top of page

Sabe aquela de ter “uma carta na manga”???

Vocês bem sabem o que é “ter uma carta na manga”! Principalmente nos dias de hoje, com a Covid ainda sem previsão de acabar e, quando achamos que estamos próximos ao fim, nos aparece outra variante!


Hoje, ser precavido é a melhor opção!


E vocês sabem de onde surgiu essa expressão? Dos jogos de poker!


Como em poker era muito comum se trapacear, costumava-se “esconder uma carta em uma das mangas” que poderia ser utilizada na hora do aperto!


Mas, porque estou falando da “carta na manga”?


Muito simples! A nossa estrela da vez não é a carta, mas a Manga!


Imagem de Shutterbug75 por Pixabay



Quero acreditar que a maioria de vocês são tão apaixonados por essa fruta quanto eu e aí está a parte afetiva dessa vez: EU SOU FÃ DE CARTEIRINHA DESSA FRUTA!


Também uma fruta como ela, tropical, com uma cor surpreendente, um cheirinho marcante, suculenta, saborosa e super nutritiva, como não cair de amores pela Manga?


Sua origem vem da Ásia e a mangueira é considerada a árvore nacional de Bangladesh.

Chegou ao Brasil, trazida pelos portugueses, no século XVI e, pelo nosso clima tropical, ela se deu bem e o povo aprovou!


Hoje a Manga é uma das frutas mais produzidas, consumidas e é também exportada para vários países!


Vocês sabem quantos tipos de Manga existem no Brasil e no mundo?


Mais de 1600!!!!


Por incrível que possa parecer já foram catalogados mais de 1600 tipos de Manga no mundo!!


Só no Brasil existem 10 variedades de Mangas, sendo as mais conhecidas a Rosa, Espada, Palmer e Tommy.


Na verdade, lembro que na minha infância só conhecia mesmo a Rosa e a Espada. Lembro ainda que minha avó e minha mãe sempre diziam que não se podia comer Manga com leite, que era um veneno!


Hoje sabemos que essa informação não tem nenhum respaldo científico e, SIM, podemos comê-la com leite sem ter medo de nos envenenar!!


Que ela é saborosa, já sabemos!


Que é difícil resistir aos seus encantos, também sabemos!


Mas quais são os benefícios da nossa estrela da vez?


Podemos começar dizendo que é rica em Vitaminas A e C, Magnésio. Potássio, Polifenóis (Mangiferina), Canferol e Ácido Benzoico.


Se acharem isso pouco, vamos lá contar melhor essa história!


Por ser bastante fibrosa ajuda no funcionamento do sistema digestivo, sendo uma fruta excelente para quem sofre de prisão de ventre. Estas fibras absorvem a água do trato digestivo, formando assim um gel que ajuda a regular o intestino.


A Mangiferina presente na Manga atua como um laxante natural, ajuda a proteger o fígado, melhorando a ação dos sais biliares importantes na digestão de gorduras, assim como protege também o estômago, por possuir ação antioxidante evitando a formação de gastrite e úlcera gástrica.


Estudos mostram que os Polifenóis estimulam a produção de insulina e reduzem os níveis de açúcar no sangue, ajudando a controlar a Glicemia, sendo melhor consumida verde.


Ela madura pode, inclusive, fazer o efeito contrário, aumentando a Glicemia.

Não podemos esquecer que a Manga possui frutose e deve ser consumida com moderação e em pequenas porções, principalmente para quem tem diabetes ou que está em uma dieta de redução alimentar.


Por possuir Vitamina C e pelos seus Compostos Polifenólicos possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, combatendo os famosos radicais livres, temíveis responsáveis pelo envelhecimento precoce das nossas células. Por combater esses radicais livres previne e combate também a aterosclerose, infarto, insuficiência cardíaca, derrame cerebral, diabetes e, até mesmo, câncer (em estudos).


Essa Vitamina C ajuda a aumentar a produção do nosso queridinho, o Colágeno, mais um aliado na hora de driblar e evitar a flacidez da nossa pele.


Alguns estudos chegaram à conclusão de que, por isso mesmo, a nossa estrela pode reduzir a proliferação de células cancerígenas, mas essa teoria ainda não está confirmada.


A Vitamina A existente protege nossa pele dos raios solares e serve como bloqueador dos raios solares nos nossos olhos, evitando o aparecimento de problemas como olhos secos ou cegueira noturna.


Apesar de todos esses benefícios, não podemos esquecer que a Manga é uma fruta que contém bastante Frutose (quanto mais madura e docinha, mas Frutose terá), portanto (e infelizmente) bastante calórica… :(


Uma fruta bastante versátil. Tudo se pode aproveitar, inclusive seu caroço e isso nem eu sabia!


Pesquisando acabei por descobrir que seu caroço, seco e processado em pó, pode ser utilizado para combater a diarreia! Para tanto basta processá-lo e tomar seu pó três vezes ao dia!


Adorooooooooooo comer a casca da manga, depois de bem lavada e higienizada, mas você também pode fazer um chá ou mesmo um doce com essa casca e continuará a ter os mesmos benefícios da polpa.


Receita com nossa fruta da vez são várias, passando por salada de frutas, sucos, geleias, saladas verdes, molhos etc etc etc…


E como tão bem canta na sua música “Tropicana”, nosso poeta nordestino, Alceu Valença: “Da Manga rosa quero o gosto e o sumo!”


Vamos aproveitar esse sumo e vamos a nossa dika de hoje:


Flan de manga


  • 600ml de leite de coco caseiro

  • Suco de 3 mangas maduras (aproximadamente 200ml)

  • 300g de iogurte grego sem sabor (light ou zero de preferência)

  • 2 pacotes de gelatina incolor

  • Guarde alguns pedacinhos de manga para decorar.


Em uma tigela (ou liquidificador) misture o leite de coco, com o sumo das mangas e o iogurte grego.


Prepare a gelatina incolor conforme orientações da embalagem e despeje na mistura líquida.


Molhe levemente uma forma para bolo com furo no meio e despeje a mistura do flan.

Cubra a forma e leve para a geladeira por 8 horas ou até firmar. Passe a faca nas laterais e desenforme.


Aproveite os pedacinhos que ficaram reservados e decore!

Bom apetite minha genteeeeeeeeeeee e até a próxima!!

Pérola Pikelhaizen

Dvash Chocolates


30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page