Um artista judeu no interior baiano
- Symona Gropper
- 13 de nov.
- 1 min de leitura
A temática judaica é o foco dos quadros de José Neto Fainstein Fernandes, um produtor rural que mora em Itapetinga, no interior da Bahia. Entre seus trabalhos, destaca-se uma aquarela de cores suaves em que está imortalizada a bela fachada da antiga sinagoga da SIB no Campo da Pólvora.
Atualmente com 37 anos, José Fainstein é sobrinho de Victoria Fainstein. Na adolescência em Salvador, ele frequentou o Dror entre 2004 e 2005 e, em 2012, esteve em Israel. Sua bisavó paterna, Aurinda Fernandes, que foi aluna do mestre Alfonso Lafita, foi quem lhe ensinou a técnica do óleo sobre tela. Quando ela morreu, em 2004, José herdou seus materiais de pintura.
O artista tem bastante experiência com a pintora a óleo, mas como essa técnica demanda mais tempo para finalizar uma obra, ultimamente ele tem preferido trabalhar com aquarela e lápis. Em aquarela, aliás, ele é autodidata e se tornou um excelente aquarelista.
A viagem a Israel, há mais de dez anos, está bem presente na sua memória e há algum tempo ele fez um quadro retratando um casario em Jerusalém. Mais recentemente, pintou a sarça ardente que aparece a Moisés. Mas retratou-a como tendo 12 galhos, representando as 12 tribos de Israel.












Comentários