top of page

Parashá Vayera (Bereshit 18: 1 - 22:24)


Havia 03 dias que Avraham Avinu havia feito o Brit Milah, era um dia quente e de muita dor, quando levantou os olhos e viu três pessoas,na realidade 03 Anjos. Exercendo a hospitalidade pelo qual ficou conhecido, apressou-se em comprimentá-los e preparou-lhes uma refeição,pediu igualmente a Sarah para lhes fazer gostosuras. Um dos Anjos ( que para Avraham aparecia como Homens), dizia que Sara teria um filho, ela ao ouvir riu, lembrando da sua idade e da de seu marido. Mas D'us pergunta a Avraham porque Sarah rira. Os Anjos partem escoltados por Avraham que descobre que sua missão era destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, onde seu sobrinho Lot vive com a família. As cidades são acusadas de grande pecado. Mas Avraham torna-se então o primeiro negociador de crises, resolve pleitear ao Eterno, que poupe as cidades do castigo, invocando o atributo da Justiça , os inocentes devem pagar pelos culpados? E vai regateando o número de justos, de 50 a 45, de 45 a 40, 30, 20, 10, quanto D'us Encerra o diálogo e os Anjos partem sozinho para a Sodoma. Nessa cidade, Lot os comprimenta e os convida para sua casa. Após recusa inicial, os Anjos aceitam e o que logo se segue é uma série de conflitos, a tragédia maior é impedida pelos Anjos. Os visitantes avisam Lot a deixar Sodoma com sua família. Todos são advertidos a não olharem para trás. Quando a esposa de Lot olhou para trás, ela se tornou um pilar de sal. Lot vai morar numa caverna com suas filhas.


Sarah, concebe e dá luz à Yitzhak, cujo nome foi escolhido pelo próprio D'us e por isso ele é o único dos 3 patriarcas que não tem o nome modificado. No oitavo dia, Avraham faz o brit milah de Yitzhak e no dia em que ele foi desmamado, fez-se um grande banquete. Mas os humanos são complicados, e Sara viu Ismael, o filho de Hagar, a mulher egípcia, fazendo um escárnio. Sarah disse ao marido: “Expulse esta serva e seu filho, pois o filho não compartilhará a herança com nosso filho". Naturalmente o assunto desagradou o patriarca. Mas D'us lhe diz que "Escute os desejos de Sarah, pois Yitzhak será sua semente", reafirma também que Ishmael também será uma grande nação. Avraham levantou-se de madrugada, tomou pão e água e deu a Hagar e Ishmael, que se perderam no deserto, sendo depois salvos por um Anjo.


Essa parashá traz um dos mais difíceis acontecimentos da Torah: o sacríficio de Yitzhak, conhecido como Akedah, o “atamento” de Isaac. D'us ordena que Ele tome seu único filho e o leve à Terra de Moriá e ofereça-o em uma das montanhas. Esse local situa-se onde mais tarde seria o monte do Templo. Contrastando com o evento de Sodoma e Gomorra, aqui Avraham não contesta. Sente-se impotente? Confia em alguma reviravolta? Não se sente à vontade para uma demanda pessoal?


Ele prepara tudo e com Yitzhak, Eliezer e outros servos partem. Ao final de três dias de viagem, chegam ao local, e uma das poucas vezes que ouvimos diretamente a voz do silencioso Yitzchak, esse pergunta ao seu pai onde está o sacrifício. Avraham responde que D'us providenciará. À montanha sobem apenas pai e filho, e como ordenado, Avraham prepara tudo, mas no momento final, um anjo de Deus chamou-o do céu e impede o sacríficio, e Avraham ao levantar seus olhos, nota que havia um carneiro preso pelo chifre nos arbustos. Avraham pegou o carneiro e ofereceu-o como oferta no lugar de seu filho. Em homenagem a esse carneiro, usamos o Shofar. D'us promete que seus descendentes serão numerosos " como as estrelas do céu e como a areia" e que "todas as nações da terra se abençoarão por meio de sua semente”. Então Avraham, Yitzchak e os servos voltaram para Be'er Sheva. A Akedah, seria o teste supremo entre os 10 grandes testes que Avraham foi submetido. Mas por que o D'us Onisciente precisaria testar alguém? Outros comentaristas apontam em outra direção, o Grande Teste é na verdade uma grande lição: um D'us Único e Vivo, demonstra que abomina sacrifícios humanos, inaugurando assim, uma religião ética de respeito à Vida e que demanda integridade pessoal.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page