top of page

Iamim Noraim 5783 na SIB


Imagem: Shofar


Nossos Serviços Religiosos de Rosh HaShaná, 25 a 27/09/22 e Yom Kipur, 04 e 05/10/22, ocorreram na SIB conduzidos pelo Chazan convidado, Sr. Martin Azeiberg, foram momentos memoráveis de muita fé, alegria e emoção. Para satisfação de todos a nossa Sinagoga esteve cheia em todas as rezas.


Num ano muito produtivo e de muito trabalho sempre com ações dirigidas a praticar uma política de inclusão, retomamos as atividades com as crianças de 3 a 7 anos na SIMCHÁ, estimulamos os jovens do Habonim Dror, incentivamos as atividades da Na ’Amat, realizamos muitos e agradáveis “Encontros com o Rabino Ari”, tivemos semanalmente a participação de Comentaristas das Parashiot e de Colunistas do SIBNEWS, iniciamos atividades recreativas aos sábados à tarde com o MISCHAKIM - Shabat Games, mantivemos os já tradicionais encontros mensais dos Seminovos e celebramos todos os Chaguim (festas) sempre com casa cheia e a participação efetiva do nosso Ishuv.


Celebramos também Cabalat Shabat e Shacharit semanalmente, com rezas na sinagoga e transmissão online para que todos pudessem desfrutar o espírito do Shabat. Não podemos deixar de agradecer aqui o nosso time de Chazanim que trabalhou incansavelmente durante todo o ano.


Esse ano, conforme orientação do Movimento Massorti (Conservador), as mulheres enfim estão participando de forma igualitária, mais ativamente das nossas rezas, sendo chamadas à Torá.

Neste sentido, no Yom Kipur tivemos oito mulheres conduzindo a Torá com todo o Kavod durante o Kol Nidrei; para orgulho e honra da Sociedade Israelita da Bahia com as Chaverot Freida Adler, Brasilena Gottschall, Vera Brachmans, Anita Bengard, Rosinha Fingergut, Juceni David, Lea Ester Sandes Sobral, Maria Antonia Palmeira e Ana Barouchel, sempre presentes e ativas, participando e ajudando a nossa comunidade a crescer e se manter forte.

Queremos destacar também que a nossa querida Elza Schvartz, z”l havia sido convidada para conduzir a Torá em Yom Kipur o que a deixou muito feliz e emocionada, mas infelizmente isto não pode acontecer, ela com certeza deixa saudades a todos e um exemplo de vida pela sua alegria, simplicidade e amor.

Por fim gostaríamos de agradecer ao Chazan Martin Azeiberg (Lalo) pela linda condução de nossas rezas além da honra e prazer de termos conhecido toda sua linda família.


Destacamos as inúmeras mensagens de agradecimento, recebidas este ano, nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais e muitos Chaverim e Chaverot parabenizando a presidência e as diretorias da SIB em todos os eventos que realizamos. Esse feedback foi um maravilhoso estímulo e incentivo, pois tivemos a certeza de que estamos no caminho certo do nosso objetivo maior que é manter nossa comunidade ativa e vivenciando as tradições a fé e os valores judaicos.


Na sequência, destacamos aqui alguns destes comentários que recebemos:


“Gostaria de compartilhar c vcs da minha emoção no iom kipur. Fui chamada na Bimá P ler a Torá. Sempre frequentei a sinagoga desde pequena na minha cidade natal em Rio Grande, e achava normal a divisão de homens rezarem e mulheres fazerem a comida. Pois fui muito tocada na minha ancestralidade espiritual. E me motivou muito mais a estudar os livros sagrados, pois minha energia não se esvaiu somente na logística das comidas e da casa.”. Lea Ester Sandes Sobral


“Quero também parabenizar toda a diretoria da SIB pelas lindas festas que nos proporcionaram culminando com o Iom Kipur hoje que foi muito lindo como há muito tempo não tínhamos”. Freida Adler


“Amigos, agradeço pelas carinhosas palavras de apoio aqui e na sinagoga. Me sinto pessoalmente honrado e feliz. Creio que, não obstante a elevada espiritualidade da data em si e a emoção pela plena participação das mulheres no serviço, o nosso Yom Kipur transcorreu com naturalidade e leveza, como deve ser. Muito bom vermos a casa cheia e a comunidade irmanada cantando o Avinu Malkeinu e ouvindo o toque do Shofar; pedindo ao Eterno perdão por nossos erros e pela inscrição no Livro da Boa Vida nesse ano de 5783 que se inicia”. Mauro Brachmans


“Ao segurar a Torá, no Yom Kipur, senti uma mistura de alegria, emoção, fé e uma proximidade muito forte com D'us.

Achava que jamais viveria um momento desse e quando aconteceu foi de uma maneira bem natural, como se já fizesse parte do nosso ritual.

E diante de todas as pessoas presentes, estávamos eu e mais cinco mulheres orgulhosas e felizes por participarem de um momento tão forte, simbólico e especial”. Vera Brachmans


“Quando eu segurei a Torá, eu fiquei extremamente emocionada. Lembrei das histórias que eu ouvia, quando criança, dos meus antepassados. Lembrei da minha visita a Portugal, e das histórias dos meus poucos parentes que ali viviam. Lembrei da minha caminhada de retorno, realizada na SIB, esta Sociedade que me acolheu... e que eu tanto amo. Enfim, fui uma forte conexão verdadeira com D'us!” Brasilena Gottschall


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page