top of page

Jejum dos Primogênitos e Bircat Hachametz

Este ano, Pessach ocorre logo depois do Shabat. É necessário ter alguns cuidados nos procedimentos de preparação para Pessach.

 

Quinta-feira

10 de abril – 12 de Nissan

 

Jejum dos Primogênitos

Todos os primogênitos do sexo masculino devem jejuar. Para isentar-se do jejum, a pessoa faz uma refeição marcando o cumprimento de uma mitsvá, geralmente é feita na sinagoga.

 

Busca do Chametz à noite

 

Faça a busca pelo chametz após o anoitecer (a casa já deverá estar ,  Na quinta-feira, dia 10. Recite a bênção antes da busca, e a anulação do chamets (Kol Chamira) depois da busca. Deve-se para Hamotsi de Shabat Hagadol. Na sexta, Mas no Sábado só pode até 8:45 da manhã, horário de Salvador… Depois disso não pode comer mais o Chametz. É necessário ter cuidado para não ficar nenhum resíduo de Chametz pois, o ambiente fora preparado para não ter mais Chametz. Todo esse cuidado é em virtude de Pessach começar logo depois do Shabat.

 

Sexta-feira

11 de abril – 13 de Nissan

Queima do Chametz até dez da manhã em Salvador, 11 de abril - 13 de Nissan

 

Acendimento das velas de Shabat

Lembre-se de deixar uma chama acesa antes do acendimento das velas de Shabat (pode ser uma vela votiva ou outra fonte, para que você possa transferir o fogo no segundo dia).

 

Shabat - Início, sexta-feira - 17:12

Havdalá - Término, sábado - 18:01

 

Lembrando que ao término do Shabat começa Pessach e será Kodesh le Kodesh - de um dia Sagrado para outro dia Sagrado.

Posts recentes

Ver tudo
Tzom - Jejum de Tevet 

O Jejum do 10 de Tevet (Assará BeTevet) - este ano, dia 30 de dezembro; começa às 4 e termina 18:26 - é uma data que encapsula camadas de luto na história judaica, servindo tanto como uma memória de u

 
 
 
Rosh Chodesh Tevet

(19/12/25 e 20/12/25 ao por do sol)   Por Marcos Wanderley   Tevet na História e no Talmud: entre a Luz e a Sombra   Tevet é marcado por eventos profundos. O mais conhecido é o jejum do 10 de Tevet (A

 
 
 
Chanuká

Chanuká  é uma festa judaica, de forma luminosa, em que a identidade espiritual sobrevive mesmo quando cercada por pressões que tentam apagá-la. A cada chama, uma lembrança: resistir não é só vencer b

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page