Kedoshim- Sereis Santos!
( Vaykrá \Levítico 19:1–20:27)
Essa parashá lida no shabat entre Yom HaShoá e Yom Hazikaron\Yom Haatzmaut, fala das leis de santidade e comportamento ético, repete os dez mandamentos e descreve penalidades para transgressões sexuais.
HaShem orienta Moshé a dizer aos israelitas que fossem Santos, pois O Eterno é Santo. Deus então explicou como pessoas comuns podem atingir este Status, seguindo os estudiosos chamam de “Código de Santidade”.
Este Código de Santidade, não é composto por ações impossíveis ou pela renúncia a uma vida comum, nem a renúncia à vida comunitária. Além das orientações constantes nos 10 mandamentos como reverenciar suas mães e pais, guardar o shabat, não praticar idolatria, contém instruções para que se reserve parte das plantações para pobres e estrangeiros. Ainda há proibições contra roubo, fraude, ordenação para pagamento de salários justos, proteção aos deficientes, promoção de julgamentos justos, orientações para evitar ódio entre os companheiros e respeito aos estrangeiros ou estranhos, proteção às árvores, além do clássico mandamento de amar o próximo como a si mesmo.
Teria sido possível existir Shoah ou qualquer outro genocídio se a humanidade seguisse um código moral como este?
Em algum lugar no meio do caminho, não levamos a sério o convite para sermos santos, não como pessoas perfeitas, mas como seres humanos melhores, cientes das nossas limitações buscar conviver em paz e harmonia na sociedade e com a natureza.
Que entre datas tão marcantes quanto seminais para nossa história recente, possamos revisar à luz do nosso tempo, a significância que essas orientações têm para combater novos genocídios contra qualquer povo e para que o povo judeu possa manter sua Terra Livre e em Paz.
Comments