top of page

Parashat Nitsavim - Vaielech

O que é são notas?

O que é uma melodia?

O que é ritmo?

O que é o cancioneiro popular de Israel?

O que é um cântico?

O que é uma canção?

Imagem de Gordon Johnson por Pixabay.


Essa semana estamos nos aproximando da nova releitura da Torá, estamos lendo duas parashiot (Mechubarot), a quinquagésima primeira parashá da Torá, oitava parashá do livro de Devarim (Deuteronômio), chamada Nitsavim (Estamos em pé) e a quinquagésima segunda parashá da Torá, nona parashá do livro de Devarim (Deuteronômio) palavra Vayelech. A palavra Nitsavim seria o plural uma outra palavra em hebraico chamada Nitsav que poderia ser traduzida como ficar de pé. A palavra Vayelech significa “e foi”, “e seguiu adiante”. As parashiot se encontram no livro do Devarim (Deuteronômio):


Nitavim: 29:9–30:20

Vayelech: 31:1-30


A Torá é a principal canção do povo de Israel e acabou se tornando uma canção para vários povos do Mundo…

O texto da parashá Nitsavim começa assim, com uma declaração emitida por pessoas iguais entre si e que estão de pé diante do Eterno para fazerem um compromisso que é uma canção popular, uma canção coletiva do povo de Israel …


Deuteronômio (Devarim): 29:9-14

“Todos vocês estão de pé no dia de hoje diante do Eterno, a essência e a instância acima de vocês: os seus líderes, os seus coletivos/grupos, os seus sábios/anciões e os seus ícones/referências, a saber, todas as pessoas de Israel, os seus homens, os seus pequeninos/crianças, as suas mulheres, o estrangeiro/diferente que está no meio de vocês, tanto aqueles mais “complexos” quanto os mais “simples”; para que vocês assumam o contrato, “ a canção” do Eterno, do D-us de vocês; para que vocês jurem à Existência/Eterno, que está acima de vocês, o acordo que se faz hoje com vocês; para que hoje vocês possam ser um povo, e que o Eterno seja o Único acima de vocês, como vos disse e como prometeu com juramento aos seus antepassados, a Abraão, a Isaque e a Jacó. Esse pacto, juramento, essa “canção” não é somente feita com vocês, que estão diante do que é Eterno, nosso D-us, mas também com todo aquele que queira fazer o compromisso e que não está aqui conosco no dia de hoje….”

O trecho que destaco da parashá Vaielech fala o seguinte:


Deuteronômio (Devarim) 31:19

“Então agora escreva para vocês este Cântico, essa Canção e ensine aos Filhos de Israel. Coloque essa canção em suas bocas, em seus corações para que este cântico seja minha testemunha, minha presença diante eles”.


Por que a Torá é uma canção? Por que a Torá é a nossa canção? Um cântico é sempre atemporal, faz parte do inconsciente coletivo. Uma canção desperta as sensações, emoções mais profundas do povo, das pessoas. Nosso povo é conhecido pelas canções, pelas músicas, pelas danças, pela alegria e principalmente pela grande canção da Torá. A canção conecta gerações, entretanto por mais que uma canção seja cantada, nunca será cantada da mesma forma. Cada geração canta uma canção, a sua maneira e essa forma pode evocar novos sentimentos e diferentes emoções ou resgatar memórias, lembranças, nostalgias, reminiscências. Essa canção é um conjunto, um mosaico, um caleidoscópio de notas, melodias, ritmos, cantilação, arte, expressão, declaração, teatro, poesia, prosa, música, sinestesia… Nosso povo “expressou” e “entoou” a Torá de diversas formas para o mundo através dos diversos artistas e músicos judeus, que contribuíram para a cancioneiro da humanidade e são luz para muitas pessoas

A interpretação da canção nunca é a mesma. A canção também está na “boca” do povo. Por isso, a Torá é a canção do povo de Israel. A Torá como canção coloriza o passado, ressignifica o presente e imagina o futuro. Uma verdadeira profecia. Tudo depende de nosso esforço de colocar, de repetir, memorizar, inculcar no coração, essa bela melodia. Resgate o passado, cante o presente e entoe o futuro, reviva a história com a Torá!

Mas essa arte, a arte da recitação, da cantilação, não pode ser esquecida por você! Comece, por exemplo com o Shemá.


Shemá Israel, Ad-nai Eloheinu, Ad-nai Echad.

“Veahavta et Ad-nai Elohecha…”


Aprenda a cantilação, a canção dessa Keriat (declaração). Aproveite que existe um mandamento de repetição duas vezes ao dia e entoe essa canção, parte da canção da Torá com intenção, de coração com Kavaná.

Depois absorva a Keriat da Bençãos dos Sacerdotes, Birkat Kohanim. Inculque a canção do Mar, Keriat Yam Suf. Memorize a canção de Moises, Keriat Ha’Azinu. Aprenda a Keriat da parashá da semana passada, Ki Tavô, a Keriat de Hagadá de Pessach. Coloque no seu coração, as porções cantiladas, das parashiot Nitsavim e Vayelech. E assim, ao longo de sua vida vá memorizando a grande Canção da Vida, da canção do povo de Israel, a Torá!

Ao cantar a Torá, você irá se sentir alegre, feliz, contente consigo mesmo, irá ter bons e felizes sentimentos, sensações, emoções, irá ter nostalgia, excelentes memórias, reminiscências, nostalgias, imaginações, esperanças… a canção faz bem a Alma e ao Espírito!

Por que cantar faz bem a Alma! Como diz o ditado, quem canta, seus males espantam!


A Torá? Faz bem ao espírito e a nossa alma!!


Se você tiver sugestões ao texto, fique à vontade! Ficarei feliz ao receber suas ideias e percepções!!

sauloaguiar1@hotmail.com/

sauloaguiar3@gmail.com

Saulo Brandão de Aguiar (Beniamim Ben Avraham)


Amém!



Referências:


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page