top of page

Chamets & Pessach


Durante Pessach, a festa da liberdade do povo Judeu, existe vários costumes que são respeitados e uma delas é a proibição de consumir e obter em suas casas e comércios, Chamets.


Mas o que é o Chamets?


São os alimentos feitos a partir dos cinco grãos (trigo, centeio, cevada, aveia e espelta), na Torah na seguinte passagem encontramos aludidos em Êxodo 12:15:


-“ Remover todo o Chamets do lar e comercio."


- "Naquela noite (14 de Nissan), comerão a carne assada no fogo, e pães ázimos; com ervas amargas o comerão.”


-“ Por Sete dias comereis pães Ázimo, no primeiro mês, aos quatorze dias do mês, à tarde, comereis pães Ázimos , até os vinte e um dias do mês a tarde."


- "Guardareis a festa dos pães Ázimos, porque nesse mesmo dia fiz sair os vossos exércitos da terra do Egito; portanto observareis este dia de geração em geração por estatuto perpetuo."


De acordo com a tradição judaica, os israelitas, ao deixarem o Egito apressadamente, não tiveram tempo de fermentar o pão.


Em vez disso, levaram consigo apenas pão ázimo, ou matzá, que é feito sem fermentação.


Portanto, durante os sete dias de Pessach, os judeus evitam alimentos fermentados como ( bolachas, pães, massas, cervejas desses cereais), como exemplo, para que a tradição seja passada de geração e geração recordando a seguinte passagem da Torah , Deuteronômio 16:4:


- "Regozijar-te-ás na tua festa, tu, e teu filho, e a tua filha, e o teu escravo, e a tua escrava, e o levita, e o peregrino, e o órfão, e a viúva, que estão das tuas portas para dentro”.


A festa de Pessach é a festa da liberdade de todos os povos oprimidos, e que nessa noite são livres, para assim congregar junto a Israel e termos a paz tão almejada para todos.


Pessach Sameach.

Rabanit Jacque Passy

Posts recentes

Ver tudo
Lag Ba’Omer

Lag Ba’Omer é o 33º dia do Ômer (18 de Iyar do calendário judaico) – este ano de 2024 será ao pôr do sol do dia 1 5 de maio,  de quinta...

 
 
 

Comments


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page