top of page

Parashah Re´eh

Devarim\Deuteronômio 11:26–16:17


O nome dessa Parashá, a maior do livro Devarim, deriva de “Veja’ (ראה), na qual Moshê faz uma revisão de grande parte das Mitzvot, de acordo com o Sefer HaChinuch, existem 17 mandamentos positivos e 38 negativos na Parashá, incluindo os mandamentos relativos a conquista de Canaã, sobre a idolatria, leis de Kashrut, a lei de Ma’aser Sheni (segundo dízimo), consumido pelos seus ofertantes em Yerushalayim. A parashá prossegue com a descrição do mandamento de Shemitá e sobre as leis relativas à libertação dos escravos e remissão de dívidas a cada sete anos entre o povo de Yisrael. A parashá conclui com uma descrição das festas de Pessach, Shavuot e Sucot.

Imagem criada por I.A. para este texto.


Mas o trecho sobre o qual queremos refletir é: “Veja, neste dia eu coloco diante de você bênção e maldição…”

Segue-se uma lista de “bênçãos “e “maldições”. Uma leitura simples e literal parece implicar a noção de recompensa e punição. Mas se lembrarmos que as coletas das bênçãos ou maldições depende de nossas condutas pessoal e coletiva, compreenderemos que os caminhos são postos à nossa frente, mas a escolha cabe a nós. Assim por exemplo o Passuk (15:11) nesta afirma que sempre haverá pobres entre o povo de Israel, não implica uma condenação eterna de que a pobreza não poderá acabar nunca, mas um chamamento à nossa responsabilidade em exterminá-la ou reduzir as desigualdades. Quando não obedecemos às leis e instruções referentes aos cuidados com a terra, as árvores, a água, colhemos distúrbio climáticos, doenças etc. Mais adiante no mesmo livro, o Eterno nos dá mais uma pista do caminho ao qual devemos seguir., em Devarim capítulo 30, o Eterno nos diz, “Escolherei a Vida”.


Posts recentes

Ver tudo
Parashá Beshalach

(Ex 13:17 - 17:16 e Haftará Juízes 4:4 - 5:31)   Shabat Shirá  é o nome dado ao Shabat em que se lê a Parashá Beshalach, destacando a “Canção do Mar” (Shirat HaYam) – o cântico de louvor que os israel

 
 
 
Parashá Bo

(Êxodo 10:1-13:16)   A Parashá Bo (Êxodo 10:1-13:16) é a 15ª porção semanal da Torá. O nome Bo significa “Vá”, “Vai” ou “Entre”, referindo-se ao primeiro verso desta seção, em que D’us diz a Moisés: “

 
 
 
Parashá Shemot 

(Shemot - Êxodo - 1:1 - 6:1) (O que significa nomear?) (O que significa ter identidade?) (O que significa ter essência?) (O Nome releva o nosso passado, nosso presente e nosso futuro?) (Qual é o Nome

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page