top of page

Parashat Beha’alotechá

Quando Acenderes


ree

A Parashá desta semana versa sobre diversos temas. Começa com o Eterno orientando Moisés sobre a forma de acender a Menorá, de maneira que as lâmpadas iluminem a lâmpada central. Nossos sábios observam que a palavra usada não foi “acender”, mas “elevar”. Não é o Eterno quem precisa de luz, mas nós. Para lembrarmos da necessidade de nos elevarmos espiritualmente todos os dias.


Em seguida, consagra os levitas como responsáveis pelo serviço no Mishkan.

Após alguns homens lamentarem não poder cumprir as Mitzvot relativas ao Pessach por estarem impuros em função de terem sepultado uma pessoa, o Eterno institui o Pessach Sheni, a ser celebrado 1 mês depois.


O Eterno pousava sobre o Mishkan em forma de nuvem e enquanto assim permanecesse, o povo ali se mantinha acampado. E quando se movia, levantava-se acampamento.


O povo, que se alimentava do Maná, reclamou da falta de carne. E o Eterno enviou codornas para saciar sua fome. Diz-se que alguns comeram tanto que se empanturraram e morreram.


Moisés se queixa de carregar sozinho o fardo de liderar o povo e o Eterno o instrui a nomear 70 anciãos para compor o Sanhedrin e o ajudar nessa tarefa.

Ao final, Miriam fala mal de Moisés a Aarão e é punida com uma doença de pele que, comumente, associamos à lepra. Moisés ora por sua cura, ela é mantida afastada por 7 dias e recupera a saúde.


Muito se fala sobre o Lashon HaRá (má língua) e suas consequências. Cometemos esse pecado continuamente, pedimos perdão no Yom Kipur e voltamos a cometê-lo. Por que o fazemos? Porque nos falta empatia pelo outro? Porque somos condescendentes para com nossos próprios erros e limitações e não para com os das outras pessoas? Porque, realçando imperfeições alheias, minimizamos as nossas? Caminhamos juntos pela estrada da vida em busca da evolução pessoal e coletiva. Devemos nos manter humildes e nutrir nossos corações de bondade para que o peso de nossas faltas seja atenuado e o Universo nos envolva de leveza.


Shabat Shalom!


Posts recentes

Ver tudo
Parashá Hashavua Nôach (Descanso)

2ª Porção Semanal - Bereshit (Gênesis de 6:9 - 11:32; Haftará em Isaías 54:1-55:5)    A parashá Bereshit terminou com a seguinte frase: “E Nôach achou graça aos olhos do Todo Poderoso”. São muitas as

 
 
 
Parashá Chayê Sará

Gênesis 23: 1-2 1 – E foram as vidas de Sará 100 anos, e 20 anos, e 7 anos; foram os anos das vidas de Sará. 2 – E morreu Sará em Kiriát Arbá, que é Chevrôn, na terra de Canaã... Assim começa a Parash

 
 
 
Parashá Lech Lechá 

A Jornada que Começa no Silêncio da Alma Bereshit 12:1 – 17:27 -  Haftarah: Isaiah 40:27 - 41:16 A Parashat Lech Lechá marca um ponto de inflexão na narrativa bíblica e na história espiritual da human

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page