top of page

Parashat Bamidbar

(Bamidbar\ Números 1:1 - 4:20)

Giomodica, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons


Iniciamos com esta parashá o livro de Bamidbar, hebraico para "No Deserto", que narra as aventuras, o livro narra a jornada dos israelitas pelo deserto, a jornada de Moshé do Monte Sinai ao Monte Abarim, trata-se de um trecho rico em drama narrativo e em leis. Há um Midrash que ensina que aqueles que não se abrem para todos como um deserto não podem adquirir sabedoria e Torá.


Em nenhum outro livro milagres fazem tão parte do cotidiano como em Sefer Bamidbar, nesta a jornada pelo deserto é precedida por coluna de Fogo e uma coluna de Fumaça, o alimento vem do Céu (Maná), entre tantos outros, enquanto uma enorme massa de pessoas vagueia pelo deserto por 40 anos. Nesta jornada que será detalhada em Bamidbar, o povo deverá amadurecer de sua mentalidade de escravizados para a de pessoas livres, forjando a identidade de nação. A tomada de consciência do número de adultos (limitados pela condição histórica da época patriarcal) é o início da organização civil que se desenrolará durante a jornada no deserto. Não deve passar despercebido que O Deserto, aqui é singularizado pela expressão Bamidbar, por se tratar de um Deserto particular, o Deserto do Sinai, pois para nossos Sábios, A Torah (cuja Entrega comemoramos nesta época) foi entregue no deserto, para que nenhuma nação reclamasse prioridade sobre seus méritos e ao mesmo tempo, nenhuma nação pudesse alegar que estava isenta de serem atingidas, posto a Torah ter caráter Universal. O Deserto aqui relatado representa a Terra Comum, O Terreno de Ninguém e de Todos. Nesta Jornada pelo deserto nosso povo ganhará sua maturidade após 40 longos anos, cujo primeiro passo foi ter consciência de seu tamanho e continuará a caminhar permeado de dramas e milagres em direção à Terra Prometida.

Rogério Palmeira


39 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Guest
May 19, 2023

Bom dia. Em face de minha total falta de conhecimento lhe peço orientação e esclarecimento sobre o “BAMIDBAR”, o deserto de cada um …e em especial o momento da entega da ” TORAH”. Desde já lhe agradeço.

Like
bottom of page