Sefer Vaicrá Levítico Mês Nissan 5782
"E guardareis os Meus estatutos e os Meus juízos cumprindo os quais o homem viverá por eles - Eu sou o Eterno."
Acharei - Depois
Depois do triste episódio da morte dos filhos de Aharon, Adonai orientou Moshe sobre a entrada no Mishkan, o Tabernáculo que abrigava as Tábuas da Lei.
O texto descreve com detalhes o serviço no Mishkan do Dia Sagrado - Yom. Kipur - celebrado no sétimo mês, no décimo dia, "Shabat de descanso total para vós". Estabelece também que as roupas do Cohen, neste dia, seriam especiais.
Na data, o Sacerdote fazia confissão dos seus erros e de todo o Povo de Israel. Fazer jejum e não trabalhar seriam as leis determinadas e que, de acordo com HaShem, seriam válidas para sempre.
Iniciamos o comentário do capítulo com uma citação textual da Torá, bastante clara a respeito de viver cumprindo o que Adonai ordenou. A Torá é a favor da vida digna, respeitando a si mesmo e ao próximo.
Destaco aqui dois tipos de Mitzvot: a primeira do homem com o seu próximo, a exemplo de deixar parte da própria colheita para os pobres. A segunda Mitzvá do homem para com o Senhor, exemplo em Pessach comer Matzá.
Há uma conexão entre as leis para agir de forma ética, como as citadas, com referência especial às questões sexuais, ao matrimônio e às relações. humanas.
HaShem adverte o Povo sobre a necessidade de distanciar-se da vida anterior, no Egito, abandonando os costumes e hábitos adquiridos ao longo do tempo em que lá viveram.
Ao receberem a Torá surge um novo código de ética e uma nova proposta para que cada um se aprimore e mereça a entrada na Terra Santa.
Shabat Shalom
Comments