branca de Neve em que a Bruxa oferece uma Maçã envenenada?

A Disney Wiki nos conta sobre essa trama assim: “A Bruxa chega a casa e, de acordo com o plano, conclui que os anões já foram e Branca de Neve está sozinha. Branca de Neve não vê nenhum perigo na velha e a deixa entram na casa para lhe oferecer um copo d'água, A Bruxa diz a Branca de Neve que a Maçã irá lhe conceder desejos, e, sabendo do romance de Branca de Neve com o Príncipe, a convence a desejar um feliz reencontro antes de dar uma mordida. Branca de Neve cai no chão, tomada pelo Sono da Morte. A Bruxa está vitoriosa, mas é descoberta pelos sete anões, que, liderados por Zangado, a perseguem até que ela é encurralada em um precipício, onde cai a sua morte, para ser comida pelos urubus. Os anões não enterram Branca de Neve, e a colocam em um esquife de vidro. O Príncipe ouve do estado atual de Branca de Neve e chega à clareira onde o esquife está colocado, revivendo-a com um beijo e revertendo os efeitos do veneno.”

Será que teríamos aí a primeira Maçã envenenada com agrotóxicos????

Genteeeeeeeeeee!!!

Que romantico!!!!

Comer uma Maçã com agrotóxicos te levará aos braços do seu Príncipe Encantado!!!!

Vale a pena???

Pelo menos para ela valeu!

Seu Príncipe apareceu e, nos conta a história, ficaram “juntos para sempre!”.

Acham que devo tentar?? ;-


E o que seria da Apple, de Steve Jobs, se não fosse o seu nome, tão conhecido e desejado por muitos?

A inspiração veio depois de visitar uma fazenda de cultivo de Maçã, na Califórnia. Segundo Jobs, o nome “apple” (tradução: Maçã) funcionaria por parecer “divertido, animado e, ao mesmo tempo, não intimidar aos compradores”.

Quem não conhece o apelido de Nova York, Big Apple (tradução: Grande Maçã)?

Vocês sabem o porquê desse apelido?

Se você acha que vista de cima a cidade tem a forma de uma Maçã, está enganado!

Existem algumas sugestões, porém nenhuma foi confirmada até agora.

Fala-se que o apelido vem desde os idos anos 1929/1930, na época da Grande Depressão, quando antigas famílias iam vender Maçãs nas ruas da cidade para conseguir alguns “trocados”.

Segundo as más línguas, o apelido tem origem no século XIX, quando uma cafetina chamada Eve (tradução: Eva), chamava assim suas “meninas”.


Porém, de acordo ao Jornal Today, havia um colunista que dedicava sua coluna às corridas de cavalo, John J. Fitzgerald, Ele iniciou a escrever em 18 de fevereiro de 1924, com a seguinte manchete: “ A Grande Maçã''. O sonho de todo garoto que já montou um puro sangue e o objetivo de todos os cavaleiros. Há apenas uma Grande Maçã. Isso é Nova York.”

Enfim, seja qual for o motivo, Nova York será sempre uma Big Apple!

E tem mais!

Segundo um provérbio inglês: “One apple a day keeps the doctor away!” (tradução: uma Maçã ao dia te mantém longe do médico!). Ou seja, se você comer alimentos saudáveis (principalmente a Maçã), terá uma boa saúde e, seguramente, não irá ao médico frequentemente!


Mas o que nossa estrela tem de tão bom assim?

São vários benefícios!

Não é à toa que vem sendo contada e cantada em prosa e verso, por ninguém menos que Raul Seixas, na sua música “Maçã”, onde diz:

“Se eu te amo e tu me amas

Um amor a dois profana

O amor de todos os mortais

Porque quem gosta de maçã

Irá gostar de todas

Porque todas são iguais.”


O grande Djavan também se encantou com a Maçã da Big Apple e canta em sua música "Maçã":

“Me embriaguei, destruí Casablanca

E me revoltei contra a Nicarágua

Após me atolar lá no Irã

Teu beijo é Nova York

O que quer dizer maçã.”

Ah! Tem também Leandro & Leonardo na sua música “ Cheiro de Maçã”:

“Quatro horas da manhã

Sinto o cheiro da maçã

E o perfume do seu corpo

Vejo tudo se perdendo

Você fria me esquecendo

Pela cama pouco a pouco.”

Mas vamos lá falar sobre essa tão famosa estrela da vez!

Para começar quero dizer que existem mais de sete mil espécies dessa fruta, cada uma com características específicas, porém suas propriedades nutricionais são bem parecidas.

Fácil de levar para qualquer lugar, nossa estrela possui nutrientes importantes para prevenir doenças.

Tanto sua polpa quanto sua casca são muito ricas em Vitamina C, Sais Minerais, como Cálcio, Potássio e Fósforo, além de Fibra e da Quercetina, um poderoso Antioxidante, que, dentre outras coisas, melhora a função cerebral, reduzindo o risco de morte cerebral.

Por conter Fibras Solúveis, que reduzem o nível de colesterol no sangue, é excelente para o coração. Os Flavonoídes existentes na Maçã diminuem a pressão arterial e atuam como Antioxidantes.

Como é sabido por todos o diabetes nada mais é que um distúrbio do nível de açúcar no sangue, portanto comer uma Maçã ao dia, por conter Fibras e Antioxidantes, pode, de fato, manter um controle positivo do açúcar no sangue, prevenindo a tão temida Diabetes!

Pelo mesmo motivo, conter bastante Fibras, nossa estrela da vez, alivia a constipação e a prisão de ventre. Para tanto é necessário comê-la com sua casca, que é onde contém a maior quantidade dessas Fibras.

Rica em Antioxidantes e Vitaminas C, protege o pulmão e o coração, combatendo a asma e reduz o estresse oxidativo, regulando o sistema imunológico e reduzindo inflamações.

Quem aqui nunca viu uma propaganda de creme dental em que a Maçã também é uma estrela?

Mas por quê? Simples assim, a Maçã ajuda na limpeza de dentes e gengivas!

As Fibras ajudam a limpar os dentes e as Propriedades Antibacterianas da Maçã bloqueiam as Bactérias e os Vírus que infectam nossa boca. Além disso, ela estimula a secreção de saliva, que vem a reduzir a capacidade das Bactérias de se multiplicar e crescer na boca, prevenindo o aparecimento de cáries.


Já sabemos que a laranja não é a única fruta rica em Vitamina C. Já falei da Goiaba, Mamão e Manga também ricas em Vitamina C.

Saibam que com a Maçã é a mesma coisa!?

Por também ser rica em Vitamina C, protege nosso organismo de gripes e resfriados.

Os Flavonoides e os Taninos vão agir em nosso corpo como Antioxidantes, Adstringentes e Anti-inflamatórios. Por isso, ao consumir nossa estrela com frequência você estará prevenindo o envelhecimento precoce, evitando a formação de radicais livres.

É pouco? Então vamos mais!

Já é sabido que ela aumenta a saúde óssea, prevenindo a osteoporose (aumento de risco de fraturas pela deterioração dos ossos). Ao ser consumida se perde menos Cálcio!


Alivia problemas estomacais, pois suas Fibras formam um gel que atua diretamente na proteção da mucosa gástrica, aliviando o desconforto característico da gastrite (inflamação do revestimento do estômago).

Ainda, por conter Cálcio, Magnésio e Potássio, alivia os sintomas de refluxo gástrico, terrível sensação de mal estar. Uma Maçã após a refeição ou antes de dormir alivia o ácido do estômago responsável pelo refluxo.

Nutricionistas sempre incluem Maçã nas dietas, mas ainda não foi comprovada sua eficiência na perda de peso.

Por conter bastante Fibra a Maçã nos dá uma sensação de saciedade e, talvez, esse seja o motivo…


Depois de tudo o que aprendi e repassei para vocês devo confessar uma coisa. Não sou fã de carteirinha da Maçã (mas que ela não me ouça!!!), porém sei se várias pessoas famosas que são.

Como já escrevi acima, temos nada mais nada menos que Eva (a grande pecadora, porém a matriarca de todos nós!), Branca de Neve (romannnnticaaaa), Steve Jobs (que seria da humanidade sem suas invenções), Raul Seixas, Djavan, Leandro & Leonardo (cantores da nossa maravilhosa MPB), a mais importante de todos, Rachel Pikelhaizen (adivinhem quem é essa fantástica e importante figura? Para quem não sabe, minha filhaaaaaaaaaaaaaaa!!!).

Pois eh minha gente! Minha Buba (tradução: boneca)!

Lembro que eu tinha de cortar a Maçã que sempre era verde, bastante ácida. Apesar de ser fã da Maçã Verde, minha Buba tinha preguiça de cortá-la, sendo necessário que eu cortasse as fatias para que ela pudesse, finalmente, comê-la!

Fico imaginando como minha Buba está se virando agora para comer Maçãs, já que estamos tão distantes…

Agora chegamos ao lado afetivo dessa coluna, a grande saudade que tenho de cortar Maçã para que minha Buba possa comer!!

Como não quero me emocionar e acabar chorando, vou ficando por aqui, com o compromisso de começar a comer Maçãs com mais frequência!!


Claro!!

Não antes de passar aquela dika de receita para vocês que pode ser simplesmente colocar nossa estrela da vez, cortada ao meio e sem sementes, no microondas. Aquecer por alguns minutos (dependendo da potência do seu microondas uns 3 a 5 minutos serão suficientes)

Depois é só retirar e polvilhar canela e, para os que gostam e PODEM, açúcar.


Tenho ainda uma receita fácil e fantástica!


Torta Farofa de Maçã

  • ¾ copos açúcar

  • 2 gemas

  • 2 copos de farinha de trigo

  • 100 gramas de manteiga

Misture tudo até formar uma farofa.


Recheio

  • 1 ½ kilo de maça cortadas em fatias grossas

  • 2 colheres sopa açúcar

  • ½ copo água

  • Suco de limão a gosto

Cozinhe por 10 minutos e deixe esfriar.


Forre uma forma untada com metade da massa e coloque na forma sem apertar.

Arrume as maçãs por cima.

Depois coloque a outra metade da massa.

Finalize polvilhando com 2 colheres sopa açúcar misturadas a 1 colher sopa canela em pó.

Corte uns pedacinhos de manteiga e coloque aleatoriamente em cima da torta.

Forno médio, +- 30 minutos.

Servido quente com aquele sorvetinho de creme fica uma delíiiiiiiiiiciaaaaaa!!!


Bom apetite e até a próxima!!!


Pérola Pikelhaizen

Dvash Chocolates / Facebook


20 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page