top of page

Curiosidades sobre as Macabíadas – os jogos olímpicos judaicos.

A 21ª Macabíadas, começa nesta terça-feira 12 de julho e segue até o dia 26 em diferentes locais de Israel.




Será um evento enorme: cerca de 10.000 atletas jovens e adultos de 65 países diferentes que competirão em 3.000 eventos de 42 esportes em Israel.


Aa Macabíadas são o terceiro maior evento esportivo do mundo em número de competidores, ficando atrás somente das Olimpíadas e da Copa do Mundo da FIFA. Os jogos deste ano serão realizados em 18 cidades israelenses.


Normalmente, as Macabíadas acontecem a cada quatro anos. Mas os jogos de 2021 foram adiados – como tantas outras coisas – devido à pandemia de coronavírus.

A ideia para as Macabíadas foi concebida por Joseph Yekutieli, de 15 anos, em 1912, em resposta à falta de competições internacionais disponíveis para atletas judeus. Levou anos para desenvolver e obter apoio para seu plano. Quando os primeiros jogos aconteceram em 1932, Yekutieli participou da competição de ciclismo.


Embora seja muitas vezes referida como as Olimpíadas Judaicas e seja organizada pela Maccabi World Union, uma organização esportiva judaica internacional com 400 clubes em 80 países, as Macabíadas está aberta não apenas a atletas judeus, mas também a atletas israelenses de qualquer religião.


O nome Macabíadas homenageia os antigos Macabeus, uma família de guerreiros judeus que se rebelaram contra os conquistadores sírio-gregos e rededicaram o profanado Segundo Templo em Jerusalém em 164 EaC - levando à instituição do feriado de Chanuká. A cidade de Modi'in, a “casa” dos Macabeus, é o local de partida da tocha que acende as chamas na cerimônia de abertura dos Macabeus.


As tochas das Macabíadas serão transportadas por cinco atletas israelenses: o medalhista olímpico de Tóquio Avishag Semberg, a nadadora Anastasia Gorbenko, os nadadores paralímpicos Mark Malyar e Iyad Shalabi e o jogador de beisebol Ian Kinsler.





A tocha cerimonial principal – criada este ano em uma impressora 3D – será acesa pelos medalhistas olímpicos israelenses Linoy Ashram e Artem Dolgopyat.


Cinco novos esportes farão parte do Macabíadas 2022: surfe, escalada, basquete 3×3, motocross e squash. Uma nova categoria foi adicionada para o futebol: a “Masters” para atletas com mais de 55 anos. Novos esportes para mulheres incluem hóquei no gelo, futebol e futsal. Além disso, após 33 anos, a competição de levantamento de peso retornará ás Macabíadas.


Pela primeira vez, todos os jogos do Macabíadas serão transmitidos ao vivo para o todo o mundo através da empresa israelense de tecnologia esportiva Pixellot, que completou uma rodada de financiamento de US$ 161 milhões em junho.


As estrelas pop israelenses Eden Ben Zaken e Hanan Ben Ari vão entreter a multidão na cerimônia de abertura no Teddy Stadium de Jerusalém, juntamente com a chamada “dupla dinâmica” Static e Ben El, que interpretam a música oficial do Macabíadas, “Carnival”, que você confere no videoclipe abaixo.




Um museu interativo dedicado a 100 anos de esportes judaicos e israelenses foi inaugurado este mês em Kfar Maccabi, na cidade de Netanya. Entre os itens expostos: a touca de natação de Mark Spitz, a vara de salto com vara de Alex Averbukh e uma bola de basquete autografada por Tal Brody. O museu será aberto ao público em outubro.

O presidente dos EUA, Biden, supostamente planeja fazer uma aparição no Macabíadas durante sua visita a Israel nesta semana.


A Rússia e a Bielorrússia foram proibidas de competir devido à guerra com a Ucrânia. Atletas israelenses que emigraram desses ou de outros países têm a opção de competir sob uma bandeira neutra da União Mundial Maccabi. Uma equipe de 40 pessoas é esperada da Ucrânia.


Os atletas das Macabíadas terão a oportunidade de doar suas roupas esportivas para refugiados ucranianos, imigrantes e necessitados em Israel.


A exposição “Israel celebra o esporte – então e agora” no Aeroporto Internacional Ben-Gurion apresenta fotografias que retratam momentos inspiradores do esporte, bem como os “valores das Macabíadas” – justiça, respeito mútuo, vitória do corpo e do espírito e busca de excelência.


As Macabíadas 2022 sediarão Jogos Paralímpicos em diversos esportes, bem como competições para atletas com necessidades especiais.


Durante as Macabíadas, em 19 de julho, 15 startups israelenses relacionadas ao esporte exibirão seus produtos e tecnologias ao público no Velódromo Nacional em Tel Aviv. As empresas representam desenvolvimentos inovadores em áreas como medicina esportiva, melhoria de desempenho, transmissão e mídia, estatísticas, fãs e merchandising.





15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page