
Shaná Tová 5785!
Entramos no mês de Elul e após profunda auto-reflexão chegou o mês de Tishrei, trazendo Rosh HaShaná e o Yom Kippur. O Ano de 5784 foi um dos mais difíceis e dolorosos para o povo judeu desde o final da segunda-guerra.
O ataque terrorista de 07 de outubro, ficará na memória como o mais terrível dia desde o final da Shoá e deu início a uma guerra longa e dolorosa, acompanhada pelo apogeu de manifestações antissemitas no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
A Comunidade Judaica tem sido permanentemente desafiada a se manter unida em sua diversidade e a mostrar seu apoio ao sonho milenar de uma Terra de Israel livre e segura.
Nesta época de Cheshbon Nefesh, um balanço interior de nossa alma,aproveitamos para fazer um balanço da gestão nos últimos 15 meses. Comemoramos de acordo com nossas tradições todos os Chaguim ao tempo que tivemos oportunidade de desenvolver atividades culturais e sociais das mais diversas, além de dentro de nossos parcos recursos financeiros empreendermos obras de manutenção na sede da Pituba e no Cemitério Israelita. Tivemos Shows de Música Brasileira, Karaokê, Show de música Yiddish com o grupo canadense no Silent Tears, oficinas de cerâmica e argila, encontros marcados com emoção e judaicidade. Inauguramos a Galeria dos Presidentes, um tributo às gerações que mantiveram a SIB unidade e viva ao longo de nossa história.
Incorporamos ao nosso calendário de eventos o Dia Internacional de Combate ao Fascismo e ao Antissemitismo e o Dia Internacional de Memória as vítimas do Holocausto, além da Cerimônia o Yom HaShoah, sempre com presença de autoridades religiosas, civis e militares, além de membros do corpo consular. Comemoramos com a presença do Embaixador Daniel Zonshine o Yom Haatzmaut e celebramos o Yom Yerushalaim, num belo evento em parceria com o KKL.
Comments