top of page

Notícias de Israel

MASSACRE NA AUSTRALIA NA FESTA DE CHANUCÁ - No fim da tarde de domingo (14) mais de 1.000 pessoas, a maioria judeus, concentraram-se na praia de Bondi, em Sidney para acender a primeira vela, da Festa das Luzes, Chanucá. Pessoas pacatas que foram a praia para festejar, mas, radicais islamistas tiveram outro objetivo. O de matar o quanto mais de pessoas e estragar a festa.  Pai e filho – que já em 2019 esteve sob a mira dos Serviços de inteligência australiana- conseguiram quebrar a festa, atirando o quanto mais e matando 15 pessoas- a mais jovem de 10 anos e o mais velho, judeu sobrevivente do Holocausto de 86 ano e, ferindo outros 42.


No meio do tiroteio dos dois terroristas, uma pessoa conseguiu pegar um e desarma-lo. Apurou-se de que se tata de um sírio, Ahmad al Ahmad de 43 anos, que emigrou para a Austrália e foi ferido duas vezes por balas. Verdadeiro herói. Um dos terroristas foi morto, o outro ferido e levado a hospital. O primeiro ministro israelense, Netanyahu, sem saber dos detalhes apressou-se em dizer:" vimos a maldade e vimos o recorde do heroísmo judaico. Vi um judeu cair em cima do terrorista salvando muitas vidas.


Este terrível ato soma-se a grave crise de antissemitismo, mesclado com anti Israel, que ora assola o mundo inteiro, muitas vezes sem a devida resposta e ou ação dos governos onde é cometido. Países democráticos muitas vezes não agem, temendo infringir os direitos humanos. Estes que são folha branca nas políticas dos países autocráticos e principalmente islâmicos.


Tanto é que os terroristas nada tem a ver com Israel e ou a questão palestina, eles emigraram do Paquistão, o pai de 50 anos foi morto e o filho de 24 ferido, há anos participava de estudos da religião muçulmana no Centro Islâmico de Sidney. Lá ele foi tornar-se cada vez mais radical. No seu carro foi encontrada uma bandeira do Daesh (ISIS) e alguns artefatos explosivos. Isto é que o mundo Ocidental não entende, os centros islâmicos tem que ser vigiados e agir de acordo com as leis locais e não de Maomé. Eu vivi em Nova York, na 96ª rua com a 3ª Avenida e lá está a Mesquita de Manhattan. Toda sexta feira tinha serviço religioso, as autoridades não permitiram usar os alto falantes, tudo era vigiado pelas autoridades A Austrália é um país colhedor de imigrantes, lá vivem 800.000 muçulmanos (3% da população) e cerca de 120.000 judeus (0.4%).


Netanyahu também culpou a atual política pro palestina adotada pelo premier australiano Anthony Albanese de favorecer a execução de um atentado desses e exigiu sua demissão. Interessante, que ao mesmo tempo ele não larga as rédeas do poder, quando sob seu governo ocorreu a maior chacina contra judeus, desde a segunda guerra mundial.


No dia seguinte, a praia de Bondi permaneceu vazia, a noite o famoso Salão da Ópera foi adornado com luzes de 'chanukia' (candelabro de 9 canos) e as bandeiras em todo o país foram baixados para o meio mastro. O primeiro ministro Albanese tentou mostrar que seu governo leva a sério a luta contra o antissemitismo e colocou buquê de flores no local do atentado, declarando combaterá o antijudaísmo.


Hoje em dia calcula-se que no mundo todo vivem 15 milhões de judeus e em todos os países onde vivem integram se a comunidade geral e fazem tudo para se adaptar e progredir. Trazem benefícios em todos os campos desde as confecções até as altas ciências, economias, engenharia, etc. Enquanto isto os muçulmanos que são muito mais numerosos (1.5 bilhão) e emigram ao Ocidente, fecham -se em suas comunidades e em geral nem tentam se adaptar as novas comunidades. Eles se concentram em certos lugares, como por exemplo a Marselha, na França ou Malmo, na Suécia e fazem os lugares se adaptarem aos seus costumes islâmicos, afugentando os cidadãos nativos.


TRUMP GOVERNA ISRAEL!!!??? - No ano que ora está terminando, Israel tornou-se mais dependente dos EEUU. Isto foi demonstrado já antes das eleições, quando Netanyahu, fugindo a regra de não se alinhar com nenhum candidato a presidência americana, mostrou publicamente que está a favor do Trump. Adicionado a isto seu desejo de permanecer no poder e pedir ajuda do Trump para tal ("presidente Herzog porque não indulta o Bibi") e estar totalmente dependente da boa vontade do governo americano. Trump sabe e sente isto e por isto até parece que governa o Estado de Israel também. Certas ações que Israel queria tomar para a sua segurança, foram abortados a mando do Trump, que nem sempre vê olho a olho os fatos com o governo de Israel.    


Bom exemplo disso, foi no último fim de semana que Israel com seu Serviço de Inteligência detectaram movimentação da Hizballah em se armar e estava pronto para lançar ataque e liquidar esta tentativa da organização terrorista. Os caças israelenses já estavam a caminho do Líbano, quando Trump ligou ao Netanyahu e exigiu abortar estes ataques. Naturalmente, Netanyahu obedeceu e os caças voltaram as suas bases sem cumprir a missão.


Outro exemplo foi na última quarta-feira (17). De repente as redes de TV anunciaram que Netanyahu falará a nação. Ninguém sabia do que se tratava. De repente apareceu o vídeo com Netanyahu e ao seu lado o Ministro da Energia, Eli Cohen.Netanyahu falou vitoriosamente que autorizou a venda do maior contrato de venda de gás israelense para o Egito, no valor de 35 bilhões de dólares, por alguns anos. Só não informou que estava contra esta venda até que o Egito tire do Sinai o excesso de soldados que Israel lhe permitiu trazer ao local para combater o ISIS. Até agora o Egito evita retira o excesso que rege o acordo de paz entre os 2 países.  O Egito também tapou os olhos aos tuneis que Hamas cavou debaixo da fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, pelos quais a Hamas contrabandeava material bélico. Muito bem, Netanyahu não assinando novo contrato de venda de gás ao Egito a preços baixos, quis pressionar A Sisi, que se recusa a encontra-lo. Aí veio o Trump falou (e pressionou) o Netanyahu a acertar as pontas, já que também a Chevron tem interesse nesta venda e de repente esta negociação aparece como uma vitória do Netanyahu.


Trump julga ser o paladino da paz entre Israel e Hamas, em Gaza. Vive repetindo que fez 8 acordos de paz no mundo, inclusive entre Israel e Hamas, trazendo de volta todos os sequestrados israelenses (ainda falta um) e promoveu a paz no Oriente Médio pela primeira vez em 3.000 anos. Exagero. Trump tem seus méritos, mas ainda está longe de trazer a paz. A segunda fase do acordo, ainda não entrou na engrenagem. Está sendo muito difícil de montar uma Força Internacional que entre em Gaza para que as tropas israelenses saiam de lá. Os países árabes se recusam e sabem porquê. Não querem seus soldados combatendo com terroristas da Hamas. Hamas não está deixando as armas, como rege o acordo e ao contrário do que deveria fazer, volta a se estabilizar no governo da Faixa de Gaza.


Trump é Trump e acha que todos farão o que diz. Israel teve um momento precioso e raro e vendo o segundo homem mais importante da Hamas, Raed Saad, sair do seu esconderijo, não teve dúvidas nem tempo, foi ordenada sua eliminação por um drone, sábado (13). Sem consulta previa com os EUA. Sabendo do fato, Trump questionou esta ação e disse:" temos que ver se ela não violou o cessar fogo”. Isto diz o presidente do país que eliminou Bin Laden e outros terroristas, sem pestanejar.


Israel enfrenta mais discórdias com os EUA do Trump. Evidentemente que cada país tem seus interesses, que nem sempre são combatíveis. Enquanto Qatar financia universidades e muitas outras entidades para promover o ódio aos judeus e a Israel, Trump vê nos xeiques de Qatar amigos próximos e aliados. O mesmo ocorre com p ditador da Turquia, Erdogan. Este país muçulmano, tornou-se radical sob o regime do Erdogan e promove ódio a Israel. Trump chama Erdogan de "amigo do peito". Então é evidente que estes e mais assuntos serão discutidos na sexta reunião, em menos de 1 ano, que Netanyahu terá com Trump, no fim do mês em Mar a Lago. A saber, que a maior base americana e da OTAN está na Turquia, lá instalados, muito antes do Erdogan assumir o poder.


REVERSÃO NAS ELEIÇÕES NO CHILE - A América Latina está em mudança. Depois da vitória de Milei na Argentina, de Rodrigo Paz na Bolívia, agora foi a vez no Chile. O candidato José Antonio Kast, venceu as eleições com 58% dos votos. Ele venceu a candidata da esquerda apontada pelo presidente Boric e sua Ministra do Trabalho Jeannett Jara. Kast é católico fervoroso e tem 9 filhos e prometeu restabelecer as relações com Israel. O atual presidente Boric, da extrema esquerda recusou-se a receber o embaixador israelense em Santiago e retirou seu embaixador de Israel, Era totalmente anti israelense e esta guinada só pode melhorar as relações entre a América Latina em Geral e o Chile em particular. O pai de Kast foi membro do partido nazista e oficial do exército alemão, que fugiu para a América Latina. Seu irmão serviu como o Presidente do Banco Central durante o regime do Pinochet. No Chile vive a maior comunidade palestina fora dos países árabes, cerca de 500.000 de uma população de 20 milhões de chilenos.


MESQUITA DO BRAS A FAVOR DO JIHAD - No dia 25 de setembro foi realizado na mesquita do Brás, São Paulo, um evento marcando o primeiro ano da morte do líder da organização terrorista Hizballah, Hassan Nasrallah e outros líderes mortos no ataque israelense ao quartel general da Hizballah, em Beirute. Na ocasião os oradores enalteceram e glorificaram Nasrallah, chamando-o de mártir, Master da Resistência e a luz nos céus do Libano. O evento foi organizado pela Associação Religiosa Beneficente Islâmica do Brasil (ARBIB).  Vale a pena ressaltar que o líder xiita conseguiu transformar a Suíça do Oriente Médio, num país medíocre e pobre, com a fuga de milhares de cristãos do país.


COSTA RICA ASSINA ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO - Foi na terça-feira (9) e isto significa a redução imediata de 90% das taxas aduaneiras sobre produtos importados por Israel da Costa Rica. Trata-se principalmente de produtos agrícolas, mantimentos, matérias primas e produtos industriais. Israel exporta a Costa Rica principalmente produtos químicos, aparelhos óticos, e medicinais, produtos de borracha e de plásticos, maquinaria elétrica e mecânica.


NETANYAHU RECRUTA PRESIDENTE DO PARLAMENTO PARAGUAIO PARA ADIAR JULGAMENTO - Foi um momento embaraçoso na corte de Tel Aviv, onde Netanyahu está sendo julgado por corrupção, fraude e quebra de confiança, quando de repente lá apareceu o Presidente do parlamento paraguaio, Dr. Raul Latora, acompanhado pelo Amir Ohana. Netanyahu e Latora apertaram as mãos duas vezes, uma vez na sala estéril e a segunda na Corte e fingiram ser a primeira vez. Netanyahu que se diz inocente e há 8 anos disse que quer dar sua versão o mais rapidamente possível, faz de tudo para prolongar o julgamento. O fiasco é que em vez de levar o dignatário a Yad Vashem, convida-o à Corte e pede mais um adiamento. Ele não faz esta cena pela primeira vez. Fê-lo com o Embaixador japonês e também com o americano. Que vergonha.


ABSURDO DE ANTISSEMITISMO - O Livro Guiness de Recordes mundiais, não aceita pedidos de recordes feitos em Israel e ou nos Territórios Ocupados, desde o início da Guerra Espadas de Ferro, iniciada pela Hamas, em 7 de outubro de 2023. Isto foi descoberto, depois que a agencia israelense, "Matnat Haim" (Presente da Vida) pediu para registrar um recorde mundial de realizar uma convenção com 2.000 doadores de rins, em Jerusalém. O pedido foi rejeitado e surpreendeu o mundo medicinal.


A REVISTA THE ECONOMIST QUALIFICA ISRAEL COMO 3ª ECONOMIA MAIS FORTE DO MUNDO - Em primeiro lugar classificou o Portugal, seguido pela Irlanda. Depois de Israel, em 3º lugar foi a Colômbia, seguidas pela Espanha., República Checa, Grécia, Canadá, Eslovênia. Na 10ª colocação está a Polônia, seguida pela França e pelo Japão. A revista destaca que Israel continuou sua recuperação do caos de 2023.A companhia israelense de maior valor é o Bank Leumi, cuja ação subiu 70% este ano. Os dados da Economist se baseiam em 5 categorias: inflação, mobilidade do Banco Central de implantar sua politica monetária, PNB, execução da Bolsa de Valores dos 36 países mais ricos do mundo.


A MAIOR COMPANHIA MUNDIAL, NVIDIA CONSTRUIRA EM ISRAEL A MAIOR FABRICA FORA DOS EUA - A companhia que já emprega em Israel 5.000 funcionários, aumentara o numero para 10.000. O novo campo, cuja construção começara em 2025, será de 160.000 m² em Kiriat Tivon. Já hoje NVIDIA tem campus em Yokneam e escritórios em Tel Aviv e Beer Sheva. O valor do investimento é de bilhões de shekels. O fundador e Diretor geral de Nvidia, Jensen Huang expressou a importância desta decisão dizendo: "Israel é a casa das mais brilhantes pessoas do mundo, transformando-se na segunda casa da Nvidia. Este investimento representa nosso profundo compromisso e de longo prazo para com as nossas famílias em Israel e sua contribuição a era da IA". É disso que certas pessoas tem inveja.


PRESIDENTE DO LÍBANO ACUSA HIZBALLAH - O presidente Joseph Aoun disse na semana passada que ao contrário do acordo da Hizballah com os EUA e o governo libanês, a Hizballah não cumpre a sua parte. Segundo o acordo, a Hizballah deveria depor as armas e entrega=las ao exército libanês, e se comprometeu a não atacar Israel". O que se nota são as tentativas do Irã em armar a Hizballah, que constrói armazéns e depósitos para poder quando lhe deram ordens atacar Israel. Esta é a razão que Israel queria atacar preventivamente a Hizballah e Trump impediu.


HOJE É O 805º DIA DO SEQUESTRO DO RAN GVILI - O policial Ran, de unidade especial da policia quando ouviu do ataque da Hamas em 7./10 esqueceu do ombro deslocado, vestiu a traje e foi lutar. Matou vários terroristas e quando não teve mais munição foi sequestrado vivo para Gaza. Lá Hamas o matou e ficou com seu cadáver. Ele é o último dos sequestrados que ainda não foi devolvido para ter um enterro decente.  Isto apesar de que o Serviço de Inteligência deu informações precisas aos terroristas da Hamas e da Jihad Islâmica, onde encontra o corpo e desenterra-lo. Agora a alegação dos sequestradores que as chuvas que caíram na região atrasam a procura. São 805 dias e os pais não tem um tumulo onde podem chorar pelo filho.  DEVOLVAM O RAN, JÁ.

Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

NETANYAHU PEDE INDULTO - No domingo (30.11) o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu fez um terremoto político. Através dos seus advogados ele pediu indulto ao presidente Itzhak Herzog. El

 
 
 
Notícias de Israel

DIA DA PARTILHA, ESTADO JUDEU E ESTADO ÁRABE - Uma discussão que já vai por quase 80 anos é de como os judeus chegaram ao Estado de Israel e se foram destituindo os árabes que ali viveram. Vale a pen

 
 
 
Notícias de Israel

TRUMP FAZ NEGOCIOS AS CUSTAS DE ISRAEL - O presidente norte americano entrou como um tufão na Casa Branca. Desde janeiro deste ano, quando assumiu a presidência ele tenta fazer mudanças no mund

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page