top of page

3 esboços de Modigliani são encontrados sob uma pintura no museu de Haifa


Amedeo Modigliani, Public domain, via Wikimedia Commons (Detalhe)



Raios-X de Nu com chapéu revelam retratos inacabados do famoso artista italiano. Ele provavelmente reutilizou telas porque não podia comprar novas.


Raios-X da pintura de Amedeo Modigliani, de 1908, Nu com chapéu foi uma surpresa para os curadores do Museu Hecht em Haifa: três esboços inacabados do célebre artista judeu italiano estavam escondidos sob a superfície.


A tela já era por si só uma curiosidade no mundo da arte. Isso porque no verso da tela, de cabeça para baixo, há uma outra pintura anterior de Modigliani, “Retrato de Maud Abrantes”, a mesma modelo do lado “certo” da pintura, Nu com chapéu.


Cerca de 20 anos atrás, a diretora e curadora Ofra Guri-Rimon notou o contorno de outro retrato de uma mulher obscurecido pelo pescoço e peito de Maud.


“Acontece que Modigliani pintou o retrato desta mulher misteriosa e escondida antes de pintar o retrato de Maud Abrantes. Ele decidiu não manter esta pintura e borrou-a com pincéis de cor. Mas isso não foi suficiente; ele também virou a tela e começou a pintar um novo retrato, este de Maud Abrantes, na parte mais limpa e clara da tela”, escreveu Guri-Rimon em 2012.


Recentemente, Nu com chapéu foi radiografado como parte de um estudo forense do trabalho de Modigliani para uma exposição na Filadélfia.


Esperando ver mais detalhes do terceiro retrato quase invisível, os curadores descobriram mais dois esboços inacabados adicionais que eram invisíveis a olho nu.

Agora, por que Modigliani colocou cinco retratos em uma tela?


Provavelmente para economizar. Durante sua curta vida – ele morreu aos 37 anos de tuberculose agravada pelo vício em substâncias – Modigliani não foi um sucesso comercial e os suprimentos de arte eram caros.


E, para espanto de ninguém, esta não foi a primeira vez que isso aconteceu. Em 2018, um raio-X de uma pintura de Modigliani na Tate Gallery de Londres também descobriu outras obras escondidas embaixo.


As radiografias de Nu com chapéu – que o Museu Hecht possui desde 1983 – foram tiradas antes de uma grande exposição de pinturas e esculturas de Modigliani, inaugurada em outubro na Fundação Barnes, na Filadélfia.

7 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page