top of page

Shituf: Encontro do Judaísmo Masorti em Porto Alegre


ree

De 22 a 25 de junho, Porto Alegre foi palco do empolgante encontro das Instituições ligadas ao Movimento Masorti da América Latina, o Shituf. Patrocinado pelo Masorti AmLat, Masorti Olami, Merkaz Olami, Keren Kayemet L´Israel (KKL) e Organização Sionista Mundial, o evento teve como objetivo discutir, treinar e vivenciar as práticas relacionadas ao movimento Masorti.


Com o significado de "Cooperação" em hebraico, o Shituf atraiu líderes, voluntários e rabinos de diversos países, incluindo Brasil, Peru, Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia, Aruba, México, Costa Rica, Paraguai, Chile, Estados Unidos, Canadá e Israel. A organização local ficou a cargo do Centro Israelita Porto Alegrense, que preparou um roteiro sociocultural emocionante para acompanhar o evento.


Representando a Sociedade Israelita da Bahia, tivemos a presença de Mari Palmeira e Mauro Zalcbergas, diretor de patrimônio, além de mim. Participamos de oficinas de treinamento de liderança comunitária, explorando temas como o Estado de Israel, luto, bioética e boas práticas de gestão comunitária. O tema central deste ano no Shituf foi a celebração dos 75 anos do estado de Israel, e tivemos a honra de contar com a presença constante do embaixador Daniel Zohar Zonshine. A energia contagiante dos grupos de jovens ligados ao movimento Masorti, como o NOAM (para jovens até 18 anos) e o MARON (para jovens de 18 a 35 anos), também marcou presença, evidenciando a força desses grupos na formação de jovens religiosos comprometidos com o judaísmo na vertente Masorti e com os valores do sionismo.


O evento foi repleto de momentos especiais, incluindo serviços religiosos emocionantes, visitas a instituições judaicas gaúchas, como o Museu Marc Chagall e o Colégio Brasileiro, e apresentações musicais vibrantes. O grupo litúrgico do Centro Israelita Porto Alegrense nos presenteou com melodias judaicas e israelenses, enquanto a Fundação Kadima, de Porto Alegre, nos encantou com um espetáculo de dança. Não podemos esquecer das incríveis performances do grupo de Dança do Colégio Israelita Brasileiro de Porto Alegre e da talentosa cantora israelense Bat Ella, que emocionou a todos na comemoração dos 75 anos de Israel. Além disso, tivemos reuniões produtivas com as comunidades Masorti do Uruguai, Paraguai, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, seguidas por um encontro animado com o grupo da Bahia e o Rabino Leandro Galanternik, que será nosso apoio rabínico.


O Movimento do Judaísmo Masorti, também conhecido como Judaísmo Conservador ("Conservative" em inglês), surgiu na segunda metade do século 19 e no início do século 20. Liderado pelo rabino Zecharia Frankel (1801-1875) na Alemanha e por Solomon Schechter (1849-1915) e outros visionários, o movimento surgiu com o objetivo de oferecer um judaísmo tradicional capaz de enfrentar os desafios da modernidade. Os valores centrais do Movimento Masorti/Conservador incluem o estudo apaixonado da Torá, a união do povo judeu, a importância vital da Sinagoga (Beit Knesset) na vida judaica, uma prática comprometida com a Halachá e as Mitzvot, ao mesmo tempo em que abraça a dinamicidade da tradição e a modernidade. Valorizando a centralidade de Israel e do hebraico na vida judaica, o movimento promove a igualdade e a equidade de gênero, permitindo que as mulheres desempenhem todos os papéis na comunidade judaica.



Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

ISRAEL INDEPENDENTE, OU DEPENDENTE? Não há nenhuma dúvida de que Isael deve muito aos Estados Unidos e ao presidente Trump e é grato por tudo que faz e continua fazendo. Ainda no seu primeiro mandato,

 
 
 
Notícias de Israel

TRUMP, SUPER STAR - Que semana emocionante foi esta. Depois de anunciado o fim da guerra entre a organização terrorista Hamas e o Estado de Israel, o próprio arquiteto desse acordo, o Presidente dos

 
 
 
Notícias de Israel

FINALMENTE UM ACORDO - Oxalá acordássemos assim todo dia, oxalá isto ocorresse há meses. Fomos despertados na manhã de quinta-feira (9)...

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page