top of page

Carta do Presidente à Comunidade - Atividades, Campanhas e Iamim Noraim

Caros amigos, nos últimos meses tivemos uma série de atividades na SIB, sociais e religiosas, que contribuíram muito para revivermos o prazer do convívio. Convidamos todos a participar sempre. Somos uma grande família e precisamos nos ver com mais frequência. O judaísmo se constrói em comunidade, jamais isoladamente.


Lançamos a ideia de promover eventos às 17:00 horas de algumas sextas-feiras, antes do Cabalat Shabat – que, como sabem, passou a ser em novo horário, das 18:30 às 19:30 horas, para que todos nós, frequentadores e funcionários, possamos sair para outros compromissos ou voltar a nossas casas mais cedo. Tem sido um sucesso e ainda ajuda a termos um número mais expressivo de pessoas na sinagoga.


A Diretoria de Eventos, com a Morá Bass Cheiva à frente e o suporte de Ana Célia Zalcbergas, Verinha Brachmans e Marcos Wanderley, organizou a exposição sobre os judeus da Moldávia, antiga Bessarábia; a exibição do documentário Terras Prometidas, sobre a história do Barão e da Baronesa Hirsch e a colonização judaica no Brasil, no Cine Glauber Rocha; a celebração de Yom Hashoá, Yom Hazicaron e Yom Haasmaut com rodízio de pizza e bolo ao final; palestras do Dr. Egídio Dórea sobre envelhecimento saudável e longevidade; do escultor Israel Kislanski sobre história da arte; e da professora Dábila Brito sobre feminismo no Oriente Médio; e oficinas de arte com Lea Sobral e de chalá com Verinha Brachmans, para as crianças.


E por falar em crianças, retomamos com força as atividades da Escola Shabatinho – Projeto de Educação Judaica Simchá, o que nos deixa o coração repleto de alegria e esperança, com atividades semanais e conteúdo judaico transmitido com muito carinho e de forma lúdica pelas morot Rosinha Cardonski, Thaís Nucinkis, Milene Newman e Fernanda Fingergut. Tragam seus filhos, netos, sobrinhos. Aos sábados pela manhã. É na primeira infância que as amizades e o judaísmo passam a fazer parte de nossas vidas para sempre! Da escolinha elas seguirão um dia para o Dror; e do Dror, para o Ishuv!


O Habonim Dror, onde tantos de nós vivemos experiências tão marcantes em nossa juventude, mantém acesa a chama de seus ideais, organizando peulot, brincadeiras e machanot e preparando para outubro uma grande festa pelos 80 anos do Movimento no Brasil, com a liderança de Luma Abram, que com tanto empenho abraça esse projeto!


Na sinagoga, seguimos celebrando o Yurtsait comunitário mensal, além dos serviços regulares de Cabalat Shabat e Shacharit de Shabat e todos os Chaguim de nosso calendário religioso, sob a coordenação do diretor Marcos Wanderley e a contribuição inestimável de Samuel Steinberg, Saulo Aguiar, Emerson Luis e da Morá Bass Cheiva, na condução e nos comentários de Parashiot.


A Diretoria de Comunicação, composta por Lucas Cohn e Symona Berenstein, tem se encarregado de manter a comunidade bem informada sobre as nossas atividades, através do SIB-NEWS, que produzem semanalmente com muito esmero. Leiam sempre, muito importante para sabermos o que está acontecendo em nossa SIB.


A Diretoria Administrativa e Financeira, conduzida por Pinras Abenhaim e Fernando Coifman e com a estreita colaboração de Valdecy Moura na secretaria, tem promovido ampla reestruturação nos processos e controles da SIB. Novo sistema gerencial, organização de arquivos e levantamento de dados de todas as sepulturas em nosso cemitério. Tem atuado com afinco para conter custos e ampliar a base de associados, amigos da SIB e amigos do cemitério, visando manter o equilíbrio financeiro, no que tem sido bem sucedida.


A Diretoria Jurídica, com Liz Zalcbergas à frente e a contribuição de Sérgio Spector e Bruna Szporer, foi fundamental para desembaraçar a pendência na documentação da sede do Campo da Pólvora, dando continuidade e concluindo os esforços das diretorias anteriores. Estamos a poucos dias de obter a sentença judicial final que determinará ao cartório competente emitir o registro do imóvel, que aguardamos há anos, o que nos permitirá vende-lo assim que concluirmos o processo de levantamento topográfico e regularização de suas características – o que deverá levar de 3 a 6 meses, aproximadamente.


Finalmente, a Diretoria de Patrimônio, composta por Sérgio Ekerman, Lara Portela e por nosso vice-presidente Paulo Kirschbaum, tem atuado incansavelmente em várias frentes: no cemitério, promovendo reparos e melhorias e elaborando o planejamento para a ocupação da nova área, o que será objeto de esclarecimentos em breve; na sede da Rua das Rosas, com manutenção e providências para a obtenção do Habite-se; e, sobretudo, na sede do Campo da Pólvora, que, como amplamente divulgado, tivemos que fazer despesas não previstas para preservá-la e protege-la de invasões, visando a nossa segurança e a de nossos vizinhos. Lançamos uma ampla campanha de arrecadação de doações para custear essas despesas e a comunidade, como sempre, respondeu positivamente. Agradecemos a participação de todos os que puderam contribuir e damos essa campanha por encerrada – para iniciar outra.


Estamos às portas dos Iamim Noraim – o momento mais solene da nossa fé. Para viabilizá-lo, teremos custos importantes, estimados em cerca de 30.000 reais: desde a vinda de Londres do nosso querido chaver Luciano Ariel Gomes, para mais uma vez conduzir os serviços de Rosh Hashaná, Yom Kipur, Sucot, Shemeni Atzeret e Simchá Torá; aluguel de cadeiras; decoração; confecção do Luach; compra do etrog para Sucot e várias outras despesas.


Tomamos algumas decisões importantes que, esperamos, sejam bem recebidas por todos. Entre elas, a de não cobrar pelas honrarias de desfiles com a Torá, aliá à Torá e abertura e fechamento do Aron Hakodesh, na expectativa de que quem as receba faça uma doação generosa espontaneamente, na medida de sua possibilidade; e faremos uma única rodada de aliot à Torá, em linha com todas as sinagogas consultadas.


Tínhamos historicamente o hábito de fazer várias rodadas, para homenagear a todos os presentes. Mas percebemos que esse hábito era penoso para todos – para o chazan, que repetia a leitura do mesmo trecho diversas vezes; e para a assembleia, que suportava – não em silêncio, como bem sabemos – o prolongamento desnecessário e demasiado do serviço, o que não reflete a kavaná e o elevado espírito que o momento exige. Assim, podemos garantir sem receios que esse ano a oração do Yzcor se iniciará por volta do meio dia. Convidaremos para as aliot e desfiles com a Torá homens e mulheres que têm se destacado na participação e apoio à SIB – com sua presença, seu trabalho, sua contribuição de várias formas. Todos os presentes poderão ser honrados com a abertura e fechamento do Aron Hakodesh ou a leitura de trechos. E poderão ter a oportunidade de serem chamados à Torá ao longo de todo o ano, a cada sábado, em especial no Yurstait comunitário mensal que homenageia os nossos entes queridos.


Informaremos à parte a tabela de valores para mensagens no Luach e citação de nomes de nossos entres queridos no Yzcor. Pedimos e incentivamos bastante a todos que participem e que o façam imediatamente, contatando Val. O Luach precisará estar pronto e impresso no máximo no dia 15 de setembro.


Com os melhores votos de Shaná Tová,

 

Mauro Brachmans

Em nome de toda a diretoria

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page