Crédito da Imagem: Wikimedia Commons – C.C.
O Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo (CDM) foi criado em 2016 com a finalidade de abrigar acervo textual, fotográfico, bibliográfico e multimeios da imigração judaica no Brasil.
Em sua visita à São Paulo para participar da 52ª Convenção da CONIB, Presidente da SIB, Mauro Zalcbergas destinou uma manhã para visitar o CDM por saber que trata-se de um dos maiores acervos de cultura judaica da América Latina. Foi muito bem recebido pela Diretora Roberta A. Sunfeld; Gerente de Projetos Linda Derviche Blay e pelas Coordenadoras Débora Barmak e Theodora Falcão e ficou fascinado com a organização e quantidade do acervo que encontrou por lá, mas o que mais lhe chamou a atenção foi ter encontrado uma expressiva quantidade de documentos da SIB – Sociedade Israelita da Bahia, muito bem organizados e encadernados: “fiquei emocionado e envaidecido por ver documentos da nossa comunidade guardados e cuidados com tanto carinho”, disse ele.
Ao abrir um dos livros do acervo da SIB, encontrou coincidentemente documentos e fotos da época em que seu pai Samuilas Zalcbergas z´I fazia parte da diretoria da Escola Jacob Dinenson e pensou imediatamente em aproveitar esta oportunidade para abrir um canal de comunicação permanente para que a memória da SIB permaneça viva, para quem sabe, fazermos aqui na nossa sede em Salvador um pequeno Museu de Cultura Judaica Baiana, aproveitando cópias do material já organizado no CDM e recebendo outras doações de itens das famílias locais.
O Museu da Cultura Judaica contempla também atividades como grupos de estudos de Ídishe, exposições, palestras e visitas agendadas. Fica na Rua Estrela Sezefresa, 76 – Pinheiros, São Paulo, próximo ao metrô Fradique Coutinho, está aberto de segunda a sexta das 9:00 as 17:00. Se estiver em São Paulo, não deixe de visitar.
CLIQUE EM QUALQUER IMAGEM PARA AMPLIAR
Tel: (11) 3088-0879
atendimento@museujudaicosp.org.br
Comments