Parashá Vayerá
- Dr. Saulo Brandão de Aguiar (Beniamin Ben Avraham)

- 6 de nov. de 2025
- 4 min de leitura
B”H
Parashat Vayerá 5786/2025
(Bereshit - Gênesis - 18:1 - 22:24)
(O que significa Aparecer?)
(O que significa Ver?)
(O que significa Enxergar?)
(Aonde o Eterno e o Sagrado é Visto?)
BeErzat HaShem, El HaOlam!
Estamos esta semana lendo a quarta porção anual do ciclo de Leituras da Torá. O nome da porção atual é Vayerá e o significado do radical desta palavra em português possui vários entendimentos de um mesmo campo semântico que é ver, olhar, observar, aparecer, enxergar…
O uso dessa palavra é intencional para que os leitores da Torá possam se perguntar:
Qual é a diferença entre aparecer, ver e enxergar?
Assim se inicia a parashá:
Bereshit (Genesis)18:1-3
“ …Depois apareceu (Vayerá) o Eterno a Avraham junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia. Levantando Abraão os olhos, olhou (Vayerá) e eis três homens estavam de pé em frente dele. Quando os enxergou (Vayerá), correu da porta da tenda ao seu encontro deles, e prostrou-se em terra…).
A Torá cita no início da parashat, a palavra Vayerá, cerca de três vezes, em três frases diferentes: Apareceu, viu e enxergou. A ênfase e a repetição dessa palavra é para que você, o leitor da Torá, cada vez preste atenção na mensagem que você está visualizando. A Torá deseja que seus leitores possam numa prática simples, aprender a diferença entre aparecer, ver e enxergar. O exercício é que você entenda que a palavra Vayerá(aparecer/ver/enxergar) conecta todas as frases aonde ela está e com isso a interpretação do texto deve misturar e envolver a informação que está contida nas três frases que estão presentes do texto.
O que Avraham passou a aparecer/ver/enxergar? A “aparição” do Eterno! Porém, o Eterno não está presente e é visto em todos os lugares? Como então o Eterno foi visto se Ele já é visto em todos os lugares? Na verdade, a Torá nos ensina a diferença entre ver e enxergar e assim, Avraham passou a enxergar ao Eterno. Aparecer é um ação que não depende de mim, apenas de alguém que está ao meu redor. Ver é um ato passivo, que não demanda atenção e inciativa de quem está olhando. Enxergar é um ato ativo, que demanda paciência, esforço e desejo de entender melhor o que se está enxergando. Antes o Eterno aparecia ou Avraham via o Eterno, porém ele não conseguia enxergar o Eterno em várias situações mais comuns de sua vida. Assim, após a sua Brit Milá, seu pacto e aliança com o Eterno, descrito na parashat anterior, Lech Lechá, Avraham Avinu passou a enxergar o Sagrado em todas as situações de sua Vida, nas situações mais simples e rotineiras da sua Vida e não apenas mais situações mais extraordinárias, no caso, quando foi receber visitantes, algo comum para o nosso patriarca. O entendimento do texto nos mostra que simbolicamente o Eterno apareceu a Avraham Avinu quando três dos representantes/mensageiros do Eterno estavam passando perto de Avraham e quando a Avraham enxergou que estava perdendo a oportunidade de encontrar o Sagrado, saiu correndo mesmo estando doente, num momento de fraqueza após a Brit Milá.
O mesmo acontece com cada um de nós que não enxergamos e passamos despercebidos diante do Sagrado principalmente das atividades rotineiras e comuns da Vida. Normalmente queremos saber se D-us existe ou onde está D-us, exigindo que o Sagrado se releve diante de nós numa atitude passiva, porém enxergar o Sagrado demanda mudança de posição, mudança de postura, uma atitude ativa algo que depende mais do observador, depende de sua iniciativa. O Eterno não tem a necessidade de ser visto e muito menos busca ser reconhecido pelos seres humanos. Entretanto, o Eterno ama a quem O busca enxergar-lo com o coração e de toda Alma através das coisas mais comuns da Vida e Sua face nos encontra e resplandece diante de nós quando isso acontece. Para isso precisamos dedicar tempo, paciência e atenção diante das situações mais comuns e rotineiras da Vida, para encontrarmos o Sagrado nelas e assim “correr” para não perdermos a oportunidade. Muitas vezes, estamos esperando da Vida, e do Eterno situações extraordinárias, milagres espetaculares, porém o Sagrado se encontra e manifesta no comum, no dia a dia, quando muitas vezes não estamos com a visão apurada.
A palavra Vayerá nos ajuda a diferenciar também o vidente do profeta, Avraham Avinu. O vidente é aquele que apenas recebe a revelação, através de aparições do Eterno ou que deseja ver o futuro, através de visões. Avraham Avinu, passou de vidente para profeta, alguém que está no tempo do Eterno, ou seja que não apenas vê aparições ou o futuro, mas que conecta e dá sentido ao que acontece no passado, no presente e no futuro. Alguém que mostra através de situações cotidianas e simples, a profundidade do Sempre, do tempo de Eterno e que revela a todos, através do comum, a beleza do Sagrado.
A parashat Vayerá praticamente finaliza com um outro texto que fala sobre Vayerá:
Bereshit 22:13-14:
“…Nisso levantou Abraão os olhos e enxergou(Vayerá), e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em Olá em representação de seu filho. Avraham chamou o lugar de “O Eterno Proverá/Verá”, como se diz até hoje, na montanha do Eterno, Ele será visto”.
O trecho mostra que o Eterno nos auxilia a enxergar o Sagrado em todos os momentos da nossa Vida, tanto nos eventos mais comuns e rotineiros do nosso dia a dia, quanto nos momentos mais difíceis, mais impressionantes e extraordinários de nossas Vidas!!
Saulo Brandão de Aguiar(Beniamim Ben Avraham)
Amen!
Referências:
Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer) - Parashat Vayerá
Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan (Editora Maayanot) - Parashat Vayerá
Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L em português(Site da Sinagoga Edmond Safra) - Parashat Vayerá
Or HaChayim - Comentários da Torá - Bereshit - Vayerá(Editora Sefer)
Torá Comentada - Rabino Samson Raphael Hirsch Z”TL - Vayerá
Veshinantam Ano 8, N 371 Parashat Vayerá
Rabino Nilton Bonder - Chatzot HaShavua - Vayerá: https://youtu.be/1THfr-6E-EM?si=lJ-GhdJA8zdQG-zO




Comentários