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Parashá Emor – אֱמֹר

(porção 31 da Torá que está no livro de Vayikrá 21:1-24:23 com 124 versículos e Haftará- Ezequiel 44:15-31)


O livro de Vaikrá, basicamente, trata de assuntos relacionados ao Templo/Santuário, os Cohanim (Sacerdotes) e à pureza pessoal. Emor significa “diga” - A ênfase na porção Emor é dada à pureza pessoal e, consequentemente, à Santidade que o povo de Israel e os Cohanim devem buscar a observância das festividades centrais do judaísmo que são nosso alicerce espiritual: o Shabat, e as três festas fixas de peregrinação – Pessach, Shavuot e Sucot; além de Rosh hashaná, Yom Kippur e Sheminí Atzeret e ainda a contagem do Ômer.

 

As normas contidas nesta porção apontam tanto para o aspecto espiritual como para o aspecto material. A classe sacerdotal tem uma responsabilidade para ajudar na santidade do povo, por isso esta parashá expõe todos os preceitos que eles devem seguir. Nesta porção, temos também leis sobre os vínculos familiares e os objetos para as oferendas e os animais para os sacrifícios.


O livro de Vaikrá, basicamente, trata de assuntos relacionados ao Templo/Santuário, os Cohanim (Sacerdotes) e à pureza pessoal. Emor significa “diga” - A ênfase na porção Emor é dada à pureza pessoal e, consequentemente, à Santidade que o povo de Israel e os Cohanim devem buscar a observância das festividades centrais do judaísmo que são nosso alicerce espiritual: o Shabat, e as três festas fixas de peregrinação – Pessach, Shavuot e Sucot; além de Rosh hashaná, Yom Kippur e Sheminí Atzeret e ainda a contagem do Ômer.

 

As normas contidas nesta porção apontam tanto para o aspecto espiritual como para o aspecto material. A classe sacerdotal tem uma responsabilidade para ajudar na santidade do povo, por isso esta parashá expõe todos os preceitos que eles devem seguir. Nesta porção, temos também leis sobre os vínculos familiares e os objetos para as oferendas e os animais para os sacrifícios.

 

As festas de peregrinação descrevem os principais eventos da história do povo judeu. São conhecidas como Shalosh Regalim (שְׁלֹשֶׁת הַרְגָלִים, "As três peregrinações"). Um dos propósitos das três festas era a congregação do povo judeu e a alegria desta reunião...

 

- Pessach: celebramos a libertação do nosso povo.

 

- Shavuot: celebramos a Revelação Divina no monte Sinai e o recebimento da Torá

 

- Sucot: celebramos a proteção Divina durante os 40 anos de peregrinação de nosso povo no deserto do Sinai.

 

Não devemos profanar objetos dedicados ao Eterno; esta porção mostra a grande importância para que mantenhamos a pureza pessoal e, desta forma, não devemos ter um comportamento contrário a tudo que representa o que é bom. Estamos em um momento propício, pois estamos numa caminhada espiritual através da contagem do Ômer desde o segundo dia de Pessach, em que nós refletimos sobre nossas ações a cada noite, observando como controlamos nossos ímpetos, evoluindo nas Sefirot espirituais, nos preparando para a outorga da Torá em Shavuot que significa “juramentos” - este é um pacto duradouro entre o Eterno e o povo de Israel em que um não abandonará o outro.

 

Shabat Shalom Umevorach

Darkey Shalom (Caminhos de Paz)

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