top of page

Notícias de Israel

Atualizado: 22 de jan.

PRESENÇA DO HEZBOLLAH NA AMERICA LATINA - Estudos recentemente publicados mostram que a organização terrorista xiita Hezbollah aproveitou durante dezenas de anos a presença de comunidades libanesas xiitas na América Latina para instalar bases logísticas e operacionais e também para usá-las para lavagem de dinheiro, principalmente de drogas.


O regime socialista na Venezuela com Chaves a partir de 1999 e depois com seu sucessor, Maduro, a partir de 2013, se aliou ao regime radical do Irã e ao Hezbollah, por terem ideologia antiamericanos e anti-israelenses. Na Venezuela, há uma grande comunidade libanesa de cerca de 300.000 pessoas, muitas deles xiitas. A principal atividade na Venezuela foi financeira. O Hezbollah criou dezenas de empresas fantasmas para lavagem de dinheiro e comércio e tráfico de drogas.


Na madrugada do dia 2 para 3 de janeiro, de 2026, forças americanas prenderam o presidente venezuelano Maduro e a sua esposa. A acusação é de ter relações com cartéis de drogas e introdução das mesmas aos Estados Unidos, junto a armas.


Evidentemente que o Hezbollah criticou "o ataque terrorista e o vandalismo americano contra a Venezuela, infringindo violentamente e sem precedentes a soberania do país", segundo a organização terrorista. As estimativas agora são de que milhares de ativistas da Hezbollah, junto com seus familiares, fujam da Venezuela e voltem ao Líbano.


O Hezbollah atuou na Argentina, e em 1992 fez um atentado na Embaixada de Israel causando a morte de 29 pessoas e cerca de 200 feridos. Dois anos depois, o Irã e seu cumplice Hezbollah atentaram contra a AMIA, causando a morte de 85 pessoas e cerca de 300 feridos. Segundo apurações, os terroristas teriam partido da área da Tríplice Fronteira, onde há uma grande comunidade muçulmana, que provavelmente deu proteção aos terroristas que atentaram contra objetivos judaicos na Argentina. O governo argentino qualificou o Hezbollah como uma organização terrorista e confiscou seus bens no país.


OS ULTRA-ORTODXOS CONTINUAM ALHEIOS À SOCIEDADE ISRAELENSE - Um assunto que aflige muito a sociedade israelense é do alistamento de jovens ultra-ortodoxos (haredim) nas Forças de Defesa de Israel, como todos os demais jovens que chegam à idade de 18 anos. Durante anos ninguém quis mexer nessa batata quente, por motivos políticos, pois os governos necessitavam do apoio dos deputados haredim. Quando Ben Gurion isentou 400 jovens muito sábios, permitindo-lhes continuar a estudar a Torá, não pensou que eles se multiplicariam tanto e hoje se fala em 85.000 isenções.


No governo do Ehud Barak, ele falou em exército pequeno e inteligente, inclusive reduzindo o serviço militar para apenas 2 anos e meio. É de conhecimento público que o exército israelense tem equipamentos de primeira, mas alguém deve operar esse equipamento. Já há muito se fala em falta de soldados e esse fato ficou mais grave na última guerra com a morte de cerca de 2.000 soldados e mais de 25.000 feridos. O primeiro ministro Benjamin Netanyahu, que depende do apoio dos haredim, sabe das necessidades de TSAHAL, mas não se manifesta, para preservar seu governo.


Esta semana, o Chefe do Estado Maior, Tenente-General Eyal Zamir, escreveu para o Ministro da Segurança e para o Premier que há falta tremenda de pessoal no exército e que devemos recrutar novos soldados, ou estender o serviço militar para 3 anos.


Segundo Zamir, "se não o fizermos, haverá prejuízos na formação das forças e na qualidade de sua formação".


É imperativo e urgente ter mais soldados imediatamente. Atualmente há falta de cerca de 11.000 soldados, dos quais 7.000 combatentes e o resto em áreas que ajudam os combatentes. Soldados que ingressaram nas FDI em julho de 2024 servirão 2 anos e meio e já em janeiro de 2027 saem do serviço militar. Os reservistas já fazem centenas de dias de serviço militar, deixando suas casas, famílias e empregos a um grande custo para o exército.


O Tenente General Zamir implorou para que o governo faça de tudo para aumentar o número de soldados. Só que o tempo não ajuda. Neste ano, deverá ocorrer a eleição para o Knesset e como o Netanyahu e o Likud dependem muito dos ultra-ortodoxos para ficar neste e/ou no próximo governo, eles não fazem nada para mudar a situação. Muito pelo contrário. Só nesta semana o governo criou um vice Ministro das Comunicações, para o ultra-ortodoxo, Israel Eichler - que nem televisão tem - pelo custo de 2.5 milhões de Shekels, só para ele ceder seu lugar no Knesset a favor de um companheiro de chapa que votará pelo orçamento, que ele mesmo ia votar contra, a mando do seu rabino.


É imperativo que os ultra-ortodoxos sejam recrutados as FDI, como os demais jovens e depois do serviço militar voltem para as yeshivot, ou vão trabalhar, coisa que não fazem atualmente. Francamente, nem todos os haredim são gênios para que só estudem toda a vida. Se farão o que gostam e também trabalharem, trarão mais um benefício à sociedade toda. Há muitos milhares de religiosos que trabalham e depois vão e estudam a Torá, e os haredim podem fazer o mesmo.


NOVO CHEFE DA SHABAK, NÃO APERTA MÃO DE MULHERES. - David Zini, recentemente nomeado Chefe do Shabak (ex Shin Bet) é religioso e foi general nas FDI. Foi escolhido por Netanyahu, mesmo que não teve nenhum contato com essa agência do Serviço de Inteligência (comparado ao FBI). Nesta posição, já anteriormente, serviram alguns chefes religiosos e não tiveram nenhum problema com mulheres em geral e mulheres que servem no Shabak em particular. Mas Zini já declarou, para que todas saibam, que ele não apertará mão de mulheres. Fato inédito e incompreensível.


FALA DE TRUMP NA CASA BRANCA: - " Deus está orgulhoso do trabalho que faço, particularmente nos esforços para proteger minorias religiosas, inclusive cristãos e judeus."


TRUMP EM DAVOS: - " Que Netanyahu não receba o credito pelo sistema de defesa antimíssil Domo de Ferro. Esse sistema é americano, tem nossa tecnologia e Israel usou muito bem". Novamente, Trump errou. O sistema Domo de Ferro teve financiamentos americanos, mas quem o idealizou e executou foram engenheiros e técnicos israelenses e ele é vendido por Israel a vários países amigos que necessitam desse sistema de proteção.


NADA DEFINIDO PARA AS ELEIÇÕES GERAIS. - Toda semana os meios de comunicação trazem projeções sobre quem venceria nas próximas eleições. Essas estimativas se baseiam nos partidos que atualmente compõem o Knesset e mais o partido do ex premier Naftali Bennett. Só não se leva em conta possíveis mudanças, como por exemplo uma possível aliança entre algumas agremiações que são ideologicamente próximas. Exemplo sugerido esta semana seria a junção entre Bennett, Eizenkot e Lapid. O que ainda não se sabe é quantos mandatos eles teriam juntos, ou se é melhor correr em separado e depois fazer a junção.


BENNETT DESAFIA NETANYAHU A DEBATE. - O ex premier Bennett, que ainda não se pronunciou ao povo de Israel e recebe a segunda maior votação nas pesquisas de opinião pública, convidou o atual premier Netanyahu para um debate televisivo, "limpo, sem ataques pessoais e sem humilhações". Netanyahu não respondeu, talvez espere a esposa voltar de Miami, onde está há mais de um mês com o filho que vive lá.


DAVID S. MORAN, DE ISRAEL

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

APÓS 843 DIAS O REFÉM RAN GVILI EM ISRAEL - Segunda feira (26) foi de alegria mesclada com tristeza. Depois de exaustivos 843 dias, finalmente foi encontrado o corpo do último sequestrado israelense,

 
 
 
Parashá Beshalach

(Ex 13:17 - 17:16 e Haftará Juízes 4:4 - 5:31)   Shabat Shirá  é o nome dado ao Shabat em que se lê a Parashá Beshalach, destacando a “Canção do Mar” (Shirat HaYam) – o cântico de louvor que os israel

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page