top of page

Encontro com o Rabino passará a acontecer as quartas-feiras a partir de 02/03/22


Imagem de rawpixel.com por Freepik



A SIB-Sociedade Israelita da Bahia, num gesto de criatividade e engajamento, desenvolveu e lançou o projeto “Encontro com o Rabino”. Trata-se de encontros on-line semanais com o Rabino Ari Oliszewski, nosso velho conhecido e parceiro da SIB e que hoje mora em Porto Alegre, mas continua nos prestigiando e nos encantando com seus ensinamentos e reflexões sobre temas judaicos e da atualidade.


Os encontros com o Rabino iniciaram em 12 de agosto de 2021, por iniciativa de nosso chaver Izio Kowes que apresentou o projeto à Diretoria da SIB e foi prontamente aprovado por unanimidade. Izio fez o convite e Ari aceitou dizendo: “Certos privilégios, a gente descobre que acontecem somente uma vez e poder voltar a ensinar e estudar junto aos amigos da SIB é um deles. O povo judeu é conhecido como o “povo do livro” porque sempre estudou e se aprofundou nos conceitos que faziam parte do dia a dia das pessoas e, obviamente, das suas tradições. Poder manter este costume de estudar, procurar respostas para nossa vida judaica no século XXI e manter firme um dos pilares da nossa tão amada SIB, que é o Talmud Torá, não tem preço. Que sempre possamos continuar estudando e compartilhando muitos mais espaços de crescimento juntos."


O Rabino Ari Oliszewski em visita a Israel.



Neste tempo em que o projeto existe já abordamos diversos temas como: O que é o Movimento Massorti; Porque rezamos e o quê rezamos?; Existe Vida após a morte?; O papel da mulher no judaísmo; Ciclo da Vida; D’us: um olhar de acordo com a filosofia judaica; entre outros tão interessantes e importantes como estes. Segundo Izio: “Encontro com o Rabino representa uma oportunidade de refletirmos e conhecermos melhor nossa Fé, momento também que reservamos para refletirmos sobre nossa Espiritualidade. Discutir os valores Judaicos nos eleva e nos torna melhores cidadãos e fazer isto em comunidade, mesmo em encontros virtuias, nos aproxima.”


No mês de fevereiro faremos uma pausa para organizar melhor os temas a serem abordados e na quarta-feira, dia 02 de março, o Encontro como Rabino voltará mais estruturado e com abertura para a sugestão de temas, feitos pela nossa comunidade. Esperamos que todos participem enviando suas dúvidas, opiniões e sugestão de temas para nossos encontros. Para isso, basta acessar esse link e responder nosso formulário.

O Presidente da SIB, Mauro Zalcbergas diz: “Acho esse projeto de suma importância para nossa comunidade, principalmente nesses tempos de afastamento social, o calor dos encontros sobre judaísmo ganham um significado especial. É claro que continuamos no propósito de contratarmos um rabino e estamos buscando todas as maneiras de alcançar esse objetivo, mas, enquanto isso não acontece, estamos contentes em poder contar com a participação do nosso amigo Rabino Ari.”


A SIB espera com esse e outros projetos, manter nossa comunidade forte e unida e o judaísmo cada vez mais perto de cada um de nós.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page