top of page

Capitão Uri Bar Lev: O Herói que Impediu um Sequestro no Ar

Aos 93 anos de idade, o Capitão Uri Bar Lev é um ex-piloto da El Al aposentado que atualmente reside no Moshav de sua infância, perto de Netanya, Israel. Ele também entrou para a história da aviação como o único piloto a frustrar com sucesso um sequestro no ar.

Uri Bar Lev na entrevista coletiva após aterrissar o voo 219 da El Al em 1970 (Reprodução Youtube)


Em 1948, o Capitão Bar Lev era um piloto adolescente durante a Guerra de Independência de Israel e mais tarde, na Guerra de 1956. No dia 6 de setembro de 1970, ele era o piloto do voo 219 da El Al, que ia de Tel Aviv para Nova York via Amsterdã, quando dois sequestradores ameaçaram a tripulação e os passageiros.

Demonstrando habilidade e coragem notáveis, o Capitão Uri executou uma manobra que lembra o movimento de combate chamado de "Split Ace", utilizado durante a Primeira Guerra Mundial, impedindo efetivamente o sequestro. Ele iniciou um mergulho, reduzindo a altitude do avião para minimizar o impacto potencial de qualquer explosão ou dano. A descida repentina pegou os sequestradores de surpresa, fazendo com que perdessem o equilíbrio e caíssem ao chão. Foi então que o policial de segurança aérea neutralizou rapidamente um dos sequestradores. Enquanto isso, o segundo sequestrador foi detido após perder a consciência devido à dramática mudança na pressão do ar. As ações heroicas do Capitão Bar Lev não apenas salvaram a vida daqueles a bordo do voo 219 da El Al, mas também evitaram um potencial desastre.


Hoje em dia, o Capitão Uri desfruta de uma vida tranquila em Israel e é bem ativo no Instagram. Em julho ele completa 94 anos!


Posts recentes

Ver tudo
Tzom - Jejum de Tevet 

O Jejum do 10 de Tevet (Assará BeTevet) - este ano, dia 30 de dezembro; começa às 4 e termina 18:26 - é uma data que encapsula camadas de luto na história judaica, servindo tanto como uma memória de u

 
 
 
Rosh Chodesh Tevet

(19/12/25 e 20/12/25 ao por do sol)   Por Marcos Wanderley   Tevet na História e no Talmud: entre a Luz e a Sombra   Tevet é marcado por eventos profundos. O mais conhecido é o jejum do 10 de Tevet (A

 
 
 
Chanuká

Chanuká  é uma festa judaica, de forma luminosa, em que a identidade espiritual sobrevive mesmo quando cercada por pressões que tentam apagá-la. A cada chama, uma lembrança: resistir não é só vencer b

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page