top of page

Notícias de Israel

DEPOIS DE 4.118 DIAS HADAR GOLDIN VOLTOU - Depois de 4.118 dias (uma eternidade) que são 11 anos, 3 meses en11 dias, o Tenente Hadar Goldin voltou de Gaza para ser enterrado, na sua terra, na terra de Israel. Durante todo este tempo (infinito), seus pais lutaram em Israel e pelo mundo, para que o trouxessem para casa e dar lhe a última homenagem e o repouso eterno, no Cemitério Militar de Kfar Saba.


Como milhares de pessoas, que não o conheceram pessoalmente, minha esposa e eu fomos dar-lhe as honras e estar no seu enterro. Já ao longo do trajeto fúnebre, milhares de pessoas se postaram nas ruas portando bandeiras de Israel e fotos do oficial morto. Deu um arrepio na espinha.


Hadar Goldin foi morto em Rafah na Operação Penhasco Firme, em 1 de agosto de 2014, por um ataque covarde da Hamas depois de decretado cessar fogo. Mataram também seu comandante, Major Bnaya Sarel e o Primeiro Sargento, Liel Gideoni. Os terroristas que surgiram de um túnel, logo após matar Hadar, carregaram no ao túnel.

As forças Armadas notificado, declararam ~Procedimento Hanibal, que significa, lançamento maciço de fogo para evitar que os terroristas levem o seu corpo. Soldados israelenses vasculharam toda a área, inclusive arriscando suas vidas. Entraram no túnel e não os encontraram. Só restou no local uma camiseta ensanguentada, depois reconhecida como a camiseta depois reconhecida como a camiseta do Hadar Goldin.


Sua família só foi notificada 2 dias depois. O rabinato e o IMl, determinaram que Hadar morreu e lhe fizeram um enterro, sem o corpo, só da camisa ensanguentada. Seus pais exigiram das FDI não saírem de Gaza," sem trazer nosso filho de volta para casa".


Durante todo este tempo, sua família e amigos se apresentaram todas as sextas feiras num monumento que mira a Faixa de Gaza. Exigiam seu retorno.


Em toda troca de prisioneiros da Hamas, o nome do Hadar surgia, mas, os terroristas não o devolveram. Com a troca de sequestrados israelenses em 7/10 por terroristas palestinos, Israel com a intervenção americana, junto a Qatar e a Turquia- 2 países apoiadores da Hamas-finalmente na noite de sábado (8), o Chefe do Estado Maior, General Eyal Zamir foi a casa da família Goldin, lhes comunicar que Hamas entregou os restos mortais do filho, do Hadar.


O pai, Prof. Simcha Goldin, historiador da Universidade de Tel Aviv e a mãe, Lea, professora de Engenharia de Software agradeceram ao comandante das Forças Armadas, a Tsahal e as forças de Segurança que se empenharam e acompanharam sua luta em Israel e pelo mundo, até na ONU para trazer Hadar para sua última trajetória, na terra de Israel. Já em agosto de 2018, o pai Simcha declarou que perdeu a confiança em Netanyahu, que mesmo tendo terminado a guerra Penhasco Firme (2018) não trouxe seu filho de volta. A mãe. Lea disse que quando eclodiu a Corona, Israel poderia exigir o retorno do filho e mais um soldado morto e 2 civis (beduíno e etíope, que atravessaram a fronteira pelo mar para Gaza e lá foram presos), em troca das vacinas contra a Corona.


O tenente Hadar Goldin tinha 23 anos quando caiu no combate, tem um irmão gêmeo e uma irmã e irmão mais velhos. Tinha noiva e ia casar 2 meses depois que foi morto. Era uma pessoa que todos que o conheceram elogiaram. Todos gostaram dele e do seu eterno e cativante sorriso. Foi madrich (monitor) muito querido no movimento Bnei Akiva. Terminou o Curso de Oficiais com distinção e foi designado para a unidade de comando da Brigada Givati.


Diante do seu túmulo o General Zamir disse:" vocês são uma família que serve de consciência a todos nos. Hadar , sem hesitar partiu com seus comandados para a luta e acertar os terroristas. Entraram nos túneis, este é o valor do comando Givati- coragem e heroísmo".


O pai Simcha:" nos mais de 11 anos vimos negligência. Quem trouxe Hadar para ser sepultado aqui são as Forças de Defesa de Israel e o Shabak (ex Shin Beth). Lutem contra a negligência e consertem a sociedade israelense". Ele propositadamente omitiu falar do governo ao qual tem muitas críticas. Recusaram mesmo de receber o Netanyahu em sua casa, alegando seu pedido ser hipócrita.


Seu irmão, Hemi:" Cresceu aqui uma geração depois de 7/10. N'o tinham necessidade de uniforme militar para partie à luta. Não precisou de ordens para subir nos aviões. Vejam em volta este povo que está aqui. Vejam bem esta família e que todos saibam que com esta família (Israel) não se meta".


O cantor Igal Amedi, que foi gravemente ferido na guerra de 7;10, acompanhou a família durante anos. Se recuperou e segue com a família. Disse concordar com o pai, Simcha Goldin que disse:" os ministros, políticos, todos disseram que não vale a pena pagar o preço.7/10 não é um desastre, é uma guerra de omissão. Não é uma guerra de ressurreição como Netanyahu quer impor que a chamem. Temos que trazer de volta os últimos 4 sequestrados que ainda não voltaram".


Muita emoção teve este enterro. Lá estavam jovens, velhos, sem distinção de ideal político ou mesmo religioso, desde leigos a ultra ortodoxos, sefaraditas e ashkenazitas. Lá estavam presentes 5 ex comandantes de Tsahal e o atual, mas, não houve a presença de nenhum ministro e muito menos do primeiro ministro, que ainda não assumiu nenhuma responsabilidade e evita constituir uma Comissão de Investigação Nacional, para saber quem são os responsáveis pela omissão e como fazer para que nunca uma surpresa dessas voltes.


TRUMP GOVERNA ISRAEL? - O presidente americano que aqui recebeu todas as honras (merecidas até certa altura) se embebedou com a dependência de Israel nele e nos EUA e se acha no direito de intervir nos assuntos internos do país. Já no Knesset, a pedido dos familiares do Netanyahu, se dirigiu ao presidente Herzog e lhe pediu um indulto ao Netanyahu. O premier que disse poder governar o país e ao mesmo tempo enfrentar a justiça, faz todas as manobras para não chegar a um veredito. Isto quando ainda enfrenta uma acusação das 3 ou 4 que tem. Nesta quarta feira (11) Trump voltou a pedir indulto ao Netanyahu, a pedido de familiares. O absurdo é que seu filho que deixou Israel há alguns anos, foi escolhido pelo Likud mundial para ter um alto posto na Organização Sionista Internacional, com salário de ministro. Ele que deixou o país vai convencer outros a emigrar para Israel? O presidente Herzog respondeu que quem tem que pedir a indulgência é o acusado) Netanyahu (e poderia recebe-lo só se confirmar as acusações.


TRUMP RECEBE O PRESIDENTE SÍRIO NA CASA BRANCA - É a primeira vez que um dirigente sírio é recebido na Casa Branca. Trump quer tirar a Síria do Eixo russo, mas neste país desastroso há tropas turcas e Israel teme o seu avanço do norte para o sul. A Turquia outrora grande aliada de Israel, sob o governo do Erdogan, um radical islamista, se tornou hostil ao Estado Judeu. Ahmed a Sharaa disse que quando atuou na organização terrorista Al Qaeda e depois no Jabahat a Nussra, mas não sabia de nada, "tinha 19 anos". Os EUA colocaram uma recompensa de 10 milhões de dólares a quem o trouxesse vivo ou morto. Agora, Trump o livrou de tudo isto e retirou as sanções.


2 DE NOVEMBRO E 29 DE NOVEMBRO - Duas datas marcantes na vida de Israel e importantes também ao mundo judaico. No dia 2/11/1917 o Ministro do Exterior da Inglaterra, - então país que dominava Israel e boa parte do Oriente Médio-, o Lord James Balfour declarou que seu país apoiará o estabelecimento de um Lar Nacional ao povo judeu na Terra de Israel.


No dia 29/11/1947 na Assembleia Geral da ONU, sob a batuta do diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, aprovou a resolução 181, conhecida como o Plano da Partilha da Palestina em 2 Estados, um judeu e um árabe. (não diz palestino, pois não existiu povo palestino- DSM).


A LÍDER DA OPOSIÇÃO VENEZUELANA QUER RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM ISRAEL - Maria Corina Machado deu entrevista ao jornal Israel Hayom, do seu esconderijo. Entre outras disse:" a queda do Maduro é próxima e quando eu presidirei no seu lugar renovarei as relações diplomáticas com o Estado Judeu e mudarei a embaixada para Jerusalém. Nas eleições de 2024, o candidato da oposição recebeu mais de 70% dos votos. Maduro tenta sufocar a oposição com a ajuda do Irã, Rússia, Cuba e organizações terroristas islâmicas. Apesar da lavagem cerebral do Maduro, muitos cidadãos venezuelanos admiram Israel: sua coragem, as inovações e sua determinação ante todas as ameaças e ataques desde sua fundação".


PRESIDENTE DE TAIWAN ELOGIA ISRAEL - O presidente Lai Ching-te disse (27.10):" Israel é um modelo exemplar para fortalecer a segurança de Taiwan, ante a constante ameaça da China que clama soberania sobre o nosso país".

Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

DOIS ANOS DE GUERRA, TUDO (QUASE) IGUAL - Após dois anos e um mês da mais longa guerra da história de Israel — e, por cima, com quem? Com uma organização terrorista, o Hamas — parece que quase nada m

 
 
 
Notícias de Israel

HAMAS RIDICULARIZA O TRUMP - O presidente americano Donald J. Trump veio ao Oriente Médio como um tufão e declarou que conseguiu trazer a paz- tão almejada paz- após 3.000 anos de lutas (que exagero).

 
 
 
Notícias de Israel

ISRAEL INDEPENDENTE, OU DEPENDENTE? Não há nenhuma dúvida de que Isael deve muito aos Estados Unidos e ao presidente Trump e é grato por tudo que faz e continua fazendo. Ainda no seu primeiro mandato,

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page