Sefer Devarim-Deuteronômio
MOSHE, o libertador, o condutor, o legislador
O texto da Parashá Vaethanan é muito emocionante e surpreende a todos, pois mostra que, ao grande líder, não foi permitida a entrada na Terra Santa. Ele implorou a Hashem, mas seu pedido foi rejeitado.
Vale lembrar o primeiro encontro de Moshe com o Senhor em Mídiã, diante da sarça ardente. Nesse momento, o Senhor lhe confiou a missão de retornar ao Egito, libertar os judeus da escravidão e conduzi-los a Canaã.
Durante 40 anos no deserto o povo reclamava por água e alimentos. O lider tinha de resolver estas carências. D. lhe agraciava com orientação e apoio, o que lhe dava a força necessária para continuar sua missão de levar os israelitas à Terra Prometida, Canaã.
Homem humilde, aceitou a condição de avistar a Terra Prometida do alto do Monte Nevo e que passaria a liderança para Yehoshua, Josué.
O recebimento das Tábuas da Lei foi um momento de grande importância. Então, Moisés discursou perante o povo para lembrar:
"Guardareis os mandamentos do Eterno, vosso Deus, Seus testemunhos e Seus estatutos que vos ordenou. E farás o que é direito e bom aos olhos do Eterno, para que seja bem para ti, e herdes a boa terra que o Eterno jurou a teus pais, expulsando todos os teus inimigos de diante de ti, como o Eterno falou.”
Destacam-se os ensinamentos:
- Respeitar e seguir a Torá;
- A unicidade de Adonai declarada em Shema Israel: "Escuta, Israel! O Eterno é nosso Deus, o Eterno é um só!";
- Em todo Shabat, ouvimos essa bela oração, dita pela manhã e à noite;
- A mezuzá, na porta da casa de cada israelita, lembra o Criador.
- Ter força e perseverança para enfrentar as dificuldades em Canaã, passando de um povo nômade a construtores de uma nação;
- Lembrar sempre, passando de geração em geração, que os judeus receberam leis de caráter humanitário, moral, higiênico e social, escolhidas pelo Eterno para "serem um povo querido acima de todos os povos que há sobre a face da terra";
- Proibir a idolatria, pois o Senhor não tem forma nem imagem.
E repete os Dez Mandamentos:
"Eu sou o Eterno, teu Deus, que te tirei do Egito, da casa dos escravos.
Não terás outros deuses diante de Mim.
Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão.
Lembra-te do dia do Shabat, para santificá-lo.
Honrarás a teu pai e a tua mãe.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem desejarás a casa do teu próximo, seu campo, seu servo, sua serva, seu boi, seu asno e tudo o que pertença ao teu próximo (condena a inveja).
E guardarás os mandamentos, os estatutos e os juízos que eu te ordeno hoje, para os cumprires.”
Shabat Shalom
Comments