Notícias de Israel
- David S. Moran
- há 9 horas
- 8 min de leitura
A TRUMPALHADA DO TRUMP - Já está difícil de acompanhar os pronunciamentos do presidente americano Donald J, Trump. Ele fala e muito e nem sempre o que diz corresponde a realidade. As vezes parece que fala 'wishful thinking (pensamento ilusório), como o fez na segunda-feira(22) quando falou:" o Irã consentiu averiguação nas suas instalações nucleares no mais alto nível por tempo indeterminado" Irã imediatamente desmentiu esta afirmação alegando:" não permitiremos aos inspetores da AIEA vistoriar os reatores nucleares que foram bombardeados na guerra".
No mesmo dia. O vive presidente americano Vance trata com representantes do Irã, Paquistão e Qatar e anuncia s criação de 'mecanismo para evitar atritos relacionados ao cessar fogo'. Quem falta nesta reunião? Israel, que é parte do conflito. Quem estão na comissão? Três países hostis a Israel. Os EUA não veem este absurdo? Os americanos ataram as mãos dos israelenses e proíbem que tropas das FDI aturem nos terroristas da Hezbollah que os ameaçam.
O monte de absurdos sobe de altura a cada hora. Trump merece todo o respeito de Israel. Ele mandou transferir a Embaixada americana para a Capital, Jerusalém (no 1termo), lutou contra o Irã com Israel e é amigo verdadeiro de Israel. Mas, agora, ele mudou. Israel e os EUA não conseguiram nenhuma meta que queriam alcançar na guerra contra o Irã. O governo iraniano não caiu, as instalações nucleares não foram desmanteladas e o urânio enriquecido não foi entregue, a indústria de mísseis estratégicos está de pé e o Irã continua patronizar suas proxies. Tanto é que agora os EUA lhe dão aval de ser protetora do Líbano, apesar do seu governo se opor a isto. Também há indicações de que o Irã está enviando dinheiro e material bélico o Hamas na Cisjordânia O governo libanês expulsou o embaixador iraniano em 24.3.2026, para que não intervenha nos assuntos internos do Líbano.
Até países do Golfo Pérsico são contrários a atitude dos EUA. Os Emirados Árabe Unidos que mais foram bombardeados na guerra se recusam a descongelar dinheiro iraniano (3 bilhões de dólares). As autoridades alegam que o Irã tem que lhes compensar pelos estragos que fizeram no país. Eles querem que o Irã se comprometa a manter o Estreito de Hormuz aberto e que não atacará seus vizinhos. A Arabia Saudita e o Bahrein também estão dessatisfeitos dos acordos que os EUA costuram as suas contas. O único país que apoia é o Qatar, que é muito próximo do Irã e com ela difunde o islamismo pelo mundo.
Netanyahu está nas mãos do Trump. Ele está isolado no mundo. Podia viajae só a Hungria de Orban e agora só um país o acolhe, os EUA. Ele deixou a histórica política de apoiar o bipartidarismo ao se identificar só com o partido Republicano, Assim Israel
A abertura do Estreito de Hormuz enche os cofres vazios da República Islâmica do Irã e das Guardas Revolucionárias que estavam a ponto de falir. O povo iraniano que saiu as ruas no começo do ano, está iludido. Pensou que os EUA e Israel o ajudaria a depor o governo radical xiita. Centenas de milhares saíram as ruas para protestar contra a ditadura xiita e cerca de 40 mil foram Trump não quer mais lutar contra o Irã e se compenetra com as eleições do meio termo em 3 de novembro. Netanyahu também mira as eleições que quer antecipar para 20 de outubro (estavam previstas para 27 de outubro, mas ele não quer menção que pareça com 7 de outubro) e alega que não recebe ordens do Trump na luta contra a Hezbollah. Os soldados o contradizem e alegam que não podem atirar nos terroristas. Ao governo libanês que continua dialogar com Israel em Washington, Israel diz que não tem nada contra o povo libanês, só quer coordenação com o Líbano. " Temos que derrotar a Hezbollah e lhe tirar da equação".
A AUTONOMIA DOS ULTRA ORTODOXOS - Israel está travando a guerra mais comprida de sua recente história. Há 3 anos esta lutando, no inicio contra a organização terrorista Hamas e mais tarde contra a República Islâmica do Irã. Nos combates há mais de 2.000 mortos e muitos feridos. Há reservistas que já estão combatendo 300, 400 e 500 dias, estes largaram suas esposas, filhos, lugares de trabalho e estão a serviço da Nação. Por outro lado, há cerca de 80.000 haredim (ultra ortodoxos) que não vão ao Exército.
Quando o Estado de Israel lutou e adquiriu sua Independência, o premier David Ben Gurion autorizou isentar 400 estudantes sábios de se alistar as FDI e que continuem estudar a Torá. Com o tempo, os governos que necessitavam dos partidos haredim na coalizão, não mexeram com esta batata quente, mas o seu número em 78 anos subiu de 400 isentos para 80.000. Isto quando o Chefe do Estado Maior diz em voz alta que nas FDI faltam 12.00 soldados.
Os haredim não se importam com isto e quando a policia militar prende desertores, se organizam e saem as ruas e estradas principais bagunçando o trânsito. Portam cartazes "morreremos e não iremos ao Exército" e outros nestes termos. Em Israel o serviço militar é obrigatório a jovens de ambos os sexos, aos 18 anos. Os drusos fazem serviço militar e há árabes (poucos) que também se alistam. Os únicos que não o fazem são os haredim.
Netanyahu que precisa dos seus aliados de coalizão, os partidos dos ultra religiosos, lhe oferece tudo, só par continuar se manter no poder. Na terça (23) ele se reuniu com o líder do Shas, Arie Deri e o líder do Yahadut Hatorá, Moshe Gafni. Em pauta negociaram a vontade do Netanyahu de não constituir Comissão Nacional de Inquérito (que a Suprema Corte nomeia) e sim nomear Comissão de Inquérito Política, para apurar os acontecimentos de 7/10. Legislar uma lei para dividir as funções do Conselheiro Judicial do Governo e realizar eleições em 20.10 e não em 27.10. Para tanto os haredim receberão decisão governamental de não prender desertores, lei que anula a reforma da cashrut (seria cabide de emprego para 5,000 funcionários destes partidos e a Lei que equipara os estudantes haredim aos soldados. Isto é, não só os isentará do serviço militar, ainda receberão salário por estudarem.
Os familiares dos assassinados em 7.10 reclamam que estas negociações é especular no sangue dos seus entes queridos." Mesmo depois de 1000 dias não recebemos respostas do governo, responsável pela maior tragédia ocorrida no país". Gadi Eizenkot, o principal rival do Netanyahu nas próximas eleições disse:" Netanyahu faz liquidação nos interesses nacionais de Israel. Ele tenta apagar a maior fracasso da memória do povo".
O desaforo maior são as falas e ações dos líderes ultra ortodoxos. Arie Deri, líder do partido sefaradita haredim, que participa do gabinete militar e é confidente do Netanyahu disse na semana passada:" tenho orgulho de 3 netos meus que são desertores da FDI". Que absurdo. Antigamente não servir ad FDI era vergonha, O rabino Itzhak Yaakov disse na prédica de sábado a noite (20): o Trump mudou de atitude com respeito a Israel, por causa do tratamento aos haredim pelo governo e atacou a Procuradora Judicial do governo que autoriza prender ultra ortodoxos desertores, adicionou: "esta mulher é lixo e cruel". Palavras não apropriadas a um ex grão rabino,
Na quarta-feira (24) os haredim organizaram várias caravanas de 1,000 carros (esperavam 5,000) para ir em marcha lenta até a prisão onde estão os haredim, bagunçando o trânsito.
O exército já criou batalhões especiais para haredim, sem soldadas, com tempo para estudar e rezar, comida especial, só para que ingressem. O que aconteceria se servissem 2 anos e depois voltariam a Yeshiva, empenhando-se a segurança de Israel como os demais cidadãos?
ESLOVÊNIA MUDA POLÍTICA E É A FAVOR DE ISRAEL - Logo após assumir o posto de Primeiro Ministro, Janez Jansa, mandou retirar a bandeira palestina do mastro no edifício governamental, que lá esteve por 2 anos. ´"É loucura" disse sobre seu predecessor e até falou em transferir a embaixada do seu país para Jerusalém. " Israel é parceira estratégica que contribui para a estabilidade da região e luta contra o terror... Europa e Israel tem muitos dos mesmos desafios- terror, extremismo, ´pressões geopolíticas e erosão da identidade nacional, temos que estreitar a cooperação, Israel é uma das maiores aliadas da Europa".
"TUDO É POR CULPA DOS JUDEUS" - Os absurdos não tem fim. Na Argélia ainda não se acalmaram do jogo contra a Argentina em que Messi marcou 3 gols e não foi expulso por derrubar jogador argelino. O famoso comentarista argelino Mustafa al Maazouzi escreveu teorias conspiratórias a respeito. Ele evidentemente põe a culpa nos judeus alegando que "Messi é protegido pelo Lobby judaico, que controla o mundo, como uma máfia. Eles mesmos o disseram. O presidente da FIFA, Infantino não quer que tenhamos sucesso. Nos somos país de honra".
Na Colômbia Abelardo de la Espriella "Tigres" venceu as eleições presidenciais, derrotando o candidato da esquerda por 1%. O presidente perdedor, Gustavo Petro apressou-se para alegar falsidades e culpou "que só Israel é capaz disso". Os 2 países não têm relações diplomáticas e Espriella prometeu renovar as relações e mudar a Embaixada para Jerusalém.
A DINAMARCA ESTÁ PREOCUPADA COM OS MUÇULMANOS - O Ministério da Imigração anunciou que o governo renovará a investigação judicial para proibir a chamada dos muçulmanos para a reza nas mesquitas pelos alto falantes. "a chamada não deve ser ouvida em cima dos tetos da Dinamarca... vocês têm que ter dúvidas se chegaram a Islamabad, quando estão na Dinamarca". Na Alemanha e na Inglaterra há rigorosas limitações às horas que as mesquitas podem chamar os crentes para a reza. Na Holanda é proibido construir mesquitas com minaretes, as mesquitas tem que ser discretas. Na Dinamarca vivem 270 mil muçulmanos que tem cerca de 100 mesquitas para a população do país que é de apenas 6 milhões. Há 7 anos a Dinamarca iniciou restrição do número de imigrantes e em dezembro último apenas 130 pediram refúgio no país.
PRESENTÃO DO QATAR A TRUMP - Na sexta-feira (19) Trump inaugurou o novo avião 747, de 400 milhões de dólares, que recebeu de presente do Emir de Qatar: "um rapaz fantástico, muito corajoso". Será que isto explica a aproximação desses 2 líderes e do envolvimento do Qatar nas negociações que envolvem também Israel, da qual Qatar e´ inimiga? Se fosse dado um presentão desses a um líder na América Latina ele seria chamado de corrupto, mas isto não vale para a América do Norte. EUA e Qatar estudam como descongelar bilhões de dólares para o Irã, que segundo Wall Street Journal seria para a compra de produtos, alimentos e medicamentos nos EUA. Enquanto isto, há informes da Inteligência de que Qatar ajudou o Irã e lhe entregou dinheiro mesmo antes do descongelamento e até mesmo o ajudou militarmente.
MORRE O ARTISTA PLASTICO YAAKOV AGAM - Ele foi dos mais importantes artistas de Israel. Faleceu neste domingo (21) aos 98 anos de idade. Há 2 meses recebeu o Prêmio de Israel por suas obras que enfatizam movimentação no tempo e parte delas combinam motivos judaicas. Ele nasceu em Rishon Le Sion, em 1928 numa família religiosa. Em 1945 foi preso pelo exercito inglês por 8 meses sob a alegação de pertencer a movimento subversivo contra o domínio inglês. Estudou na famosa escola de Artes, Bezalel em Jerusalém e continuou estudos em Zurique e Paris. Suas obras estão expostas nos maiores museus do mundo.
ESTA SEMANA CAIRAM 7 SOLDADOS - 6 no Líbano e um na Faixa de Gaza. Os soldados que tombaram são de todo o país: de Haifa, Herzliya, Kerem Marhal, Kfar Saba, Jerusalém, um druso de Pekiin e um beduíno de Hura. Devemos nos lembrar desses bravos soldados que deram suam vidas para que os israelenses possam viver em paz.

Comentários