top of page

O Movimento Masorti no Encontro com o Rabino




Na última quinta-feira, 21 de julho, no nosso habitual “Encontro com o Rabino” tivemos uma agradável conversa sobre o Congresso Shituf Massoti Amlat, cujo objetivo maior foi o compartilhamento de experiencias, ideias e rumos do movimento Massorti (Conservador) na América Latina.


Este grande evento reuniu representantes das congregações e sinagogas de todas as quatro regiões que compõem o Movimento na América Latina, a Argentina, representando uma região, a Região Atlântica composta pelo Brasil, Uruguai e Paraguai, a região Andina, pelo Chile e Colômbia, Peru e Bolívia e da América Central o México e o Panama.


Para participar desta conversa o Rabino Ari convidou Mauro Zalcbergas Presidente da SIB, Luciano Ariel Gomes Diretor do Cemitério e Flávio Shansis, Vice-Presidente Massorti Olami para nos contarem sobre este grandioso encontro realizado em Buenos Aires.


Nosso público girou entre 30 a 35 pessoas durante a conversa que durou 2 horas e 15 minutos, assunto não faltou e a interação dos participantes também foi um traço marcante. As questões abordadas foram: a Halachá e a vida contemporânea, como atrair e trazer de volta os judeus para as sinagogas, pois atualmente há uma grande preocupação com a evasão das atividades religiosas e comunitárias, situação comum de todas as comunidades, segundo Flávio, esse fenômeno também está acontecendo em todo o Brasil, intensificado, em parte, pela pandemia.


Flávio falou bastante das diretrizes do movimento Massorti e deixou claro que apesar da evolução e modernização que o movimento propõe, as tradições, o cumprimento e observância da Halachá bem como respeito as tradições locais devem ser consideradas e conservadas.


Tivemos ainda a participação do Chaver Itay Malo de Porto Alegre, que nos falou sobre a importância de atrair os jovens e da formação de novas lideranças.


Estes encontros estão se tornando cada vez mais interativos e dinâmicos e abordam sempre assuntos e temas de grande interesse comunitário, convido a todos que participem do próximo, sempre as quintas feiras, às 19:00 horas, que discutirá o livro de Pirkey Avot (Ética dos Pais), até lá.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page