O que é a Violência?
O que é a Guerra?
O que é o Consolo?
O que é o Conforto?
O que é o Descanso?
O que é o Repouso?
O que é a Paz?
Image by kjpargeter on Freepik
Em Leilui Nishmat (em elevação da memória) das vítimas da extrema violência que aconteceu no Shabat do dia de Shemini Atzeret/Simchat Torá de 5784, no dia 07/10/2023.
Essa semana estamos lendo a segunda parashá da Torá, segunda parashá do livro de Bereshit (Gênesis), a parashá Noach. A palavra Noach significa descanso”, “repouso”, “consolo”, “conforto”, “de longa vida”, “paz”. A parashá Noach encontra no livro do Bereshit (Gênesis): 6:9–11:32
“Vatishachet haaretz lifne haelohim vatimale haaretz HAMAS”
Bereshit 6:11-12
“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência (HAMAS).
“E viu D-us a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a vida havia corrompido o seu caminho sobre a terra.”
O texto da parashá Noach mostra um mundo marcado por extrema violência depois do agravamento e decadência das relações entre os seres humanos, iniciada com a morte dos dois primeiros irmãos da história humana, Cain e Hevel (Abel).
As ações dos seres humanos, filhos diante do Eterno e irmãos entre si, quase levaram a destruição da humanidade e o Sagrado iria permitir tal destruição acontecesse:
Gênesis 6:13
“O fim de toda a vida é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que destruirei a terra”
Se você ao ler esse texto apenas entender que D-us iria destruir o mundo por que Ele/Ela queria, você esquece que tudo no Mundo acontece apenas por permissão divina, inclusive as ações dos seres humanos. O Eterno/ A Existência apenas diz com esse texto que Ele/Ela iria autorizar e permitir a destruição do mundo que já estava sendo feita pelos próprios seres humanos. A destruição da humanidade era a vontade dos seres humanos e D-us apenas iria permitir isso.
Os seres humanos com suas ações violentas num efeito borboleta causaram o dilúvio (Mabul) autorizado pelo Eterno, pela Existência. Mas será que a humanidade não teria nenhum tipo de esperança? O Eterno sempre esperou e confiou que alguém pudesse trazer descanso, conforto, consolo, paz à Terra, pudesse salvar a humanidade da sua própria destruição e essa pessoa que nasceu era o Noach.
A esperança da humanidade estava em Noach, o ser humano que iria guardar, salvar, proteger o que havia de bom no ser humano e o Eterno acreditava nisso, mesmo que a humanidade não acreditasse nela mesma. O Eterno confiava que haveria alguém em que ainda tinha esperança no ser humano. Assim D-us orientou, intuiu, a Noach a construir uma Tevá (Arca) para proteger a bondade do mundo da violência extrema que havia. Depois dos eventos da destruição causada pelo Mabul, Noach conseguiu salvar a humanidade, o espírito humano da destruição total com a Tevá porque o Eterno e Noach ainda acreditavam na humanidade.
O símbolo do fim da destruição e violência é estabelecimento de uma nova era de paz, conforto, consolo promovida pelo Noach, foi a pomba que voou trazendo de volta o ramo de Oliveira no bico. Esse se transformou o símbolo da paz no mundo todo.
Havia uma crise causada pela extrema violência na época de Noach. Atualmente, também estamos sofrendo uma crise sem precedentes em Israel por causa de extrema violência. Por “coincidência” ambas as crises foram acusadas por causa de barbárie, por violência, por causa de HAMAS. A destruição advinda da escolha dos seres humanos, que são irmãos diante do Eterno, leva a morte de muitos inocentes e a destruição da vida na Terra.
Porém, o Eterno sempre acredita em nós, seres humanos, assim como acreditou em Noach, na esperança de guardar e proteger a segurança, o consolo, o conforto, o repouso, a bondade e a paz que existe na humanidade. O Eterno acredita no menino e na menina que nasceu ou irá nascer e trará uma era de paz ao Mundo. Até hoje, a nossa tradição, acredita na paz advinda pelo Mashiach, anunciado pelo Eliahu HaNavi (profeta Elias), principalmente quando fazemos o Brit Milá na Cadeira de Eliahu HaNavi (Kissê Shel Eliahu) e faz o Zevet Habat com o Copo de Miriam HaNaviá. Esse Mashiach, esse novo ou nova “Noach”, podem ser um, ou uns ou vários ou uma era de pessoas que irão mudar e trazer a paz de forma definitiva a humanidade. O Eterno acredita nisso.
Assim, o Eterno não mais irá destruir a humanidade através das ações dos seres humanos porque os seres humanos se tornarão finalmente irmãos e irmãs, filhos de um mesmo Pai/Mãe.
Gênesis 9:11-17
“E Eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a Vida pelas águas do Mabul, e que não haverá mais Mabul, para destruir a terra.
E disse D-us: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a Vida; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.
E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre D-us e toda a alma vivente de toda a Vida, que está sobre a terra.
E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a Vida, que está sobre a terra.”
E haverá um sinal na nova era de paz que assim como o Arco Íris que irá lembrar aos seres humanos que todos nós somos irmãos e irmãs, filhos de Noach (Bnei Noach), filhos de um mesmo Pai/Mãe, que é Eterno, que é a Própria Existência.
Se você tiver sugestões ao texto, fique à vontade! Ficarei feliz ao receber suas ideias e percepções!!
Saulo Brandão de Aguiar (Beniamim Ben Avraham)
Amém!
Referências:
Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)
Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan ZT”L (Editora Maayanot)
Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L em português(Site da Sinagoga Edmond Safra)
Veshinantam - Parashat Noach - Ano 6 - Número 264
Rabino Nilton Bonder - Chatzot HaShavua - Noach: https://youtu.be/X5L9dnOZp14?si=X_vENGO8NgingD6I
Opmerkingen