Crédito: Imagem de Rogerio Rogeriomda por Pixabay
Oi, genteeeeeeeeeeeeeee!!!
Estive olhando e nem acrediteiiiiiiiiiii!! Essa já é a 5ª coluna que escrevo com muita alegria!
Infelizmente não sei quem me lê…
Provavelmente nem todos me conhecem. Fui uma criança muito tímida e de poucas palavras, mas quando descobri que podia falar, que tinha o que dizer e, principalmente, descobri que pessoas tinham interesse no que eu podia dizer, ahhhhhhhhhhhhhhhh!!!! Desatei a falar e simplesmente, adooooooooooooorooooooooooo falar!!! Gosto tanto que falo sozinha!! Acreditem! Falo! Respondo! Até brigo e faço as pazes comigo mesma! Há quem diga que falo até dormindo, mas isso eu não posso afirmar! Ainda…
Porém quero dizer também que sou excelente ouvinte e, até mesmo, consigo me manter calada enquanto os outros falam!!
Por que estou contando isso a vocês? Porque para mim, escrever essa coluna é como se estivesse conversando com cada um de vocês, meus leitores, cara a cara! Na verdade, adoraria fazer isso um dia! Para tanto preciso conhecer vocês! Sei que deixar um comentário aqui embaixo nem sempre dá certo. Por isso quero disponibilizar meu WhatsApp para que vocês se identifiquem, comentem, elogiem (vou gostar de ouvir que vocês gostam do que estão lendo), critiquem (já disse que estou aprendendo a receber críticas. Juro que estou!!) e façam sugestões de novos tópicos.
Estarei à disposição pelo WhatsApp. Aguardo vocês lá!
Agora que já coloquei parte do meu coração para fora, vamos colocar a outra parte que está reservada para falar da nossa estrela da vez: o mamão.
Por que falar dessa fruta? Muito simples! Era uma das favoritas de meu pai! E aí o coração não aguenta…
Meu pai, Bernardo Pikelhaizen Z’L, foi embora quando eu estava entrando na adolescência, uma fase difíiiiiicillllll….
Lembro dele sentado na cabeceira da mesa comendo e se deliciando do mamão sempre com uma colher!
Então vou voltar na minha máquina do tempo e sentar ao lado de meu pai para comer nosso mamão e descobrir o que de bom ele tem.
Você vem comigo?
Primeiro nos deparamos com um enigma: qual dos 57 tipos de mamão existentes no mercado seria o melhor e mais nutritivo para o consumo? Pois é…
Nem eu acreditei, mas, segundo minhas pesquisas, existem em média 57 espécies de mamão só no Brasil!
Então gente, com uma fruta assim tão variável, barata e tão nossa, vale ou não a pena degustá-la?
Será que o mamão papaia é melhor que o mamão formosa ou quaisquer outras espécies?
A resposta é bem simples. Todos eles são iguais! A maior diferença é o tamanho entre eles, portanto se você não tem intenção de consumir seu mamão rapidamente, aconselho que compre o papaia por durar mais na geladeira.
Nós, brasileiros, somos privilegiados por termos a nossa disposição o ano todo essa tão rica e poderosa fruta!
O mamão é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros! Rica em vários nutrientes, vitaminas, minerais e, por seus benefícios nutricionais, é um verdadeiro remédio caseiro, beneficiando a saúde de nossos órgãos, passando pelo suporte à digestão, ao sistema imunológico e ao nosso coração!
Sabiam que o mamão desbanca a laranja no quesito Vitamina C? Pois é!!! Pasmemmmmm!!! Ele possui até 10 vezes mais Vitamina C do que a laranja! Agora pensem bem quando bater aquele resfriadinho e, invés de um copo de suco de laranja, que tal uma fatia de mamão?
Não é à toa que não consigo me lembrar de meu pai gripado!
Todos nós sabemos que o mamão faz bem à digestão por melhorar o fluxo intestinal, isso por ser muito rico em Fibras, mas ele também possui Papaína e Quimopapaína, enzimas que digerem a proteína e funcionam como anti-inflamatórias, sendo bastante recomendado seu consumo para quem quer emagrecer. Além de ser saboroso, contém apenas 39 calorias em cada 100 gramas dessa fruta!
Por ser rico em Vitamina A, possui antioxidantes que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento e, por esse mesmo motivo, é excelente para a saúde dos olhos.
Essa mesma Vitamina A é utilizada para produzir sebo, indispensável para quem quer manter os cabelos disciplinados, brilhantes e hidratados e seus nutrientes ajudam, inclusive, a evitar a perda de cabelos ao combater a caspa.
Apesar de ser uma fruta, ele tem baixo teor de açúcares, sendo recomendado seu consumo para diabéticos, pois suas Vitaminas e Fitonutrientes impedem que doenças do coração proveniente da diabetes se desenvolvam!
Sabiam que ele até melhora nossa pele? Pois é! Por conter Betacaroteno e Licopeno, responsável pela cor do mamão, também melhora o aspecto da nossa pele, deixando-a mais saudável... Segundo estudos esse Betacaroteno e Licopeno também podem prevenir e nos proteger contra alguns tipos de câncer.
Já ouvi falar que suas sementes, depois de lavadas e secas, servem para serem comidas cruas ou misturadas em molhos para acompanhar saladas, pois possuem um sabor picante. Essas sementes podem ser usadas para auxiliar no combate aos vermes intestinais.
Genteeeeeeeeeeeee viva ao solo brasileiro que nos dá tanta fartura de frutas maravilhosas, ricas e nutritivas!!!
Agora vamos à nossa dika do dia!
Nada melhor do que comer essa fruta poderosa em natura com granola, mel e canela, mas como sei que vocês gostam de inovar (e eu também!), que tal fazermos um muffin de mamão?
Vamos precisar de:
1/2 mamão papaia amassado
¼ xícara de leite
1 colher de manteiga derretida
1 ovo
1 xícara de aveia em flocos finos
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher chá de fermento em pó químico
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
Seu preparo é bem simples:
Misture os ingredientes secos; amasse bem o mamão, adicione a manteiga derretida, o ovo e o leite, misturando tudo. Depois é só adicionar essa mistura aos ingredientes secos, misturando com um garfo delicadamente. Coloque a mistura em forminhas de muffins untadas e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 20 minutos ou até ficarem douradas.
Sim, para acompanhar esse nosso lanchinho que tal uma deliciosa vitamina de mamão? Se quiser inovar mais ainda, coloque mel na sua vitamina!
Espero que tenham curtido nossa estrela de hoje e nos vemos em breve!
Para quem quiser conhecer e curtir a página da Dvash Chocolates é só clicar no link aqui abaixo!
Eu e a Dvash Chocolates esperamos sua visita e lembramos que já estamos aceitando encomendas para o fim do ano!
Como judeus temos vários privilégios na vida e, um deles, é poder celebrar a entrada do ano duplamente!
Para todos vocês meus queridos leitores e desde já amigos:
Que 2022 venha forte!
Vamos renovar a esperança em um mundo cada vez melhor!
Vamos acreditar!
Vamos continuar juntos e mais fortes!
Feliz 2022!!
Pérola Pikelhaizen
Dvash Chocolates / Facebook@dvashchocolates
Comentários