top of page

Povo do Livro: Os Judeus Não Contam - Como as Políticas Identitárias Deixaram Ficar Mal uma Identidade em Particular




David Baddiel é um famoso apresentador, escritor e comediante britânico, também conhecido por suas participações em shows como o televisivo  Skins. Badiel esteve no Brasil em  novembro passado, para participar da Feira Literária do Museu do Judaico de São Paulo,onde divulgou seu livro Os Judeus Não Contam - Como as Políticas Identitárias Deixaram Ficar Mal uma Identidade em Particular.


Baddiel é atualmente um importante ator no combate ao antissemitismo no Reino Unido e defende em seu livro pontos de vista que visam sobretudo a debater o crescente racismo contra judeus vindo do campo dos assim chamados progressistas ( ou de “ esquerda”).


Baddiel argumenta que o antissemitismo presente na “direita’ é o mais conhecido e tradicionalmente combatido e até mesmo esperado, o que tem causado cada vez mais espanto é como pessoas que se denominam igualitárias e antirracistas , exibem com desenvoltura e naturalidade ímpares o antissemitismo, levando-nos a concluir que o antissemitismo é um racismo socialmente aceito, o que tem a ver com estereótipos, como ligação com o poder, dinheiro ou com a pele clara tradicionalmente atribuidas ao grupo. O livro é uma leitura leve e dinâmica, com muitos episódios para ilustrar os argumentos e é uma obra cada vez mais necessária nesta época de racismo e extremismo.


Posts recentes

Ver tudo
Tzom - Jejum de Tevet 

O Jejum do 10 de Tevet (Assará BeTevet) - este ano, dia 30 de dezembro; começa às 4 e termina 18:26 - é uma data que encapsula camadas de luto na história judaica, servindo tanto como uma memória de u

 
 
 
Rosh Chodesh Tevet

(19/12/25 e 20/12/25 ao por do sol)   Por Marcos Wanderley   Tevet na História e no Talmud: entre a Luz e a Sombra   Tevet é marcado por eventos profundos. O mais conhecido é o jejum do 10 de Tevet (A

 
 
 
Chanuká

Chanuká  é uma festa judaica, de forma luminosa, em que a identidade espiritual sobrevive mesmo quando cercada por pressões que tentam apagá-la. A cada chama, uma lembrança: resistir não é só vencer b

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page