top of page

Parashat Nassô ("Leve em conta...")

Sidrá 35º da Torá; 2º do Sefer Bamidbar. Do Pessukim 4:21 a 7:89. Haftará em Shoftim 13:2-25


Nesta parashá os descendentes de Levi, as famílias de Gershon, Kehat e Merari, recebem suas tarefas consagradas no serviço divino. Foi feito um censo para saber o número de levitas, a presença de oito mil quinhentos e oitenta homens.


Imagem de Javad Esmaeili por Pixabay



Uma pessoa em estado de impureza ritual deve permanecer fora do acampamento até sua purificação. E fica proibido de entrar no Beit HaMikdash. Em relação às questões judiciais, a pessoa que jurou não ter usurpado a propriedade de alguém, não sendo verdade, indenize o preço do objeto apropriado acrescido de uma quinta parte; além de oferecer uma oferta de expiação pela transgressão. Em caso de morte do credor, e na ausência de herdeiros, o pagamento é feito a um Cohen. Aquele marido que suspeitar de fidelidade conjugal, pode recorrer ao Cohen com sua esposa e oferendas para o Santuário. O Cohen prepara uma espécie de mistura feita de água 'consagrada' misturada com um pó e uma tintura. Se a esposa for fiel, o líquido não a afetará de forma alguma; pelo contrário, resulta na bênção de conceber filhos. Mas em caso de culpa, a infusão funciona como um veneno; e a mulher é socialmente desonrada.


A natureza do "Nazir" - a pessoa que promete abster-se, por um certo tempo, de certos atos mundanos, como forma de dedicação a HaShem. Os atos que ele impõe a si mesmo são: restrição de comer frutos da videira; raspar o cabelo e entrar em contato com cadáveres humanos. Ao fim do tempo decidiu abster-se, faz a barba completamente e traz uma oferenda de expiação ao Santuário, e depois volta à vida comum. Não completando o período, você deve reiniciar a conta, mas não antes de se barbear e trazer a oferenda. Os Cohanim são encarregados de declarar ao Povo as bênçãos do Eterno.


As obras do Mishkan são concluídas e é inaugurado no primeiro dia de Nissan do segundo ano após o Êxodo. Os líderes de cada tribo trazem um presente da tribo para o Mishkan, além de doações pessoais de ouro, prata e oferendas de animais e vegetais.


Em um trecho da parashá…


"Assim você abençoará os filhos de Israel. Diga-lhes:

"O Senhor dará força ao Seu povo;

o Eterno abençoará Seu povo com shalom."

(Tehilim / Salmos 29:11)

"Nenhuma bênção tem valor, a menos que haja shalom"

(Bamidbar Rabah 11:7)

A misericórdia não é limitada pela força, pois a força é um exercício sádico de agressividade. A harmonização das forças é importante para que não se tenha um falso pacifismo nem violência. Construir Shalom é importantíssimo dentro da misericórdia restrita pela fortaleza – Guemilut Chassadim – obras de caridade para que as bênçãos façam sentido, lembrando sempre que a recompensa e a satisfação maior da ação positiva é a própria ação em si. O Eterno dá ao seu povo, força, misericórdia e benção. As pessoas, hoje em dia, tendem a radicalizar em dois grupos. E isso provoca um desequilíbrio na tentativa de se construir Shalom.


De acordo com o Pirkê Avot no capítulo 1 :

“[…] Hilel disse: Esteja entre os discípulos de Aharon, amando e procurando a paz, amando as pessoas e aproximando-as da Torá.” e “Rabban Shimon ben Gamliel disse: O mundo perdura em virtude de três coisas – justiça, verdade e paz, como foi dito: “Decretem a verdade e o veredito de paz em seus portais.” (Zachariá 8:16).”

Devemos aprender todos os dias com a nossas atitudes sobre a paz, principalmente por causa daqueles que nos veem sempre como inimigos…

Darkey Shalom (caminhos de paz)

Shabat Shalom Umevorach



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page