Olá, minha gente!
Aqui estamos nós, juntos novamente, neste novo ano!
Antes de mais nada, vamos desejar um FELIZ ANO NOVO, de novo! Como bons judeus, temos o privilégio de desejar um FELIZ ANO NOVO duas vezes! Então minha gente, que essa nova chance nos traga mais alegria, mais saúde e mais afetividade!!
Hoje nossa estrela da vez já nasceu coroada, um verdadeiro REI, e nada melhor para começar o ano que falando de um REI!
Será que vocês conseguem adivinhar?
Como nas brincadeiras de crianças podemos fazer um jogo de adivinhação? Vamos lá!
"O que é, o que é? Tem escamas e não é peixe, tem coroa e não é rei, tem espada e não é soldado, tem olho e não vê, tem pé e não anda?" Se você gritou "ABACAXIIIII!!!”, adivinhou!!
Não sou tão velha assim, mas posso ainda ouvir o nosso Velho Guerreiro, Chacrinha, distribuindo troféus abacaxis para os calouros que cantassem mal e acabavam ganhando, como prêmio de consolação, um abacaxi e uma grande buzinada!
Mas o porquê do abacaxi, jamais saberemos ao certo...
Seria pelo fato dessa tão nobre e deliciosa fruta, que já nasceu com uma coroa na cabeça, dar tanto trabalho para ser descascado, além de furar o nosso dedo?
Vai ver esse foi o motivo dele ser eleito como um troféu por nosso querido Chacrinha, como algo ruim, que não serve!
Ele só esqueceu que seu sabor único vale qualquer sacrifício!
Há também quem se refira ao abacaxi como uma grande resolução para problemas insolúveis, onde, "descascar abacaxi" significa resolver ou se livrar de algum problema!
Quem aqui nunca usou a expressão: "tenho de descascar esse abacaxi"?
Mas, além de ser uma fruta deliciosa, nutritiva e beeeeeem tropical, o que o abacaxi tem de afetividade para mim? Muito simples! Uma receita que minha mãe fazia em casa e que eu a imitava, fazendo quando tinha alguma festa lá em casa, em Israel, sempre muito elogiada por todos!
Claro que o abacaxi de lá não chega aos pés do nosso, além de ser muito difícil de se achar, bastante pequeno e supercaro!
Mas, como não sou boba e não aceito levar o troféu abacaxi para casa, sempre me safava comprando latas de abacaxi em caldas!
Não se pode dizer que o valor nutritivo era o mesmo, mas o afetivo sim!
Quais seriam esses valores nutritivos e quais os benefícios dessa fruta tropical, facilmente encontrada em nosso rico país?
Genteeeeee, são tantos os benefícios que poderia levar horas escrevendo!
Vamos nos ater aos principais benefícios, mas já na época do descobrimento do Brasil o abacaxi era tratado como um rei!
Registros contam que os primeiros portugueses já reverenciavam essa fruta como saborosa e única!
O Padre Manuel da Nóbrega, um sacerdote jesuíta português, cuja missão era "pacificar e catequizar" os índios que aqui habitavam, em suas diversas cartas à Corte Portuguesa, conta que dessa fruta também se fazia remédio, capaz de curar até "doentes de dor de pedra", como era conhecido na época o cálculo renal.
Vamos aos reais benefícios dessa fruta.
Para começar o abacaxi supre mais de 130% da necessita diária de Vitamina C, além de possuir Vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, Manganês, Magnésio, Potássio e ainda apresenta Bromelina (encontrada, principalmente, no miolo da fruta, desprezado por muitos) que age como um anti-inflamatório natural e serve como uma enzima para quebrar e ajudar na ingestão de proteínas. Portanto seu consumo regularmente ajuda com que os alimentos sejam facilmente absorvidos pelo intestino delgado.
Só pelo que vimos acima já valeria a pena comer abacaxi, mas tem mais, muito maisssss!!!
Por possuir muita Água, cerca de 86% da sua composição, ajuda na hidratação do nosso corpo. Justamente por isso também é diurético, o que ajuda nas dietas de emagrecimento.
Por ser uma fruta bastante fibrosa, ajuda na digestão e, como muitas dessas fibras são solúveis, reduzem a concentração de gordura na corrente sanguínea, protegendo assim nosso coração e prevenindo o infarto e a hipertensão.
Seu consumo constante (um pedaço médio da fruta ao dia) combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele e células.
A Bromelina, Vitamina A e Vitamina C presentes ajudam a evitar a gripe e os resfriados, facilitando a expectoração.
Essa mesma Bromelina acelera a recuperação dos danos causados por exercícios físicos em excesso, pois reduz a inflamação ao redor desse tecido muscular lesado. Pelas Vitaminas B1 e B3 que contém, o abacaxi também ajuda a combater a fatiga e o cansaço mental.
Pasmemmmmm!!
Mesmo as pessoas com problemas gástricos e acidez devem consumi-lo com moderação, aconselhando-as a escovar os dentes após a ingestão, pois é justamente a acidez do abacaxi que favorece a absorção do ferro.
Eu mesma gosto muito de comer aquela rodela de abacaxi assada no forno, porém acabo de saber que não é recomendado, pois ao assar a fruta podemos reduzir suas propriedades funcionais, perdemos assim as propriedades da Bromelina, Vitaminas C, B1 e B3. Ou seja, nada de colocar sua fatia na grelha ao fazer aquele churrasquinho com os amigos!
A Vitamina C presente ajuda na produção do queridinho de todos, o Colágeno, necessário não apenas para que a nossa aparência permaneça saudável e mais jovem, como também essencial para o fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e ossos.
Escrever essa coluna se tornou um exercício prazeroso, elucidador e bastante interessante!
Bom, depois dessa descoberta vocês me desculpem, mas vou ali correndo comprar um lindo abacaxi na barraquinha da esquina.
Não se preocupem que não irei dar nenhum troféu abacaxi, mas apenas vou me prevenir e começar agora mesmo a comer a minha rodela diária. Vai lá que isso já sirva como aquele empurrãozinho que me faltava e agora, em 2022, chegue meu príncipe encantado, no seu cavalo e com uma coroa de abacaxi para me coroar!
Nos vemos em breve!!!!
Fuiiiiiiiiiiii!!
Eita, na pressa quase me esqueço de dar aquela dika de sempre.
Já vimos que o abacaxi grelhado não é o ideal, então vou passar a tal receita de minha mãe, mas, por favor, não contém a ela que fui eu quem passei. Os que conheceram minha saudosa mãe sabem que Eliza Pikelhaizen, Z'L, não gostava nada de distribuir receitas! :)
Torta de Abacaxi
Fazer um doce ligeiro de um abacaxi, ou para os que não querem ter trabalho, uma lata de doce de abacaxi sem a calda.
Forre um pirex com biscoitos champagne umedecidos com dois copos de água fervendo e um pouco de rum.
Leve ao fogo brando uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite, uma lata de leite de vaca e três gemas. Cozinhe e quando ferver jogue sobre os biscoitos.
Coloque os abacaxis que podem ser em rodelas ou pedaços.
Deixe esfriar.
Faça um suspiro com as três claras, três colheres sopa de açúcar e uma lata de creme de leite sem o soro.
Coloque sobre o creme do pirex e coloque para gelar.
Aprecie com moderação!!
Outra dika que gosto muito de fazer é um frapé de abacaxi, que é somente bater a fruta no liquidificador com bastante gelo e depois colocar umas folhas de hortelã.
Nada melhor para os terríveis dias de calor que iremos enfrentar!
Agora genteeeeeeee, fui ali comprar meu abacaxi!!!
Pérola Pikelhaizen
Dvash Chocolates / Facebook@dvashchocolates
WhatsApp 71999292605
Do México, li estes artigos divertidos