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Parashat Acharei Mot

SEFER VAICRÁ - Levítico 

PARASHÁ  AHARÊ -  Depois 

O terceiro livro da Torá, conhecido como Levítico, apresenta as leis e rituais que Adonai determinou para orientar o Povo Judeu em assuntos religiosos e sociais.


Após a tragédia envolvendo os filhos mais velhos de Aharon, conforme narrado na Parashá Shemini, Hashem restabelece o contato com Moshe para a transmissão das leis sagradas.


Nesse capítulo específico, a primeira seção aborda as instruções detalhadas referentes ao "Dia da Expiação" - o Yom Kipur.


O Yom Kipur é o dia em que os indivíduos buscam se reconectar com o Criador por meio da reflexão, do arrependimento, do jejum e da abstinência do trabalho.

Nós, seres humanos, muitas vezes encontramos dificuldade em admitir nossos erros, mas o Yom Kipur oferece uma oportunidade valiosa para reconhecê-los, confessá-los e buscar perdão.


É corajosa a atitude do Rei David, que reconhece seu erro depois que o profeta Natan o confrontou sobre sua culpa em relação a Urias e Batsheva, é exemplificada em suas palavras no Salmo 51: "chatati-eu pequei". Isso demonstra a importância da humildade e do arrependimento na tradição judaica.


Sob a responsabilidade do Cohen Gadol, no Yom Kipur eram realizados rituais de sacrifício destinados a expiar os pecados da comunidade. 


Durante o Yom Kipur, cada indivíduo cumpre as orientações e o sacerdote realiza os rituais em nome de si mesmo e de sua família. Essa prática pressupõe que, após esse Dia de Expiação, todos se tornarão espiritualmente renovados e melhores.


De  acordo com as normas de Hashem esses rituais teriam lugar no Mishkan e posteriormente no Beit Hamikdash - o Templo Sagrado, construído em Jerusalém.


Na segunda parte do capítulo Ahare Mot, Moshe recebeu instruções sobre as leis referentes às relações proibidas, como o adultério, que é um dos mandamentos "Não adulterarás". Outras relações proibidas incluem casamento entre parentes próximos, incesto e outras situações específicas que são consideradas transgressões pelas leis divinas. 


Constata-se  nas leis sobre as relações fundamentos de respeito, amor e ética.

"E guardarei Meus estatutos e Meus juízos, não fareis de todas essas abominações; nem o natural nem o peregrino que habitar entre vós…”


Shabat Shalom

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