Tishrei 5782
"No princípio ao criar Deus os céus e a terra, a Terra era sem forma e vazia…
A Parashá BeReshit é um dos capítulos mais emocionantes da Torá, só comparado à travessia do Mar Vermelho e a entrega das Tábuas da Lei no Monte Sinai. Com essa Parashá recomeça a leitura do texto sagrado. A grande obra de Adonai: a Criação do Mundo e do primeiro homem. E o texto inicia
BeReshit bara Elohim et HaShamaim vê et HaArezt.
No princípio D. criou os céus e a terra.
Durante seis dias ocorreu a Criação do Mundo: a terra, o mar, árvores, frutos, peixes, aves, animais, o homem e no sétimo dia o Shabat.
No sexto dia Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... macho e fêmea. Criou-os e abençoou - Adam e Chava.
Estavam no Jardim do Éden, alimentando-se de frutos; Adonai os advertiu que não se aproximassem e não comessem os frutos da árvore do conhecimento, do bem e do mal.
Adam e Chava transgrediram a ordem do Eterno, sendo então expulsos do Éden e como punição para o homem, trabalhar para viver e, para ela, a dor do parto.
Chava concebeu dois filhos Caim e Abel; em um incidente trágico Caim matou o irmão.
Os descendentes de Caim foram os primeiros beduínos - povo nômade.
Um terceiro filho nasce para Adam - Shet. Noe é da oitava geração de Shet.
O homem foi criado com uma semelhança espiritual de D. porque ele não tem forma e corpo, dotado de livre arbítrio, moralidade, razão, conhecimento e discernimento para praticar boas ações.
HaShem percebeu que imperava no mundo que Ele criou a maldade, chegando a se arrepender e querer destruir a grande obra.
Mas, "Noé achou graça aos olhos do Eterno".
Que nesse Novo Ano renasça a esperança, que cada ser humano possa tornar o mundo melhor, mais justo, com práticas positivas de solidariedade e de Paz.
Shabat Shalom.
Gostei muito como foi escrita a Parasha, bem explicada. Sou suspeita porque sou irma de Bass Cheiva. Shabat Shalom para Todos Lea Nucinkis Sotnik.