(Aproximou-se)
Sidrá 11ª sidrá da Torá; 11ª do Sefer Bereshit.
Entre 44:18 e 47:27.
Haftará está em Yehezkel (Ezequiel) 37:15: – 37:28.
Image by wirestock</a> on Freepik
Yehuda intercede contra o poderoso vice-rei egípcio (Yossef) para perdoar seu irmão Binyamin, colocando-se à disposição em seu lugar. Também o lembra de como os eventos se desenrolaram até o momento presente, para destacar a completa inocência de todos os irmãos e a severidade de Yosef. Como último recurso, ele lembra o ministro de sua fraqueza e da proximidade da morte de seu pai.
]
Yosef não conseguia mais conter suas emoções reprimidas e se desmascara diante de seus irmãos, interessando-se pelo bem-estar de seu pai. Vendo que seus irmãos estão com vergonha e medo, ele garante que não irá retaliar por seus comportamentos perversos anteriores, pois reconhece que foi H' quem organizou tudo isso para preservar a família de Jacob viva em tempos de crise econômica.
Yosef pede que eles tragam o pai e o resto da família para se estabelecer temporariamente em Mitzraim, dando-lhes a província de Goshen como local.
A princípio, Yaacov ignora a notícia, mas se convence de que seu filho perdido e favorito, Yossef, ainda vive e sente que está revivendo, após mais de vinte anos de dor e luto.
Yaacov e toda a sua família e posses se mudam para Goshen. H'Shem, através de um sonho, anuncia a Yaacov a sua permissão para descer a Mitzraim, e assegura-lhe que estará com eles e que no futuro os fará regressar em segurança à sua terra de herança.
Os descendentes de Yaakov estão listados, o total da casa de Yaakov são setenta almas
Em Goshen, pai e filho se encontram novamente e se abraçam com lágrimas de felicidade e melancolia de Yosef.
Yosef apresenta seu pai e cinco de seus irmãos na frente do Faraó e este recebe a bênção de Yaacov.
Graças à sabedoria de Yossef, o Faraó tornou-se gradualmente o proprietário e senhor de todas as posses e todas as pessoas no Egito; porque as pessoas chegam ao extremo de se venderem como escravas em troca de comida. Os únicos que mantêm seu status privilegiado são os sacerdotes egípcios, a quem o Faraó sustenta financeiramente.
Com o tempo a casa de Israel se expande e cresce.
45:1 - “Yossef não pôde suportar a todos que estavam presentes […] Ele começou a chorar tão alto e os egípcios ouviram-no […] “Eu sou Yossef! Meu pai ainda vive? Seus irmãos ficaram tão aturdidos que não puderam responder […] Eu sou Yossef, irmão de vocês que vocês me venderam ao Egito. Agora, não se entristeçam ou se sintam culpados porque vocês me venderam, pois D’s enviou-me à frente de vocês para ser uma fonte de sustento! […] Agora, não foram vocês que me enviaram aqui, mas D’s.
Parece óbvio o que vamos refletir, porém os nossos pensamentos nos traem em diversos momentos da vida, principalmente, em situações de estresse e, aparentemente, fatos incompreensíveis em um primeiro momento. É difícil lidarmos com a ingratidão, a falta de humanidade, a dor, a maldade, a falta de respeito, a traição etc. Quando cada uma dessas situações acontece, podemos ser tomados pela raiva, pela vingança, pela incapacidade de poder perdoar. Entretanto, o ser humano tem sempre a oportunidade de se arrepender dos sentimentos e das atitudes ruins que ser provocadas por nós ou pelos outros. Certas coisas acontecem conosco e não entendemos o porquê, pois temos surpresas boas e também negativas e é justo nestas que devemos ter o maior equilíbrio para não sermos tomados totalmente pela emoção e a razão não conseguir ter nenhuma participação. Quando somos alimentados somente pela emoção, ficamos aprisionados naquela dor e isso abala nosso corpo e nossa alma. Yossef nos convida a refletir sobre as situações extremas da vida e como devemos lidar com todas elas. Como H’Shem age quando confiamos n’Ele e quando seguimos os Seus preceitos. Em Pirkei Avot, capítulo 5: 21 - Ben Bag Bag disse: Estude-a e estude-a [a Torá], pois tudo nela está; olhe profundamente nela; envelheça e amadureça nela, e não te movas de seu lado, pois não há nada mais edificante para ti que ela. Ben Hei Hei disse: A recompensa é proporcional ao esforço diligente. E o capítulo 3:2 - Akavya ben Mahalalel disse: Reflita sobre três coisas e não chegarás ao pecado: Saiba de onde vieste, para onde vais, e perante quem haverás de prestar juízo e contas no futuro. “De onde vieste” - de uma gota decomposta; “e para onde vais” - para um lugar de pó, larvas e vermes; “e perante quem haverás de prestar juízo e contas” - perante o supremo Rei dos reis, o Santo, bendito seja.
Shabat Shalom
Marcos Wanderley
Referências
Torá de Rashi
serjudio.com
Veshinantam
Comments