top of page

Notícias de Israel

EXEMPLO DE PILOTO E DETREMINAÇÃO - O/a leitor/a provavelmente nunca ouviu quem é Giora Even Epstein. Sua história é de verdadeiro exemplo de excelência e determinação e está até escrito no livro de Recordes do Guiness. Ele nasceu no Kibutz Negba, no deserto do Neguev e desde jovem sonhou em ser piloto. Quando chegou o seu tempo de entrar no exército israelense, em 1956, ele pediu para ir ao prestigioso curso de pilotos. Passou os testes, iniciou, mas em seguida foi retirado devido a Guerra do Sinai e o colocaram para ser mecânico de armamento de aviões. Depois da guerra insistiu em voltar a pilotar e desta vez foi recusado por problemas médicos. Então foi para o batalhão de paraquedistas, se destacou e foi transformado em treinador de paraquedistas. Em 1959 terminou seu serviço militar, mas seu sonho não o deixou. Voltou ao serviço militar tentar ser piloto e conseguiu em 1962 ingressar no disputadíssimo curso de pilotos. Terminou o curso com distinção, mas foi destacado para ser piloto de helicópteros por seu problema médico, e não piloto de caça como queria. Inconformado, foi ao gabinete do Comandante da Força Aérea, General Ezer Weissmann, que se encheu dos argumentos do Giora e no final lhe disse:" vai ao Esquadrão de Caças e não quero te ouvir mais'.


Certamente, Ezer não se arrependeu e até ouviu e muito do Giora Even Epstein e só coisas boas.


No esquadrão de caças ele se destacou desde o início. Tinha uma visão excepcional e até chamaram-no de Hawkeye ( (olhos de falcão). Ele demonstrava nos treinos profissionalismo, coragem, humildade e ser homem de valores. Sua primeira ação contra aviões inimigos, foi na Guerra dos Seis Dias e no segundo dia, abateu caça egípcio. Foi o primeiro de uma série. Na Guerra do Desgaste (1967- 70), abateu mais 4 Mig egípcios, tornando se um "Ace" (título de cada piloto que abate pelo menos 5 caças. Ele se destacou pela sua frieza, habilidade aérea, precisão e iniciativa própria.


Na Guerra do Yom Kipur (1973), tornou-se uma lenda viva, quando em menos de 3 semanas de combates, abateu nada menos de 12 caças egípcias. Num dos combates conseguiu num só voo abater 4 caças, algo raro nos combates aéreos. Num voo viu-se encurralado ante 10 caças Mig 21, e como disse depois: "não conheci a palavra medo" e as enfrentou. Por suas ações nesta guerra recebeu a Condecoração do Exemplo (mofet), a 3ª mais importante nas FDI. Também foi recordista mundial em paraquedismo livre e representou Israel 2 vezes em Campeonatos Mundiais de Salto Livre de Paraquedas.


Durante seu serviço militar acumulou 9000 horas de voo, das quais 5000 voos operacionais, dados raros a pilotos de combate. Por seu desempenho, Giora Even Epstein está registrado no Livro dos Recordes do Guiness, como o único piloto a derrubar 17 caças inimigas.


Em 2018, aos 80 anos a Força Aérea lhe fez uma cerimonia especial e lhe deu a patente de General de Brigada. Giora faleceu no último sábado (19) aos 87 anos de idade, deixando a esposa Sara, 3 filhos, 7 netos e um enorme legado.


ISRAEL E A MIDIA - Israel é um minúsculo país no Oriente Médio, rodeado por inimigos, apesar de que sua população mal está chegando aos 10 milhões de habitantes. Porém a mídia mundial se ocupa com Israel mais do que com o Brasil, com 214 milhões de habitantes, a Nigéria de 270 milhões de hab. e da Indonésia, maior país muçulmano de 270 milhões. Segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisas CAMERA, a guerra em Gaza tem 4 vezes mais foco do que guerras que levaram a morte de milhões de pessoas na África e na Ásia. Assim, na BBC o pequeno Estado de Israel é mais focalizado que a China e a Índia com bilhões de habitantes. Com diz o provérbio: 'No Jews, no News".


QUENTIN TARANTINO VISITA SOLDADOS - O famoso criador e diretor de filmes é casado com a Daniella Pick, filha do falecido cantor Zvika Pick e tem 2 filhos. A maior parte do tempo os dois vivem em Tel Aviv e de vez em quando passam aos EUA. Tarantino conhece bem a realidade israelense e se identifica com ela. Na foto o vemos visitando soldados num acampamento próximo a Faixa de Gaza e dando seu apoio.

Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

O MUNDO AO AVESSO - O sábado, 7.10.2023 abalou profundamente o povo de Israel, pela audácia e surpresa no ataque da organização...

 
 
 
Notícias de Israel

ANTISIONISMO E ANTISSEMITISMO - Uma coisa muito intrigante aconteceu no mundo depois de 7 de outubro. Israel que foi atacado e recebeu...

 
 
 

Comments


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page