Mensagem do Presidente - Convenção anual da CONIB
- Mauro Brachmans

- 13 de nov.
- 2 min de leitura
Caros amigos, participei da Convenção anual da CONIB em São Paulo, no último fim de semana, representando a Sociedade Israelita da Bahia. Um evento magnífico, cuidadosamente preparado e repleto de conteúdo da maior relevância. Faço aqui um resumo para vocês.
No sábado foram oferecidos diversos debates e palestras com foco especial na segurança e no combate ao antissemitismo. No primeiro dia, fechado para as lideranças das federadas, recebemos um relato abrangente da atuação da diretoria de segurança comunitária, que nos atualizou sobre o significativo investimento que tem sido feito em prevenção e proteção, a nível nacional. As federadas estão interligadas entre si e ao menor sinal de ameaça temos uma linha direta para nos orientar e apoiar. Na outra ponta, a diretoria jurídica tem atuado na judicialização de diversos casos de antissemitismo, com bastante sucesso em sua repressão. Também recebemos para um debate com o presidente da CONIB, Cláudio Lottenberg, a secretária especial da presidência da República Clara Ant.
Judia e com livre trânsito nas mais altas esferas do governo, Clara apresentou a sua visão sobre questões delicadas da atual relação do governo com Israel e com a comunidade judaica brasileira. Foi educadamente confrontada com recentes declarações equivocadas do presidente e com a surpreendente e lamentável saída do Brasil da IHRA – a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, entre outros temas. Apesar do claro afastamento, a CONIB buscou construir uma ponte que permita a reaproximação e a retomada do diálogo com o governo federal, muito importante para nós.
À noite, jantar de gala na Hebraica, com a presença de diversas e importantes autoridades, como os governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo; Cláudio Castro, do Rio de janeiro; Ronaldo Caiado, de Goiás; e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; além de Ibaneis Rocha, do Distrito Federal; e Romeu Zema, de Minas Gerais, esses dois últimos através de mensagens enviadas por vídeo. Também se fizeram presentes o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o ex-governador de São Paulo João Dória, ministros, deputados e inúmeras personalidades. Os discursos foram unânimes na condenação de qualquer forma de antissemitismo e no dever do estado de oferecer a proteção necessária a que qualquer cidadão professe a sua fé abertamente.
O segundo dia foi aberto ao público. Recebemos no teatro da Hebraica os deputados Tábata Amaral e Kim Kataguiri, o filósofo Luiz Felipe Pondé e diversos palestrantes do mais alto nível.
A essência do que vivemos nesses dois dias tão intensos é a certeza de que devemos nos manter unidos em toda a nossa imensa diversidade, cultivando o pertencimento e o orgulho de quem somos e da nossa rica história milenar de tão relevantes contribuições ao melhoramento do mundo. Só assim seremos fortes. Am Israel Chai!













Comentários