top of page

De Sonho e de Desgraça, o Carnaval Carioca de 1919, de David Butter.




Nestes tempos de pandemia, nada melhor que aprendermos não apenas com o momento que nos cerca, mas observarmos como a sociedade reagiu a outro evento de magnitude similar: A Pandemia de Gripe Espanhola em 1918 e suas consequências.


Em seu “ De Sonho e de Desgraça: o Carnaval Carioca de 2019”, edição pela Mórula, o jornalista David Butter, descreve de um modo bem agudo, a situação pungente que se desenrolou com a chegada da Gripe Espanhola, epidemia que dizimou entre 50 e 100 milhões de pessoas, traumatizando milhões e entrando para o imaginário de todos até a atual pandemia. Neste que foi o primeiro carnaval após a mortal pandemia, a sociedade que vinha desde a I Grande Guerra, perplexa pelos acontecimentos cada vez mais traumáticos, buscava uma redenção ao estilo carioca carnavalesco.


Butter é jornalista e mestre em Religião na Sociedade Contemporânea pelo Kings College de Londres, tendo trabalhado em empresas como a TV Globo e outras mídias digitais, constrói sem relato numa narrativa fluida e elegante, associada ao rigor de extensa pesquisa, que nos leva a uma viagem por uma sociedade que enfrentou muitos dos desafios que enfrentamos desde a chegada do Covid-19: Medo, isolamento, mortes descontroladas, desinformação e promessas de cura. Mas mostra também como a sociedade carioca, no período imediatamente se organiza em torno de uma de suas maiores e mais caras tradições, o carnaval. O relato nos apresenta personagens que soam quase míticos e corriqueiros ao mesmo tempo, como os músicos e compositores, os organizadores dos blocos de carnaval, dos bailes, a crônica da época, a reação das autoridades e da mídia impressa da época, são uma excelente oportunidade de revermos nosso próprio tempo, olhando para o passado.


“De Sonho e de Desgraça: o Carnaval Carioca de 2019”, como David Butter escreveu na dedicatória do meu exemplar e o seu “diagnóstico sobre um carnaval notório, que só cresceu em fama ao longo dos tempos. É mais um livro de histórias, que um Livro de História”. Eu complemento: histórias deliciosas.

DADOS TÉCNICOS: Brochura Revisão: Marília Alves Gonçalves

Design: Patrícia Oliveira Páginas: 328 Dimensões: 140 x 210 x 15mm

ISBN: 978-65-86464-84-9 Ed. Mórula, 2022.

Disponível em :



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page