Parashat Chag Sucot
(Levítico 22:26 – 23:44 Números 29:12-16)
“Por sete dias ... todo aquele de Israel se sentará em SUCOT” (Lv 23:42).
Isso ensina que é apropriado que todo o Israel um dia, se sentará em numa única sucá” (Talmud: Sucá 27b)
“.... um dia todo o povo de Israel irá sentar numa única Sucá... um dia todo o povo de Israel será “feliz”...”
Como ter uma vida “feliz”?
Penso que seja melhor que a Torá responda essa pergunta...
Deuteronômio 16:13-17:
13
“...A festa das cabanas, você vai celebrar por sete dias, quando você tiver colhido da tua plantação e os teus frutos(resultados)...”
(Sempre tenha um motivo para fazer festas, para se sentir alegre e grato, comemore sua vida e os resultados dos projetos de sua vida. Sempre há algo para comemorar, mesmo que ainda não esteja claro...)
14
“E, na festa das cabanas que você for fazer, irá ficar alegre, você, seu filho, sua filha, seu dependente, sua dependente, o diferente, o estrangeiro, os pobres (o órfão, e a viúva) e todos aqueles que estão dentro das suas portas e das suas casas”.
(Faça festas, dê “presentes”, crie e proporcione alegria e momentos de felicidade para todo mundo, para você, seus parentes, os que estão próximos de você, aqueles que dependem de você, os desconhecidos, os pobres e todo aquele que você conhecer. Alegria gera alegria. Momentos felizes geram momentos felizes)
15
“Por sete dias você vai celebrar a festa de HaShem, teu Deus, no lugar que o Eterno for escolher; porque o Eterno teu Deus vai te abençoar(prosperar) em toda a tua colheita(resultados), e em todo o trabalho das tuas mãos e por isso certamente você vai se alegrar muito”.
(Não se preocupe com o resultado dos seus esforços. D-us fará fazer você prosperar. Viva o presente, basta apenas amar, o trabalho de suas mãos, agradecer e fazer muita festa quando os resultados chegarem...assim como fala o Tehilim/Salmo 128)
16
“Três vezes no ano todo, todo o povo de Israel irá se apresentar perante o Eterno, teu Deus, no lugar que for escolher, na festa das Matzot, e na festa das semanas, e na festa das cabanas”
(Não se esqueça de, com regularidade, agradecer e ser grato ao Eterno, por quem você é, pelas pessoas que estão ao seu redor, pelos momentos que você passou, pelos momentos que você está passando, pelos lugares que você já passou e está passando e por aquilo que você já realizou e por tudo que aconteceu na sua existência. Tudo é para o bem. Ser grato irá fazer você ser contente com a vida e trará alegria e momentos felizes para você)
17
“Não apareça de “mãos vazias” perante o Eterno. Cada um, traga presentes conforme a habilidade da sua mão, conforme a bênção(prosperidade) do Eterno teu Deus, que lhe tiver dado”.
(Não seja grato da boca para fora. Demonstre gratidão de verdade, “dando presentes” para o Eterno, no caso, fazendo as Mitzvot que, na verdade são benefícios para você mesmo e dando “presentes” para todo mundo que estão ao seu redor. Não precisa ser apenas objetos. Ações valem. O “presente” irá fazer você se lembrar do momento presente... E acredite, quanto mais você doar, mais prosperidade você vai ter... essa é a matemática Divina)
“Durante sete dias, você vai fazer festa e vai se alegrar em homenagem ao Eterno/a Existência, no local aonde tiver sido indicado; Você vai ser bem-sucedido em todo o trabalho das tuas mãos, e todo o objetivo será de lhe proporcionar plena felicidade aqui na terra!!
...Você vai espalhar alegria e certamente será “feliz”!!...”
É difícil ter uma vida “feliz”? A princípio pode parecer que sim...
Mas a Torá mostra que ter uma vida alegre e com momentos felizes mais fácil do que sentar numa Sucá frágil e passageira, envolvido na presença divina, apreciando um bom vinho (ou boa cerveja), comendo uma boa comida junto com as pessoas que você ama, todos juntos, agitando as quatro espécies, vivendo o presente, sem ver o tempo ou os dias passarem e curtindo os feixes dos raios de sol, as estrelas no céu, à lua cheia e o frescor do vento de outono...
“Peço desculpas a todos vocês de antemão por quaisquer erros que tenham cometido. Fiquem à vontade para fazerem recomendações e correções ao texto”
Saulo Brandão de Aguiar (Beniamin Ben Avraham)
Amém!
Referências:
Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)
Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan (Editora Maayanot)
Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L
em português (Site da Sinagoga Edmond Safra)
Talmud Babli - Massechet Sucá(Tratado de Sucá)
Imagem de rawpixel.com por Freepik
Comments